Bíblia de Estudos e-Sword

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Morte Súbita de bebês (2)

04/08/2008 - 09h13

Médicos divergem sobre a posição correta no berço

RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo

Embora seja consenso que dormir com a barriga para baixo representa um dos principais fatores de risco para a síndrome da morte súbita de recém-nascidos, os médicos ainda não chegaram a um acordo sobre a segurança de deixar o bebê dormir de lado.

"Tanto faz o recém-nascido dormir de lado ou com a barriga para cima", afirma o médico Eduardo Watanabe, que coordena a equipe de obstetrícia do hospital Santa Catarina, de São Paulo.

Watanabe explica que é recomendável ainda que os berços dos bebês tenham uma ligeira inclinação, para que a parte de cima do corpo fique elevada. Os travesseiros, porém, não podem ser altos, porque a inclinação só do pescoço pode dificultar a respiração.

O médico e professor da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) Cesar Victora é contrário à posição lateral. Ele defende que a única posição correta para os recém-nascidos é de barriga para cima.

"Não é verdade que colocar o nenê de lado seja o mesmo que colocá-lo de barriga para cima. O nenê colocado de lado pode facilmente virar para ficar de barriga para baixo e sofrer asfixia e morte súbita. Isso está comprovado por várias pesquisas", argumenta.

Victora lembra ainda que as autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciam a barriga para cima como "a posição mais segura".

"O que importa é que não durma com a barriga para baixo", afirma Edinéia Vaciloto Lima, neonatologista da UTI pediátrica da maternidade Pro Matre Paulista.

A preocupação com a posição do recém-nascido não deve ocorrer apenas à noite, mas também quando dorme de dia. Com seis semanas, por exemplo, os bebês precisam de 15 a 16 horas de sono por dia.

Nenhum comentário: