Bíblia de Estudos e-Sword

domingo, 25 de novembro de 2007

Cartas ao meu amado filho que mora distante...

Somos gratos por tua vida... !!!

Estou enviando o último estudo que tivemos por aqui...

Deus te abençoe e te amamos querido filhao... !!!

"ÉS FONTE DOS JARDINS, POÇO DAS ÁGUAS VIVAS" ( Cantares 4:15)

Podemos perceber que Salomão está falando aqui com sua esposa carinhosamente comparando-a a fonte dos jardins e poço das águas vivas.

Deus faz surgir na pessoa uma nova pessoa, a que por onde passa ou vive, está sendo sempre saudável, levando vida.

Podemos fazer uma analogia desta palavra com Cristo e Seu povo, pois o Senhor Jesus é comparado a um noivo e a igreja há uma noiva (Efésios 5).

Isso significa que Cristo capacita seu povo de tal forma que estará preparado para viver uma relação com Deus, que irá produzir seus sistema de crença no SENHOR, que por sua vez fará surgir uma moral e uma ética elevadas à semelhança de Cristo.

Há um apelo aqui, para entendermos que nossa identidade neste texto mais profundamente revelada por Deus, nos torne mais conscientes da dimensão que podemos ser como pessoas de Deus no meio dos nossos dias.

Podemos perceber a graça de Deus alcançando seu povo, tornando-nos imagem de Cristo pelas palavras: "Águas Vivas", que significa:
- Saudável, forte, vida, verdes, fluente, vigoroso, revivificante

De fato, as açoes de Deus, produzem este tipo bendito de existência, como pode-se ver desde Gênesis 1, onde tudo passa a existir da forma adequada e com propósitos somente a partir da Palavra de Deus como segue: "E disse Deus: Haja... e ouve".

O Salmo 19 em duas partes distintas nos apresentam os propósitos das coisas e a Palavra de Deus como elemento de apresentação pessoal de DEUS, para que assim vivamos com ELE

Salmo 19:1-6 apresenta o universo como magnífica obra das mãos de Deus, no entando, não tem o poder em si mesmo de provar ou revelar Deus... isto só pode acontecer através do entendimento da outra parte do Salmo 19...

Salmo 19:7-14 então nos mostra que conhecer a Deus, se dá de uma forma muito mais profunda do que a estética do universo, sendo assim, é impossível conhecer Deus apenas por observar todas as belas obras que ELE fez. É possível para um observador então, ver o mundo em detalhes ou de relance e atribuir tudo como obra de Deus, bem como é possível a outro observador, atribuir tudo como obra de alguma evolução. A não ser que haja um aprofundamento, um transcender para aspectos da inteligencia em que um ser se assim for, como pessoa, irá se comunicar inteligentemente com outro, jamais conheceremos adequadamente ou mesmo podemos até negar a existência deste outro ser, se tão somente não atentarmos para níveis de comunicação e relacionamento mais profundos que tão somente a observação. Desta forma que o Salmo 19 nesta segunda parte nos fala da PALAVRA DE DEUS... como sendo Deus inteligentemente entrando em contato com o ser humano igualmente inteligente. É assim que Paulo nos fala em Romanos, que a relação com Deus, somente é possível através da fé e que esta fé somente acontecerá no "eu" profundo do ser humano quando este for alcançado pela Palavra de Deus (Romanos 10:17).

Assim, o ser humano em competência para agir na existencia em alguns níveis:

Nível do instinto humano: Onde apenas observa e conclue com base nas observações. Neste nível poderão haver estudiosos da vida concluindo cada um de conformidade com seu mundo de conhecimento ou preconcebido ou do desejo particular.

Nível dos valôres primordiais: Onde se estabelece relacionamentos através da Educação, Honestidade, Verdade, Conceito de Certo e Errado, Amor, Família, Filosofia, Religiosidade, etc... E neste nível muitos estudiosos apoiados pelo nível do instinto humano, procuram estabelecer a continuidade da vida de forma humanista, existencialista, talvez até atéia e ou antitéica.

Nível dos valôres espirituais: O ser humano é distinto de tudo que há pois foi feito à imagem e semelhança do Criador, e desde seus complexos elementos físicos com mais complexos ainda sua dinâmica supra física ou espiritual, pode relacionar-se com Deus ou então pode estar ignorante de Deus e abrir espaços para os intrusos espirituais, sejam entendimentos errôneos quanto à Verdade de Deus, sejam para invasões de espíritos malígnos.

Desta forma que somente Deus, pode dar a dignidade suficientemente digna ao ser humano, para que possa lidar com a vida, consigo, com o próximo, com o Criador de farma adquada, justa e com o devido propósito último que tudo exige que assim seja feito para que igualmente tudo siga cursos saudáveis.

Assim é que o livro de Cantares procura chamar a atenção de que somente em Deus, podemos estar capacidados para exercer as funções de fonte para os jardins e poço onde estas águas vivas, águas de Deus (João 4, Jesus fala à mulher samaritana que "Ele faria nela um poço de água viva" que a faria ter uma vida eterna, isto é, sua qualidade seria perfeita na essência do dom de Deus).

Cada dia é saudável que reflitamos sobre nossa condição de seres existindo, mas que tipo de existência?

Somente permitindo que o SENHOR, que Sua Palavra nos teça o caráter, a vida, os dias, os momentos, então experimentaremos o desfrutar, o servir, a utilidade no papel de pessoa...

Então amado filhao...

Fica aqui... mais esta reflexão e pensamentos que temos nos dedicado a pensar, isto é, os Pensamentos de Deus...

Te amamos...

Pai...

Nenhum comentário: