Bíblia de Estudos e-Sword

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Respondendo a um irmão querido, sobre questões eternas...

R) O texto de Eclesiastes afirma: "Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem" (Ecl 3:11). O ser humano foi criado, logo é diferente de Deus, mas foi criado à imagem e semelhança do Criador, então há uma identificação com ELE, há uma compatibilidade com ELE, há uma comunhão possível. Mesmo tendo estas duas caracteristicas, a material e espiritual. Mantém vida na esfera material e pode manter vida também na esfera espiritual. O pecado, ou a anarquia, ou o engano e o deliberado afastamento de Deus ocorrido em Gênesis 3, coloca o ser humano em um desvio tal que perdeu a relação vital com o Criador, herdando a consequência de ter se afastado de Deus, que é VIDA, então, herdando a morte, como Paulo fala em Romanos 3:23 e 6:23 e outros. Deus então busca o ser humano, Genesis 3:8, só que a voz do Senhor que até a pouco tempo era um prazer para o ser humano, agora passa a ser motivo de mêdo e correm de Deus. O pecado gera esta anomalia psíquica e uma ação física de correr, fugir e se entregar a algo que possa lhe dar algum refúgio que não seja Deus. Mas Deus não está distante, o texto afirma sobre a "presença de Deus", e Deus os chama: "Onde estás?" (Gn 3:9). É a constância do amor de Deus em buscar o ser humano para ajudar e não para condenar. A condenação foi adquirida pelo próprio ser humano, e Deus quer resgatar, salvar (João 3). Ocorre que o ser humano se mantendo distante dELE, a própria condição que é mantida dentro do ser humano, a doença original, de raíz, o mal do afastamento, o pecado, vai conduzí-lo para a eternidade sem Deus, uma condenação eterna... consequência de sua própria condição e rejeição da graça de Deus, que em Cristo busca apaixonadamente o ser humano para que seja salvo (Efésios 2:1-10). O jornalista inglês Steve Turner escreveu um poema chamada "Creed" que denuncia a mentalidade moderna:

"Cremos em Marxefreudedarwin
Cremos que tudo está bem
Desde que voce nao prejudique ninguém
...
Cremos no sexo antes, durante e depois do casamento.
Cremos na terapia do pecado.
Cremos que o adultério é uma brincadeira.
Cremos que a sodomia é correta.
Cremos que os tabus são tabus...
...
Cremos que há algo nos horóscopos,
nos OVNIs e nas colheres entortadas;
Jesus era um bom homem, como Buda,
Maomé e nós mesmos.
...
Cremos que após a morte vem o nada,
...
Cremos que o homem é essencialmente bom.
É somente o seu comportamento que o faz cair.
É culpa da sociedade.
...
Cremos que cada homem deve descobrir a verdade
que é certa para ele.
Consequentemente, a realidade se adaptará.
O universo se reajustará.
A história mudará.
Cremos que não há verdade absoluta.
exceto esta:
Não há verdade absoluta.
...
Cremos na rejeição dos credos,
e no florescer do pensamento individual.

-----------

Assim, o que resta ao ser humano que rejeita Deus é andar na direção de um caos sem qualquer crença ou orientação... O ser humano deliberadamente ainda hoje, prossegue em sua jornada de tentativas constantes de afirmar a vida sem DEUS, assim caminhando para seu próprio inferno pessoal e no futuro também.Evidente que a idéia evolucionista, bem como freudiana e marxista, ou até as mais ferrenhas propostas religiosas são igualmente destituídas, além de serem destituídas de razão, são aberrações antiteístas, anti-Deus... e o que propõem apenas indicam a falência humana em suas propostas e consequências. A ciência em sí mesma, é apenas uma ferramenta de exame do que existe em forma de matéria, então não tem competência para desacreditar ou acreditar no que significa o SUBLIME, apenas pode tocar a existência o que é sua glória e nada mais que isso. O que tem sido quase hilário da parte da ciência são afirmações contrárias a Deus. Igualmente hilário são as afirmações de cristãos que pensam ser a ciência capaz de afirmar Deus. O que ocorre são as análises dos pressupostos científicos e estes não tem em si mesmo a competência para afirmar explicitamente Deus ou negá-lO, apenas como nos afirma o Salmo 19 "O céu e a terra manifestam a glória de Deus", não apresentam Deus, mas apenas manifestam que estão aí de forma inteligente. E alguém que já é de Deus, olhará para estas obras e glorificará Deus, o que não ocorre com um não nascido de novo, pois olhará para as mesmas obras e dirá que são obras do acaso. O Salmo já diz isso, que as coisas não apresentam Deus, apenas testificam para o crente de que há um Criador. E para este crente se torna uma alegria lidar com tudo que há. Mas ao que não tem nada a ver com Deus, apenas vai estudar tudo que há apenas até onde sua ciência pode levá-lo, isto é até aos fundamentos da própria matéria.

... E sobre a questão da justiça, creio que em uma época que vivemos, mesmo com toda a liberalidade, ainda podemos ver nas consciencias das pessoas um certo clamor quando ocorre alguma injustiça, algum escândalo, algum fato que choca a sociedade por práticas ediondas, etc... há ainda um clamor por justiça, em que pese também a irresponsabilidade do Estado em não cumprir de forma mais justa com suas atribuições, isso não anula o clamor dos povos por justiça e nunca devemos menosprezar esta necessidade de justiça, e nem mesmo afirmar que estaremos exagerando ao exigir que o Estado faça de fato a justiça como lhe compete. Assim o Estado é uma analogia da Justiça de Deus, ainda que diferente de Deus evidentemente, mas competente para se buscar a justiça. Assim, a questão da Justiça da parte de Deus, não sofre qualquer arrefecimento quanto ao que claramente deixa em SUA Palavra, esta Justiça sim é que de fato ocorrerá em toda a extenção e força da LEI de DEUS.

O que podemos observar a respeito da interpretaçao da Palavra de Deus é algo como um emaranhado e confusão crônicas, pois há de fato uso de textos fora do contexto, exageros teológicos, afirmações além das Escrituras, uso indevido da autoridade pessoal em detrimento da Autoridade Legal das Escrituras, mudança da Autoridade do AUTOR, para autoridade do leitor, abandonando a forma legítima e única de se examinar com responsabilidade as Escrituras, para que esta não sofra qualquer interpretação pessoal, mas que seja e signifique tão somente o que cada palavra significa e diz. A responsabilidade total está sobre a forma como cada um está lendo, examinando o TEXTO. Isso dito, deve-se entender que toda a confusão humana, em nada acrescenta ou diminui às afirmações e cumprimento de toda Palavra de Deus, seja no abençoar, salvar, cuidar, dirigir, julgar e condenar, sobre a vinda do SENHOR, o Juízo, o céu o inferno. O ser humano não negligencia o aviso de Deus para tudo quanto propôz o Senhor em Sua Bendita Palavra.

Espero ter contribuído com algumas palavras que possam servir de esclarecimento... mas sei também que os temas levantados são bastante amplos... e assim, se desejar, pode entrar em contato para continuarmos esta conversa... apenas peço perdão por demorar na resposta. São muitas as lutas... Mas aqui vão minhas palavras em nome de Jesus... o SENHOR... !!!

Teu irmão que te ama...

Heber...

Nenhum comentário: