Bíblia de Estudos e-Sword

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PREPARAÇÃO TEOLÓGICA - ESTUDO PARTICULAR

~ CURSO BÁSICO TEOLÓGICO ~

MÓDULO UM:

INTRODUÇÃO BÍBLICA e ANTIGO TESTAMENTO - A origem do Universo: Visão Bíblica x Teoria da Evolução; Geografia e Arqueologia Bíblica: Antigo Oriente Próximo, Crescente Fértil, a Palestina de Abraão a Malaquias; Principais Impérios Mundiais dos tempos bíblicos: Impérios Egípcio, Assírio, Babilônico, Persa, Grego e Romano; Formação da Nação de Israel e Conquista de Canaã; Divisão do Reino de Israel; Os Juizes, Reis e Profetas de Israel; Cronologia Bíblica. O Cânon do Antigo e Novo Testamentos; A Papirologia; O período interbíblico; Livros Apócrifos do Antigo e Novo Testamentos.

MÓDULO DOIS:

NOVO TESTAMENTO - Estudo da origem, da forma e do conteúdo dos Evangelhos. Estudo da vida e do ministério de Jesus Cristo dentro do seu contexto histórico, social, cultural e religioso, servindo de padrão para fé e prática cristã. Estudo dos Atos do Senhor Jesus Cristo, operando mediante o Espírito Santo através dos apóstolos, com o propósito da expansão do reino de Deus. Estudo do começo e expansão da Igreja Cristã (de Jerusalém até os "confins da terra"). Cartas Paulinas e Gerais - Um breve estudo da vida de Paulo, seu ministério e do contexto histórico, social, cultural e religioso da época em que foi escrita cada carta. Estudo indutivo, exegético e explicativo de algumas cartas.

ARQUEOLOGIA BÍBLICA - "Arque" (Origem, princípio); "Logia" (Estudo, razão), investigação dos casos de Qunram e das recentes pesquisas sobre o Exodo, conforme vídeos no meu ORKUT. Investigações em geral dos sítios arqueológicos a respeito do mundo bíblico.


MÓDULO TRÊS:

HERMENÊUTICA - Considerações gerais relacionadas com o estudo da bíblia e apresentação e aplicação de diversos métodos no estudo bíblico. Estudo dos princípios básicos e das regras de interpretação bíblica, considerando seu contexto histórico, literário e gramatical. Análise de textos controvertidos.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA A - A existência de Deus, os atributos de Deus, a providência divina, a criação, a Trindade, os Anjos, Satanás e os demônios, a criação do homem, a essência da natureza humana, o pecado e as alianças entre Deus e o homem.

HOMILÉTICA - Estudo da arte anunciar o Evangelho, "KERIGMA", anúncio da Palavra de Deus como Palavra de Deus. Autoridade do AUTOR por ser AUTOR e o leitor como humilde aprendiz de DEUS, anunciar a Palavra de Deus, como profetas de Deus para o tempo do profeta.

MÓDULO OUATRO:

TEOLOGIA SISTEMÁTICA B - A pessoa de Cristo, a Expiação, Ressurreição e Ascensão, os Oficios de Cristo, a Obra do Espírito Santo, a graça comum, Eleição e reprovação, Regeneração, Conversão, Justificação, Adoção, Santificação, a Morte e o Estado Intermediário, a Glorificação.

LIDERANÇA CRISTÃ - Estudo dos princípios bíblicos da liderança sábia, coerente e eficaz. Administração sob a ótica da Palavra de Deus. Motivação-motivare-emoção = EU.

DISCIPULADO CRISTÃO - O discipulado no ministério cristão. Discipulado individual e em pequenos grupos, como começar, sendo servo, vivendo como servo, funcionando como servo.

MÓDULO CINCO:

TEOLOGIA SISTEMÁTICA C - A Igreja: Significado, natureza, características e propósitos. A Pureza e unidade da Igreja; O poder de Cristo e a Igreja seu corpo; Batismo e Ceia do Senhor; Adoração; A volta de Cristo; Escatologia; Juízo Final e Castigo Eterno; Novo Céu e Nova Terra.

TEOLOGIAS COMPARADAS - Estudo do fenômeno chamado "fé". Teologias, Estudo das grandes religiões mundiais, como: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo e suas ramificações.

MÓDULO SEIS:

LAR CRISTÃO - Estudo da visão cristã sobre o casamento, família e educação dos filhos. Dilemas e desafios da família moderna. Educação sexual e a família. O preparo para o casamento e o papel da igreja na formação e
manutenção da família. Solteiros, viúvos e órfãos, separados, disturbios da identidade humana, THEOTERAPIA.

ÉTICA CRISTÃ - Sistema de crença, eu profundo, moral, ética. Apresentação dos diversos sistemas éticos existentes. Definição de ética cristã e estudo de
questões fundamentais relacionados com ela. Estudo e debates de questões específicas, como: aborto, eutanásia, pena de morte, política, guerra, revolução sexual, casamento, família, divórcio, questões bioéticas, ecológicas, etc.

ACONSELHAMENTO PASTORAL - Estudo dos fundamentos do aconselhamento pastoral e sua prática, integrando alguns princípios terapêuticos básicos conforme a Palavra de Deus, Psiquê-Pneuma-Soma, Estudo do SER, o "eu" profundo, e a terapia de Deus, THEOTERAPIA.

Faça sua inscrição por internet: (VOCE É BEM VINDO SE QUISER ADICIONAR).

MSN: heber_zenun@hotmail.com
ORKUT: heber zenun
Skype: hbrznn
Email: hzenun@gmail.com

Estudos com atenção particular a cada aluno, e atendimento a todas as questões em particular visando o crescimento sob a condução e luz da Inerrante, Perfeita, Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, preservada especialmente por Deus para nosso bem e condução na Verdade - Salmo 119 - João 14:6

Investimento: Este ministério se mantém por ofertas voluntárias dos estudantes.

(Encontros também particulares para debates e estudos P2P - Em Florianópolis SC - Com agendamento).

Deus abençoe a todos que desejam com sinceridade servir ao SENHOR.

Heber, um servo.

(Esta grade de estudos tem por base mas não segue no seu todo a que é utilizada em nossa Faculdade Teológica - IBE SC - Nível Básico - Onde sou professor)

Se voce tiver oportunidade estude em nível universitário no IBE - Estudos todos os dias. Ou pode fazer o curso básico no IBE. Mas se não houver disponibilidade para estar fazendo estes cursos na escola, pode estudar desta forma pessoal via internet, onde sou o professor em particular.

Site do IBE:

http://www.institutobatista-sc.com.br/basicoteologico.php

Nenhum comentário: