... E NAS PAREDES DAS "CAVERNAS" DO ESPAÇO-TEMPO-HISTÓRIA, SURGEM OS BLOGS, QUE COMUNICAM... ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA... QUE BUSCAM... QUE INTERAGEM... NA ESPERANÇA DE AMPLIAR OS RALACIONAMENTOS À SEMELHANÇA DO CRIADOR... NOS APROXIMAMOS...
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
COMO ERA A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO...?
COMO ERA A IGREJA DO NOVO TESTAMENTO, NO SÉCULO I ?
Um dos grande pesquisadôres deste tema, Dr. Wayne A. Meeks, traz importantes considerações em sua obra: "Os primeiros cristãos urbanos", Ed. Paulus. 1992:
"As origens do cristianismo despertaram profunda curiosidade desde o século II. Nos tempos modernos nenhum outro fenômeno antigo foi alvo de tão intensa pesquisa. Contudo, seus primórdios e seu crescimento primitivo permanecem, sob muitos aspectos, misterioso. Há numerosas razões para isso... Precisamos tentar desembaraçá-las da densa trama de tradições em que se envolveram, tradições que integram a identidade cultural do Ocidente e a fé pessoal de muitos.
Fatôres porém, que não explicam o ar de irrealidade que impregna grande parte da literatura exegética sobre o Novo Testamento e sobre o cristianismo primitivo. Sintoma claro do mal-estar que exite é o isolamento do estudo do Novo Testamento das outras espécies de conhecimentos históricos - não só em relação ao estudo secular do Império Romano, mas até em relação à história da igreja.
Se pergunto: "Em que devia consistir tornar-se cristão ou ser cristão comum no século I ?, recebo apenas respostas vagas e titubeantes.
Devemos tentar discernir o contexto da vida em épocas e em lugares particulares. Depois disso, a tarefa do historiador social do cristianismo primitivo consiste em descrever a vida dos cristãos comuns dentro do ambiente - e não apenas as idéias ou autocompreensão dos dirigentes e dos escritores.
À medida que ele cede a essa tentação, moderniza o seu trabalho. Re-cria o povo do passado à sua própria imagem, porque as supostas leis de comportamento se baseiam em observações feitas na nossa cultura ou em culturas contemporâneas, que podem divergir fundamentalmente das culturas da antiguidade."
Importante também citar o Dr. Vicent Branick em sua obra "Igreja doméstica nos escritos de Paulo" Ed. Paulus 1994:
"Em 1932, a descoberta do "edifício cristão" na antiga guarnição romana de Dura-Europos, atual fronteira oriental da Síria, estimulou o interesse sobre a igreja doméstica do Novo Testamento. Era basicamente uma casa partucular usada como igreja."
Com estas considerações, queremos insistir com os que tem "fome e sede de justiça" que possam buscar diretamente na fonte seu alimento, A PALAVRA DO ETERNO, e então com o centro de inteligência do ser totalmente pronto para obedecer a esta BENDITA PALAVRA, serão saciados de tal forma que poderão viver o mesmo tipo de VIDA que o SENHOR prepara para que seu povo viva...
Continuando a buscar a permitir que os PENSAMENTOS do ETERNO sejam cada vez mais o único pensamento em nossas vidas, continuamos a buscá-lO na fonte que para isso determinou: SUA BENDITA PALAVRA e o convite é aberto e extensivo a todos que queiram se render a ELE e viver sob SUAS ORDENS e PALAVRA...
heber
www.ibtrindade.org
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário