Bíblia de Estudos e-Sword

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

NATAL DE TODOS OS DIAS E DE TODOS NÓS...

Natal...
É intervenção de Deus.
Deus afirma que vai intervir, que vai estar presente. Natal é o Deus presente, é o Deus conosco.
Esta presença no entanto tem dimensões exclusivas por envolver fenômenos particulares que são considerados pelo Deus.
A presença de Deus tem o motivo da identificação do próprio Deus com o ser humano então se tornando humano. Natal é a Presença do Deus que se pessoa.
A presença de Deus tem o motivo do problema que o ser humano traz em si mesmo. Há no ser humano um problema de raiz, em sua base, sua estrutura, que causa danos a toda sua existência. Este mal de raiz tem que ser tratado na profundidade que tal problema exige e somente Deus pode fazer a intervenção que esta situação exige.
Natal é a intervenção de Deus para que na proporção da profundidade do problema que o ser humano tem e onde se localiza este problema possa ser tratada com a devida competência pelo Criador.
A intervenção do Deus ETERNO se dá no espaço, no tempo, na história, o que da a história uma definição mais ampla, ligando cada ser a toda conjunção da história, onde cada ato tem relevância para consigo e para com todos. Assim, o ato de Deus realizado em um momento tendo por palco o tempo, o espaço, a história alcança amplamente passado, presente e futuro. Logo a história é um fenômeno vivo e integrado, cada momento é relevante e integrado para e com a existência.
Deus se faz homem neste ambiente num momento histórico, traz a mensagem e tudo que ela significa para a própria história e para todos que vivemos dentro dela.
Ato de Deus que deixa explícito o alvo de Deus na causa do ser humano.
Este mal que aflige o ser humano necessita da intervenção do próprio Deus. Nada mais pode resolver tal necessidade a não ser o próprio Deus.
O Deus que intervém na história, na vida do ser deixa claro que somente nELE se dá o fenômeno da solução de a vida.
Infelizmente o ser humano confunde o ato de Deus com as manifestações originadas da criatividade humana somada a sua espiritualidade nata transferindo estes fenômenos para a esfera de outro fenômeno, o da religião a qual procura se submeter na mesma proporção de sua sede nesta área.
Não é raro que havendo decepções nesta esfera religiosa em geral resolve-se o impasse de duas formas, ou o ser se torna mais envolvido com o sistema que preferiu tomando uma diretriz fundamentalista, totalitária ou até fanática ou até mesmo decidir por abandonar toda reflexão nesta área da fé, adotando por vezes a idéia de um ateísmo ou então não sendo tão radical optando pelo termo mais suave, agnóstico.
Mas o Natal ocorreu e Deus se tornou pessoa e este na pessoa de JESUS.
E passível do uso da inteligência para a averiguação dos elementos existentes para a avaliação da proposta cristã.
A pessoa de Jesus tem particularidades e por isso, investigáveis e que o torna incomparável e inigualável a qualquer ser humano em qualquer época.
A vida de Jesus é única, sua vida foi detalhada e cuidadosamente anunciada como aconteceria. Assim entre outras coisas, o ser humano pode lançar mão de uma investigação sincera com inteligência e ver se a pessoa de JESUS de fato é o DEUS que veio aqui a mais ou menos 2000 anos atrás.
Auxiliando esta investigação vamos tomar algumas referências que foram utilizadas centenas de anos antes de Jesus ter nascido e que precisam sobre sua vida no futuro. Observe que o Deus está realizando um preparo consciente e exato, sem meias palavras ou fazendo um tipo de jogo de perspectiva, mas a exatidão das Palavras são incisivas e decisivas se de fato são proferidas a partir de Deus e se assim o forem, tem que ser exatas em todos os seus detalhes e sendo assim é notável a conclusão de que este Deus está se importando conosco nos mínimos detalhes da explicação sobre SI mesmo para que alcancemos sua orientação e a sigamos e nos submetamos a Sua intervenção, senão investiguemos:
1. Seria nascido de uma mulher: Aviso em Gênesis 3:15 e cumprido em Gálatas 4:4.
2. Seria descendente de Abraão: Aviso em Genesis 17:7 e cumprido em Gálatas 3:16.
3. Nasceria de uma jovem (Virgem): Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:18.
4. Nasceria em Belém da Judéia: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 2:1.
5. Chamaria Emanuel: Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:22, 23.
6. Grandes viriam adorá-lo: Aviso em Salmo 72:10 e cumprido em Mateus 2:1-11.
7. Haveria um morticínio em Belém: Aviso em Jeremias 31:15 e cumprido em Lucas 2:16-18.
8. Seria chamado do Egito: Aviso em Oséias 11:1 e cumprido em Mateus 2:15.
9. Seria precedido por um profeta: Aviso em Isaías 40:3 e cumprido em Mateus 3:1-3.
10. Seria revestido com o Espírito Santo: Aviso em Salmo 45:7 e Isaías 11:2; 61:1 e cumprido em Mateus 3:16; João 3:34 e Atos 10:38.
11. Iniciaria uma ministração pública: Aviso em Isaías 61:1,2 e cumprido em Lucas 4:16-21, 43.
12. Entraria nesta ministração em Jerusalém: Aviso em Zacarias 9:9 e cumprido em Mateus 21:1-5.
13. Iria ao Templo: Aviso em Malaquias 3:1 e cumprido em Mateus 21:12.
14. Mesmo sendo Deus seria muito singelo: Aviso em Isaías 53:2 e cumprido em Lucas 9:58.
15. Mesmo sendo Deus seria humilde: Aviso em Isaías 42:2 e cumprido em Mateus 12:15,16,19.
16. Grande em ternura e compaixão: Aviso em Isaías 40:11; 42:3 e cumprido em Mateus 12:15,20; Hebreus 4:15.
17. Jamais se enganaria: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em 1 Pedro 2:22.
18. Ensinaria por parábolas: Aviso em Salmo 78:2 e cumprido em Mateus 13:34,35.
19. Atos sobrenaturais e milagrosos: Isaías 35:5,6 e cumprido em Mateus 11:4,6; João 11:47.
20. Seria motivo de vergonha: Aviso em Salmo 22:6; 69:7,9,20 e cumprido em Romanos 15:3.
21. Seria rejeitado pelos próprios irmãos(Povo e família): Aviso em Salmo 69:8; Isaías 63:3 e cumprido em João 1:11 e João 7:3.
22. Seu povo e outros povos se uniriam contra ele: Aviso em Salmo 2:1,2 e cumprido em Lucas 23:12; Atos 4:27.
23. Seria traído por um amigo: Aviso em Salmo 41:9; 55:12-14 e cumprido em João 13:18,21.
24. Seria abandonado pelos seus discípulos: Aviso em Zacarias 13:7 e cumprido em Mateus 26:31,56.
25. Seria traído e vendido por 30 moedas: Aviso em Zacarias 11:12 e cumprido em Mateus 26:15.
26. Com este dinheiro seria comprado um campo do oleiro: Aviso em Zacarias 11:13 e cumprido em Mateus 27:7.
27. Seus sofrimentos seriam muito intensos: Aviso em Salmo 22:14-15 e cumprido em Lucas 22:42-44.
28. Sofrimento no lugar dos outros: Aviso em Isaías 53:4-6,12 e comprido em Mateus 20:28.
29. Sua atitude paciente e seu silêncio no sofrimento: Aviso em Isaías 53:7 e cumprido em Mateus 26:63; 27:12-14.
30. Seria esbofeteado: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 27:30.
31. Cuspiriam nele e seria flagelado: Aviso em Isaías 50:6 e cumprido em João 19:1.
32. Pés e mãos cravados em uma cruz: Aviso em Salmo 22:16 e cumprido em João 19:18; 20:25.
33. Neste momento seria abandonado por Deus: Aviso em Salmo 22:1 e cumprido em Mateus 27:46.
34. Seria zombado: Aviso em Salmo 22:7,8 e cumprido em Mateus 27:39-44.
35. Dariam a ele fel e vinagre: Aviso em Salmo 69:21 e cumprido em Mateus 27:34.
36. Suas roupas seriam divididas e fariam de sua túnica mesa de jogo: Aviso em Salmo 22:18 e cumprido em Mateus 27:35.
37. Seria tido como mais um bandido: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Marcos 15:28.
38. Nestes momentos oraria em favor dos seus assassinos: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Lucas 23:34.
39. Morreria: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Mateus 27:50.
40. Não seria quebrado nenhum osso dele: Aviso em Salmo 34:20 e cumprido em João 19:33-36.
41. Teria seu corpo traspassado: Aviso em Zacarias 12:10 e cumprido em João 19:34,37.
42. Seria sepultado com o rico: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em Mateus 27:57-60.
43. Não veria corrupção: Aviso em Salmo 16:10 e cumprido em Atos 2:31.
44. Ressuscitaria: Aviso em Salmo 16:10; Isaías 26:19 e cumprido em Lucas 2:6,31,34.
45. Sua ascensão: Aviso em Salmo 68:18 e cumprimento em Lucas 24:51; Atos 1:9.
46. Retornar a sua autoridade plena – Direita de Deus: Aviso em Salmo 110:1 e cumprido em Hebreus 1:3.
47. Exerce o oficio de Sacerdote no céu: Aviso em Zacarias 6:13 e cumprido em Romanos 8:34.
48. É a base, o fundamento do povo que está formando na Terra: Aviso em Isaías 28:16 e cumprido em 1 Pedro 2:6,7.
49. Sua Vinda: Aviso em Daniel 7:13; Judas 14 e será cumprida conforme Suas Palavras também em Mateus 25:31; João 14:3.
50. Sua Vinda: Aviso pelos Apóstolos: Aviso em Atos 3:20; 1 Timóteo 6:14.
51. Sua Vinda: Aviso pelos anjos: Aviso em Atos 1:10,11.

Estes textos acima expõe uma PESSOA singular de Jesus. Natal é o anúncio da intervenção de Deus na história e da continuada intervenção na vida do ser humano para que este passe pela ação que somente o DEUS ETERNO pode fazer no ser para que este experimente a VIDA VERDADEIRA que está em CRISTO.
Deus dá notificação a todos por sua Palavra que deixa registrada para que seja examinada com todos os critérios da inteligência, bom senso, sinceridade e submissão aquele que é quem diz ser, DEUS e possa o ser humano experimentar o resultado de seus atos em sua vida.
Natal é a intervenção cuidadosa do ETERNO DEUS na direção do ser humano que ELE fez a sua imagem e semelhança mas que sofreu uma anomalia de tal monta que Deus diagnosticou como morte. Paulo registra desta forma o diagnóstico do ser humano:
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).
A palavra “pecado” é a tradução do grego: ‘anartia’ ou ‘anarquia’ transliterada para o português. Há uma anarquia no ser humano em relação ao seu Criador e assim uma anarquia também do ser em relação a si mesmo e em uma anarquia em relação ao seu próximo, gerando uma inconseqüência de existência e produzindo neste uma busca cíclica sem fim cujo centro é ele mesmo.
Somente Jesus Cristo pode tirar este pecado, esta anarquia, este é o motivo pelo qual ELE veio aqui.
Afirma Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Paulo deixa registrado que: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5).
Em João 1:12 há a receita de Deus como o ser humano deve aplicá-la em si mesmo: “A todos quantos o receberam (Jesus Cristo), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.
O texto ainda explica: “... aos que crêem no seu nome”. A fé é o meio legítimo que legitima a Verdade da afirmação no ser.
Este ato de fé na VERDADE, fé em Cristo, o Deus que tira o pecado (Anarquia) do mundo, torna a pessoa uma nova pessoa uma pessoa nascida de Deus como está escrito na continuação deste texto acima: “... os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).
A Palavra de Deus usa a analogia do nascimento, por ser esta de fácil entendimento quanto a total imparcialidade do ser nascido em seu nascimento. Não há qualquer intervenção no nascimento de alguém quanto a este nascimento. É um ato puramente fora dele, um ato dos pais absolutamente. Desta forma a “pessoa nascida de Deus” não tem qualquer participação neste fenômeno, é um ato exclusivamente de Deus. Não há qualquer organização por melhor que seja nem mesmo o que se conhece por “igreja” ou “religião” ou filosofia ou esforço pessoal que tenha condições de prover este tipo de vida para o ser. Desta forma se expressa o texto de Deus:
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).
Isto é chamado por Deus de “Boas Notícias”, de fato é, pois o ser humano ou se encontra em algum lugar entre suas desilusões e depressões ou entre suas prepotências e egoísmo mas sempre com seu juízo afetado para procurar estas resoluções últimas de suas mais profundas inquietações serem resolvidas pelo que pensa ser o certo ou não e assim permanece em suas emaranhadas e intrincadas redes de isolamento do ser e luta contra si mesmo e nem tem esta percepção. Ou na busca da paz realiza imensas coisas boas ou na decepção de que estas possam de fato conceder algo nesta profundidade apenas se resigna e continua uma vida sem sabor. Ou coloca sobre si pesados encargos conforme suas crenças ou vai dissolvendo seu ‘eu’ em suas próprias tentativas de ser construindo sobre si mesmo, caminhando na solidão tão grande quanto o orgulho pode levar.
Há de fato uma boa notícia!
Natal é a Boa Notícia, o Deus que veio para realizar um ato de resgate e de uma ação última no mais profundo do ser, não trazendo uma nova religião, novas regras, nova moral, novos alvos, novas metas, mas é o único que pode dar uma NOVA VIDA como está escrito:
“Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Infelizmente o ser humano carrega um tipo de link estranho, pois em geral, ao atingir este ponto da reflexão o ser humano quase imediatamente afirma já possuir alguma crença ou alguma religião ou não querer nem saber sobre este assunto e manter-se onde está já está bom. Enfim, há uma direção dentro da mente de cada um que o impede de refletir em profundidade e nem sequer examinar os argumentos da história e da Pessoa de Cristo.
Assim, fica aqui este incentivo a que cada um passe uma etapa mais profunda de seu ser, de considerar a si mesmo e os argumentos do CRIADOR. Pensar com mais detalhe sobre estes atos e dar início a uma busca sincera para verificar com a mesma preocupação avaliar estas questões no mesmo nível que avalia as escrituras de sua residência, a documentação de seu veículo, sua identidade, enfim se todas estas questões são de grande importância e estão em uma dimensão finita e material, quanto mais a sua própria vida e sua constituição que tem dimensão eterna e que necessita passar pela intervenção do CRIADOR diretamente em seu ser profundo pela Pessoa que para isto deu certeza e verdade em suas evidências históricas, JESUS CRISTO.
Deus abençoe a todos...
Heber Zenun
Solicite um bom e-livro e lhe será enviado gratuítamente.
Email: hzenun@gmail.com
MSN: heber_zenun@hotmail.com
Orkut: heber zenun
Programas na Internet: http://www.livestream.com/theoterapia
Blog: http://heberzenun.blogspot.com/
Participe do apoio a THEOTERAPIA – Trabalho terapêutico centrado em Deus para a orientação e condução do ser:
Orando. Participando dos cursos. Palestras. Ofertas:
Bradesco:
Ag. 2186-5
Conta Poupança:
9310644 0

Nenhum comentário: