Bíblia de Estudos e-Sword

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pensando...

Dr. Norman Geisler traz um interessante argumento a respeito da posição teísta, como ele coloca em dez passos a seguir:
1. Algumas coisas inegávelmente existem.
2. A minha existência é possível.
3. Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por outra.
4. Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causais da existência.
5. Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe.
6. Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e absolutamente perfeita.
7. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado "Deus".
8. Logo, Deus existe.
9. Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas Escrituras cristãs.
10. Logo, o Deus descrito na Bíblia existe.

Algumas pessoas tem anunciado algo como o Big Bang, uma existência sem causa, uma origem do nada, de tal maneira que não poderia haver um outro Big Bang e esta idéia é primáriamente atraente ainda mais porque esta idéia deste Big Bang assume o tradicional papel de Deus e recebe uma auréola e parece eliminar as perguntas normais que costuma-se fazer de todo evento físico. Estamos a beira do misticismo científico. Neste ponto é importante salientar que então falar em um ser eternamente auto-subsistente não é mais tão improvável do que um evento com auto-subsistencia emergindo de causa alguma.

É possível considerar ainda que admitir um universo assim quase personalizado, pede uma realidade mais que apenas física ou natural, mas algo com um caráter e completamente diferente daquilo ou de quem todo o universo físico deriva. Assim, a coisa em si mesma não tem competência para criar algo e se a coisa em si mesmo não tem como criar outra coisa a idéia permite e até exige que admitamos que uma realidade não física seja a causa primeira de tudo. Uma causa inteligente passa a ter uma inteligente sustentação e é plausível que a chamemos de DEUS.

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