Bíblia de Estudos e-Sword

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Talvez seja apropriado pensar sobre PÁSCOA...

Vivemos dias em que os acontecimentos tem deixado claro para toda a humanidade que não apenas se pode morrer a pessoa, mas agora já tem se pensado na possibilidade da morte da humanidade...

São várias as razões para esta conclusão, desde a sombra nuclear, até os desacertos ecológicos, onde as intermitentes, constantes e crescentes crises no planeta têm causado espanto e movimentos mundiais para pensar sobre o assunto e isto já não é surpresa para ninguém...

Há um clima de busca de algum tipo de redenção do universo, do planeta, do ser humano como raça e até mesmo do ser humano como pessoa, mas as vertentes que dispomos também tem se mostrado muito frágeis...

Neste universo e existência que a cada dia paradoxalmente, irônica e contrastante diante de tamanhos avanços tecnológicos, ao mesmo tempo apenas vê com mais clareza sua própria impotência diante destas reais equações que dimensionam a miserabilidade e o trágico humano e cósmico.

Um ato, um momento, uma descoberta, algo imenso ou algo pequeno, um ato de perto ou de longe, onde está a eficácia para a condição que está diante de nós?

O que é a existência, o que é a vida do ser humano, o que afinal explica, mas também qualifica o ser?

Páscoa é a intervenção que o ser humano tanto aguarda, espera ansiosamente por. Páscoa é estarmos sendo alcançados por aquele ELEMENTO que de fato faz a diferença na existência, porque faz o ser, ser diferente...

Páscoa é o ato que traz ao ser humano o ATO suficiente para dar ao ser o que ele tanto almeja ao olhar para o espaço cósmico tanto quanto para as micro-partículas e procurar, o que tanto busca ao se tornar afiliado a algum sistema de crenças ou mesmo a anulação das crenças pela sua decepção ou mesmo por ver ser necessário algo mais, o que tanto busca quanto procura se aliar suas esperanças as dimensões políticas, sociais, filosóficas e vendo passar as eras, apenas viramos as páginas procurando trazer as mesmas coisas com novas palavras, mas que de fato são as mesmas e ver que o ser humano apenas anda em círculos sem norte.

Mas, a Páscoa é a intervenção que o ETERNO CRIADOR do universo, faz a partir de uma dimensão que não é a que nossos sentidos apenas possam perscrutar, por serem de freqüências obviamente diversas e diferentes, mas o mover do ATO do CRIADOR em afirmar SEU ATO na PÁSCOA como a intervenção que trata do ser humano em sua mais ulterior e profunda e ampla dimensão do ser.

Páscoa não é apenas o tratamento da periferia dos problemas do universo, ou do ser humano, mas do próprio ser humano, a vacina mais eficaz que há, o remédio único em uma única dose, a solução, a busca e operação que salva o ser humano desta condição que o torna a impossibilidade última.

Páscoa é um ato com efeitos no ser e conseqüentemente nas esferas onde este ser vive, então no universo, do planeta, em sua nação, em seu estado, em sua cidade, em sua família, em seu “eu” assim tornando-se o legítimo ser humano que experiência a graça e os efeitos da Páscoa.

Páscoa é Pessoa, o próprio DEUS que toma para SI a responsabilidade por SER o único com as condições para tratar o estado humano no que necessita ser tratado e realizado o que havia para ser realizado no ATO pascal.

Há o elemento vital na Páscoa, então em CRISTO, para que o ser humano possa ter o tipo de saúde que necessita para começar uma NOVA VIDA.

Infelizmente um dos problemas mais primordiais do ser humano é tratar a questão do CRIADOR e seus ATOS como algum tipo de “coisa religiosa”, ou algo que tenha que ter aspectos religiosos, ritualistas, dogmáticos, etc.. Tal equívoco é semelhante a tratar os hospitais como novas religiões pois tratam do ser humano. De fato houve época em que a medicina se confundia com a alquimia, tanto quanto a astronomia com a astrologia. A simplicidade humana nas avaliações das profundidades das ciências e do que não é, tem feito o ser humano permanecer em lugares obscuros de sua existência.

Páscoa não tem qualquer conotação religiosa, ou qualquer ligação com religiões, é “simplesmente” o ATO do CRIADOR em PESSOA, então em JESUS, para que o ser humano possa ser curado na mais profunda extensão, profundidade, altura, largura, nas mais últimas dimensões desta palavra.

O “remédio”, a “vacina” está disponível. O ser humano recebeu o aviso de que há “remédio” ou “vacina” para todos e esta é tão igual e compatível conosco, que tem a “nossa cara”, está em um SER HUMANO que ao mesmo tempo é o DEUS ETERNO, JESUS CRISTO, e NELE há condições para que o ser humano passe de um estado mortal e irremediável por outras condições, para o NOVO ESTADO de VIDA, que há nELE, JESUS. Mas o recebimento desta “vacina” é algo aberto, que vem através de um chamado oficial da parte do CRIADOR, e então a resposta a este chamado para ser vacinado por CRISTO, é por conta de cada um.

Algo estranho ocorre neste momento, é que em geral o ser humano neste momento imediatamente sofre de alguma intervenção de um tipo de “link” em sua pessoa, pois imediatamente afirma já possuir uma religião ou imediatamente afirma não querer fazer parte de alguma religião. Esta forma quase simplória, talvez um pouco animista revestida de interpretações culturais de diversas fontes, o coloca em uma condição de aguado onde não se move julgando que seu estado é suficiente ou melhor do que receber a notícia deste ATO DO CRIADOR e recebê-lO em si mesmo.

Nesta condição o ser humano vai continuando a deriva, experimentando o que até aqui pode criar e tratar de si mesmo como até aqui pode. Há uma mistura entre suas habilitações naturais e óbvias para poder exercer seus dons e talentos com a resolução de suas condições últimas de seus problemas e neste campo está praticamente anulado por suas conclusões ao afirmar-se já religioso ou então ateu.
E nestas condições chega ao chamado dia da Páscoa, mas sem perceber sequer que deveria examinar mais detalhadamente sobre o real significado desta. E se tão somente assim o fizesse já perceberia o adoecimento e a degeneração deste significado no século XXI que tal evento traz, misturando todo este equívoco com algo que a torne tão manipulável pelo ser humano quanto com algum tipo de sabor, no caso, com o máximo de chocolate possível e ainda é possível ouvir as pessoas afirmarem culturalmente: “Feliz Páscoa”, sem sequer saber o que isso significa.
Assim o convite que a verdadeira Páscoa deixa ao ser humano permanece aberto e muitos tem experienciado esta realidade em seus dias, esta relação estabelecida, esta saúde que é adquirida em si mesmos a partir daquELE que faz esta condição no ser, JESUS.

Será possível ainda a alguém pensar nestas dimensões?

Mesmo diante de um universo que está avisando sua falência, de uma humanidade, de um ser humano que afirma explicitamente a mesma nota da miserabilidade?

Talvez...

E se houver, a notícia está dada e há validade para nossa geração esta “VACINA” do CRIADOR para todo aquele que a quiser receber em sua vida...

Incentivo a todos a buscarem esta saúde para si...

heber

www.ibtrindade.org

Nenhum comentário: