Bíblia de Estudos e-Sword

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Catástrofes em SC ... Informações úteis...

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Há 150 anos começou a tragédia de Santa Catarina, escreve Eloy Casagrande Jr, doutor pela Universidade de Nottingham, professor na área de sustentabilidade e inovação, e coordenador do Grupo de Estudo Tecnologia e Meio Ambiente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

Diz Eloy Casagrande Jr ,a respeito da "tragédia de Santa Catarina, anunciada há mais de 150 anos": as enchentes no Vale do Itajaí ocorrem desde a sua colonização, há mais 150 anos. De 1850 a 1992 ocorreram 66, das quais 11 até 1900, 20 nos 50 anos subseqüentes e 35 nos últimos 43 anos, diz ele.
"Relatos históricos registram 9 metros de elevação do rio Itajaí-Açu na enchente de 1862, tornando terras agrícolas e cidades alagadas um cenário comum até os dias de hoje. Isto levou a população local, principalmente de Blumenau, a criar uma cultura de coexistência com as enchentes de pequena magnitude e também a conviver com o uso político das mesmas.
Promessas de que se vai acabar com as cheias, são parte de velhos chavões políticos como prometer mais investimentos na educação, na segurança e na saúde. Também medidas governamentais de atendimento as populações atingidas e as inúmeras soluções de engenharia para o problema são discutidas desde a enchente de 1880 - a maior que se tinha registro até então, chegando o nível a 17 metros e 10 centímetros!
Em 1911, quando o pico de cheia alcançou 16 metros e 90 centímetros, surgiram várias propostas para o problema, inclusive a mudança da cidade para pontos mais altos e a construção de um canal de escoamento a partir de Blumenau. Esta segunda seria retomada nos anos 30 pelo primeiro estudo de defesa contra as cheias e também nos anos 80.
A primeira, e mais inteligente, poderia ser traduzida para uma linguagem técnica mais moderna dos dias de hoje: o uso ordenado do solo, onde se pode controlar a densidade demográfica, evitar a ocupação de áreas inundáveis e as encostas e os desmatamentos.
Também a proposta de Otto Rohkohl, de 1929, era sensata do ponto de vista de engenharia fluvial e previa a construção de barragens e reservatórios de contenção. Nas suas próprias palavras "quase todos os rios formadores, assim como afluentes do Itajaí-Açu, apresentam locais no seu alto curso, que, devido à constituição natural do terreno, permitem que se edifiquem barragens e reservatórios de contenção contíguos, a custos relativamente baixos".
Infelizmente, a proposta esbarrou nos interesses de famílias de elite da região que não queriam ver suas terras usadas para tal solução, seguidas de diversas administrações municipais que também a ignoraram.
Com as quatro enchentes que atingiram o vale em 1957, beirando a marca dos 13 metros, iniciou-se a luta por medidas de controle de cheias. Jornais noticiaram na época uma verdadeira calamidade pública. As águas torrenciais e traiçoeiras do rio Itajaí-Açu arrastaram em poucas horas, rio abaixo, para o Atlântico, tudo o que os colonos, com rara energia e competência tinham construído, trazendo também o desânimo e a dor para a grande maioria dos habitantes do município e principalmente para a cidade.
Dois terços das residências, estabelecimentos fabris e comerciais e depósitos foram atingidos pela inundação. Neste mesmo ano, os radialistas criaram a Associação de Imprensa e Rádio do Vale do Itajaí, com a finalidade de pressionar o poder público a tomar atitudes em relação às enchentes elaboraram um documento enviado ao presidente Juscelino Kubitschek. O que se viu a seguir foi o primeiro decreto presidencial, de janeiro de 1957, nomeando um Grupo de Trabalho para estudar a situação econômica da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí e propor as medidas necessárias ao seu desenvolvimento.
Entre estudos geoeconômicos, a discussão de construção de barragens para contenção de cheias e aproveitamento para potencial hidrelétrico e irrigação, os estudos foram se arrastando por anos sem um objetivo claro. Somente após a enchente de 1º de novembro de 1961, que ocasionou mortes e muitas perdas materiais, levando o então presidente João Goulart a sobrevoar a região inundada, é que se retomaram os projetos das barragens.
Iniciados em 1964, três barragens foram construída com atrasos clássicos das obras de engenharia, sendo finalizadas somente em 1976.
No entanto, suas capacidades se basearam apenas nas enchentes que ocorreram entre 1931 e 1975, alegando-se que seriam suficientes para que não fosse ultrapassada a marca dos 9 metros e 90 centímetros em Blumenau. As enchentes 1983, que causaram danos materiais na ordem de US$ 1,1 bilhão, vieram provar que as estimativas estavam erradas ao considerar desprezíveis as informações das grandes cheias até 1911.
Após as cheias de 1983, com um pico de 15 metros e 34 centímetros e em seguida a de 1984, com 15 metros e 46 centímetros, surgiram os primeiros indícios de que uma relação entre as enchentes e a extensão do uso do solo, incluindo-se o desmatamento, começava a ser percebida.
Não houve, porém, um aprofundamento desta questão, e muito menos decisões políticas que permitissem concretizar ações, embora não faltassem alertas importantes, como o do memorável botânico Roberto Miguel Klein: "Atualmente encontram-se em toda a área, outrora florestal, apenas remanescentes da vegetação original, que não raro, devido ao porte, são confundidos com a vegetação secundária (capoeirões), sobretudo na região da Floresta Ombrófila Densa (floresta pluvial da costa atlântica) e que, indistintamente, são derrubados para fins energéticos substituindo o óleo combustível nas caldeiras.
Esta devastação sem precedentes, no norte e sul do Estado, causou um profundo desequilíbrio nos ecossistemas com conseqüências imprevisíveis, sobretudo no vale do Itajaí, onde a busca energética de lenha e carvão vegetal é mais intensa e arrasadora."
O que em seguida se viu foi a criação de vários projetos como:
1) o "Projeto Nova Blumenau", que partiu de uma assembléia de cidadãos locais e que durou apenas um ano pela falta de apoio da prefeitura para viabilizar as propostas elaboradas pelas comissões e uso político da mesma;
2) o "Projeto Crise", da Fundação Universidade Regional de Blumenau, com o objetivo de desenvolver as chamadas medidas não-estruturais para proteção de enchentes, englobando monitoração do tempo, monitoração de níveis, modelos de previsão hidrológica e cartas de risco de inundação, uma espécie de sistema de alerta, que também envolvia as Centrais Elétricas de Santa Catarina;
3) o estudo realizado entre 1986 e 1990 pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, em parceria com o extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento, que previa a retificação e alargamento da calha do Rio Itajaí-Açu, de forma a facilitar o escoamento das águas e a construção de um canal artificial de 10 quilômetros ligando a cidade de Itajaí à praia de Navegantes;
4) o "Plano Global e Integrado de Defesa contra as Enchentes", dos governos estadual e municipal, que previa a instalação de comitês de bacia, a começar pela bacia do Itajaí, também teve o apoio da Furb na formação do estatuto dos comitês.
No entanto, apesar dos eloqüentes discursos de 1984 do então governador Esperidião Amin, nenhuma das iniciativas logrou êxito: "no nível de governo estadual, as resoluções não eram transformadas em decisões políticas e, no nível comunitário, prevaleceu o habitual deixa como está para ver como fica.
A preocupação das "lideranças sociais" era predominantemente a de conseguir recursos para as obras do DNOS, enquanto a administração das enchentes, da água em geral, e a busca de soluções alternativas ou complementares, não era alvo de discussão".
Nesta tragédia de novembro de 2008, o número de mortes pode chegar a 200 pessoas, mais de 80 mil pessoas desabrigadas, um prejuízo ainda incalculável e gastos com a reconstrução econômica do Vale que certamente ultrapassará a casa dos bilhões! Certamente, não foram os "caprichos da natureza" culpados pela catástrofe.
Mas, afinal, quem são os culpados? O desmatamento na Amazônia que interfere no regime de chuvas que caem na região Sul? O aquecimento global que altera a temperatura das águas dos oceanos, causando mais evaporação - já vimos isto no Furacão Catarina, em 2004?
A irresponsabilidade total ao longo dos anos de políticos e administradores dos governos municipal, estadual e federal para resolver o problema das cheias, somado a um histórico descumprimento das leis ambientais no estado de Santa Catarina?
São constantes as denúncias dos impactos das atividades de mineração no sul do Estado, uso dos rios de forma irresponsável para construções de hidrelétricas e irrigação de monoculturas. O desmatamento crescente no Estado?
Originalmente Santa Catarina tinha 85% do território coberto pela Mata Atlântica, hoje há apenas 17,4% dessa área. De acordo com Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Santa Catarina foi o Estado que mais desmatou entre 2000 e 2005 - sendo que atualmente o governo de Santa Catarina vem trabalhando para alterar sua legislação ambiental e reduzir a proteção das chamadas áreas de preservação permanente, como encostas de morros.
A falta do mesmo espírito empreendedor da população que fez o Vale do Itajaí prosperar economicamente, aplicado a um plano de ocupação da região dentro dos parâmetos da sustentabilidade? Uma das características de todas as enchentes foi a comunidade sempre delegar a terceiros a responsabilidade de "resolver" o problema..."
A propósito: a maior parte destas informações foi extraída da tese de doutorado da professora Beate Frank ("Uma abordagem para o Gerenciamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, com Ênfase no Problema das Enchentes") de... 1995.
(01/12/2008)

domingo, 30 de novembro de 2008

... Do meio das catástrofes e dos escombros...

O Sol saiu !!!
(mensagem de um morador de Itajaí)

"Pensar para aceitar, Calar para resistir, Agir para vencer!!!
Hoje 27 de novembro de 2008 o sol saiu e conseguimos voltar a trabalhar. A despeito de brincadeiras e comentários espirituosos normais sobre esta "folga forçada" a verdade é que nunca me senti tão feliz de voltar ao trabalho. Não somente pelo trabalho, pela instituição e pela própria tranqüilidade de ter aonde ganhar o pão, mas também por ser um sinal de que a vida está voltando ao normal aqui na nossa Itajaí.
As fotos que circulam na internet e os telejornais já nos dão as imagens claras de tudo que aconteceu então não vou me estender narrando e descrevendo as cenas vistas nestes dias. Todos vocês já sabem de cor. Eu quero mesmo é falar sobre lições aprendidas.

Por mais que teorias e leituras mil nos falem sobre isso ainda é surpreendente presenciar como uma tragédia desse porte pode fazer aflorar no ser humano os sentimentos mais nobres e os seus instintos mais primitivos. As cenas e situações vividas neste final de semana prolongado em Itajaí nos fizeram chorar de alegria, raiva, tristeza e impotência.
Fizeram-nos perder a fé no ser humano num segundo, para recuperar-la no seguinte. Fez-nos ver que sempre alguém se aproveitará da desgraça alheia, mas que também é mais fácil começar de novo quando todos se dão as mãos.

Que aquela entidade superior que cada um acredita (Deus, Alá, Buda, GADU etc.) e da forma que cada um a concebe tenha piedade daqueles:

- Que se aproveitaram a situação para fazer saques em Supermercados, levando principalmente bebidas e cigarros
- Que saquearam uma farmácia levando medicamentos controlados, equipamentos e cofres e destruindo os produtos de primeira necessidade que ficaram assim como a estrutura física da mesma.
- Que pediam 5 reais por um litro de água mineral.
- Que chegaram a pedir 150 reais por um botijão de gás.
- Que foram pedir donativos de água e alimentos nas áreas secas pra vender nas áreas alagadas.
- Que foram comer e pegar roupas nos centros de triagem mesmo não tendo suas casas atingidas.
- Que esperaram as pessoas saírem das suas casas para roubarem o que restava.
- Que fizeram pessoas dormir em telhados e lajes com frio e fome para não ter suas casas saqueadas.
- Que não sentiram preocupação por ninguém, algo está errado em seu coração.
- Que simplesmente fizeram de conta que nada acontecia, por estarem em áreas secas.

Da mesma forma, que essa mesma entidade superior abençoe:

- Aqueles que atenderam ao chamado das rádios e se apresentaram no domingo no quartel dos bombeiros para ajudar de qualquer forma.
- Os bombeiros que tiveram paciência com a gente no quartel para nos instruir e nos orientar nas atividades que devíamos desenvolver.
- A turma das lanchas, os donos das lanchinhas de pescarias de fim de semana que rapidamente trouxeram seus barquinhos nas suas carretas e fizeram tanta diferença.
- À equipe da lancha, gente sensacional que parecia que nos conhecíamos de toda uma vida.
- Aos soldados do exército do Paraná e do Rio Grande do Sul.
- Aos bravos gaúchos, tantas vezes vitimas de nossas brincadeiras que trouxeram caminhões e caminhões de mantimentos.
- Aos cadetes da Academia da Polícia Militar que ainda em formação se portaram com veteranos.
- Aos Bombeiros e Policias locais que resgataram, cuidaram , orientaram e auxiliaram de todas as formas, muitas vezes com as suas próprias casas embaixo das águas.
- Aos Médicos Voluntários.
- Às enfermeiras Voluntárias.
- Aos bombeiros do Paraná que trabalharam ombro a ombro com os nossos.
- Aos Helicópteros da Aeronáutica e Exercito que fizeram os resgates nos locais de difícil acesso.
- Aos incansáveis do SAMU e das ambulâncias em geral, que não tiveram tempo nem pra respirar.
- Ao pessoal do Helicóptero da Polícia Militar de São Paulo, que mostrou que longo é o braço da solidariedade.
- Ao pessoal das rádios que manteve a população informada e manteve a esperança de quem estava isolado em casa.
- Aos estudantes que emprestaram seus físicos para carregar e descarregar caminhões nos centros de triagem.
- Às pessoas que cozinharam para milhares de estranhos.
- Ao empresário que não se identificou e entregou mais de mil marmitex no centro de triagem.
- A todos que doaram nem que seja uma peça de roupa.
- A todos que serviram nem que seja um copo de água a quem precisou.
- A todos que oraram por todos.
- Ao Brasil todo, que chorou nossos mortos e nossas perdas.
- Aos novos amigos que fiz no centro de triagem, na segunda-feira.
- A todos aqueles que me ligaram preocupados com a gente.
- A todos aqueles que ainda se preocupam por alguém.
- A todos aqueles que fizeram algo, mas eu não soube ou esqueci.


Há alguns anos, numa grande enchente na Argentina um anônimo escreveu isto:

COMEÇAR DE NOVO


Eu tinha medo da escuridão
Até que as noites se fizeram longas e sem luz
Eu não resistia ao frio facilmente
Até passar a noite molhado numa laje
Eu tinha medo dos mortos
Até ter que dormir num cemitério
Eu tinha rejeição por quem era de Buenos Aires
Até que me deram abrigo e alimento
Eu tinha aversão a Judeus
Até darem remédios aos meus filhos
Eu adorava exibir a minha nova jaqueta
Até dar ela a um garoto com hipotermia
Eu escolhia cuidadosamente a minha comida
Até que tive fome
Eu desconfiava da pele escura
Até que um braço forte me tirou da água
Eu achava que tinha visto muita coisa
Até ver meu povo perambulando sem rumo pelas ruas
Eu não gostava do cachorro do meu vizinho
Até naquela noite eu o ouvir ganir até se afogar
Eu não lembrava os idosos
Até participar dos resgates
Eu não sabia cozinhar
Até ter na minha frente uma panela com arroz e crianças com fome
Eu achava que a minha casa era mais importante que as outras
Até ver todas cobertas pelas águas
Eu tinha orgulho do meu nome e sobrenome
Até a gente se tornar todos seres anônimos
Eu não ouvia rádio
Até ser ela que manteve a minha energia
Eu criticava a bagunça dos estudantes
Até que eles, às centenas, me estenderam suas mãos solidárias
Eu tinha segurança absoluta de como seriam meus próximos anos
Agora nem tanto
Eu vivia numa comunidade com uma classe política
Mas agora espero que a correnteza tenha levado embora
Eu não lembrava o nome de todos os estados
Agora guardo cada um no coração
Eu não tinha boa memória
Talvez por isso eu não lembre de todo mundo
Mas terei mesmo assim o que me resta de vida para agradecer a todos
Eu não te conhecia
Agora você é meu irmão
Tínhamos um rio
Agora somos parte dele
É de manhã, já saiu o sol e não faz tanto frio
Graças a Deus
Vamos começar de novo.

Anônimo

É hora de recomeçar, e talvez seja hora de recomeçar não só materialmente.
Talvez seja uma boa oportunidade de renascer, de se reinventar e de crescer como ser humano.

Pelo menos é a minha hora, acredito.

Que Deus abençoe a todos.

Luis Fernando Gigena

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

AJUDANDO ... EM SANTA CATARINA... CATÁSTROFES...

Graça e Paz Amados

"pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos..." (II Cor. 8:4).
Meus irmãos chego até vcs nesta hora para gerarmos uma mobilização nacional a favor dos santos que moram na cidade de Blumenau, onde se encontra o Pr. Edson Mesquita, e da cidade de Itajaí, Pr. Hernande Russi, que neste momento tem muitos desalojados de suas casas, abrigados em suas igrejas. Vamos promover consolo aos santos que enfrentam tal angústia.
Conto desde já com seu amor, com a voluntariedade e a prontidão da vontade para consolarmos os amados destas cidades e outras.

O CONSELHO DE PASTORES E MINISTROS EVANGÉLICOS DE FLORIANÓPOLIS (CPMEF) INICIOU CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ROUPAS E ALIMENTOS JUNTO ÀS IGREJAS P/ AJUDAR AOS FLAGELADOS DAS ENCHENTES.
GRUPO DE TRABALHO
Lideres Fone
Pr. Anderson 3247-5099 / 3034-6900
Pr. Marlon - 8427-0115
Pr. Davi Campos
Ap. Ronaldo. 3389-3574
Bp. Alceu - 99279622
Bp. Sergio – 3222-6700 / 7811-9178

Thiago Andrade – 8405-7622

URGENTE DOAÇÕES

Todas as doações podem ser encaminhadas

p/ as Igreja Locais ou na

RENASCER EM CRISTO,

SITA À AVENIDA Mauro Ramos

Em frente Instituto de Educação

Centro – Fpolis Fone: 3222-6700

Importante, após as águas baixarem, a reconstrução,
É um dos momentos mais difícil, a mídia deixa
de informar, o povo acaba esquecendo, a emoção
acaba quem ficou sem casa, moveis etc...
fica em desespero, nessa hora que a igreja
pode agir na prática, sem tv, mas com a
Graça e Misericórdia muito amor e ação.
Ajudando com tudo que vc imagina, NECESSITAMOS.
Como ajudar na prática?
A melhor forma de ajudar:
Deixar um valor em dinheiro,
Depositar na conta da Igreja p/ fazer investimentos em:
Moveis
Eletros Domésticos
Cama – mesa – banho e o que é desafiador,
Material de Construção, Famílias que perderam
Tudo, somente ficando com a vida.
Pr. Edson Mesquita (Blumenau)
Fones: 47) 3322-5118 / 9183-4720
Banco do Brasil = PIBBlumenau
Ag. 3126-7
C.C. 13305-1
Pr. Hernande Russi (Itajaí)
Fones: 47) 3344-6406 / 9132-8377

Pr. Valmir Martins (Florianópolis)

Fones: 48) 3236-1988 / 99656242

Banco do Brasil = Igreja Batista das Nações

Ag. 4641-8

C.C. 5.640-5 26/11/08

terça-feira, 11 de novembro de 2008

MUDANÇAS NA ORTOGRAFIA... (Manual Disponível neste endereço)

A partir do próximo ano, algumas regras de escrita do nosso idioma irão mudar. O presidente Lula assinou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. No Brasil, a questão vem sendo discutida há 10 anos no Congresso Nacional.

O acordo visa unificar a língua portuguesa, que tem duas grafias oficiais, a do Brasil e a de Portugal. Com as novas regras, as diferenças ortográficas acabam em 98%. As mudanças obedecem às regras da maioria dos países e têm prazo até 2013 para serem totalmente concluídas e incorporadas pelas gramáticas.

Hoje, além de Brasil e Portugal, o idioma é falado em Timor Leste e nos países africanos Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. O português é a terceira língua mais falada no mundo. São 200 milhões de habitantes que a têm como língua oficial.


Principais Mudanças:


- As paroxítonas terminadas em “o” duplo não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”,” enjôo" ou “vôo”, será “abençoo”, “enjoo” e “voo”.


- Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”,”ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem” .


- O hífen vai desaparecer do meio de palavras, com exceção daquelas cujo prefixo termina em “r”, casos de “hiper-”, inter-” e “super-”. Assim passaremos a ter “extraescolar”, “aeroespacial” e “autoestrada”.


- O hífen passa a ser utilizado em palavras compostas cuja última letra do primeiro elemento é igual à primeira letra do segundo: micro-ondas, anti-inflamatório.


- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”.


- O trema (brasileiro) desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.


- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de “k”, “w” e “y”.


- O acento diferencial deixará de ser usado, como em “pára” (verbo) de “para” (preposição).


- Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”. O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

Fique atento e se prepare para as mudanças.


sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A Dádiva de ser um ser...

Escrevi aos meus amigos no meu orkut: (Heber Zenun)

"O raciocínio lógico leva você de 'a' a 'b'. A imaginação leva você a qualquer lugar. - Albert Einstein"

O Criador nos permite viver uma complexa dualidade. Somos "imagem e semelhança de Deus" e "pó da terra".

Viver estas dimensões horizontais e verticais aponta para nós como uma espécie de síntese.

Necessitamos então aprender a viver. Assim clamou a sociedade nos dias de Ezequiel, quando percebendo que os rumos traçados por sua própria capacidade e apenas nesta via tentar compor a vida, os estava levando a uma falência vital e por consequência pessoal e social, onde clamaram: "COMO VIVERERMOS".

Está registrado em Ezequiel 33:10 esta reflexão da sociedade. Assim, como síntese, necessitamos aprender com o CRIADOR a viver e afastar deste centro, desta base, como Salomão em seus escritos afirmou: "vaidade tudo é vaidade" (Eclesiastes 1).

Seja qual for o empreendimento com as habilidades e aparatos que venhamos a utilizar, não atingiremos os propósitos últimos de toda a ciência se tão somente não aferirmos a vida com o CRIADOR e DELE aprender os princípios para a VIDA.

As habilidades que possuímos são ferramentas adicionais que recebemos do CRIADOR para nosso ser que nos colocam em condições para aprender do universo e do próprio DEUS.

Não devem ser confundidas como um tipo de trono onde colocarmos nossa fé, esperança e amor.

Valôres tão sublimes que o ser humano possuem, somente no CRIADOR tem seu par adequado.

Nossos raciocínios nos permitem observar as dimensões que um ser criado pode chegar e estamos aptos para nos deixar conduzir pelo CRIADOR em que nosso ser e o SER dELE podem manter comunhão por uma relação de FÉ, ESPERANÇA e AMOR.

Vivemos dias de grande empobrecimento do ser, em que o próprio ser não se dá a dignidade que possue, dando crédito a suas próprias conclusões do universo do que aprender com o CRIADOR.

O CRIADOR nos apresenta uma riqueza no "se", pois toda a possibilidade do CRIADOR se encontra nesta condição para com o ser humano: "se" o amar de todo coração, "

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Os homens desejam as mulheres que não existem

Sob o Pseudônimo de Arnaldo Jabor (Ainda que ele mesmo admita que jamais escreveu sobre estes temas)


Está na moda - muitas mulheres ficam em acrobáticas posições ginecológicas para raspar os pêlos pubianos nos salões de beleza.
Ficam penduradas em paus-de-arara e, depois, saem felizes com apenas um canteirinho de cabelos, como um jardinzinho estreito, a vereda indicativa de um desejo inofensivo e não mais as agressivas florestas que podem nos assustar.
Parecem uns bigodinhos verticais que (oh, céus!...) me fazem pensar em... Hitler.

Silicone, pêlos dourados, bumbuns malhados, tudo para agradar aos consumidores do mercado sexual.
Olho as revistas povoadas de mulheres lindas... sinto uma leve depressão, me sinto mais só, diante de tanta oferta impossível.
Vejo que no Brasil o feminismo se vulgarizou numa liberdade de "objetos", produziu mulheres livres como coisas, livres como produtos perfeitos para o prazer.
A concorrência é grande para um mercado com poucos consumidores, pois há muito mais mulher que homens na praça (e-mails indignados virão...).
Talvez esse artigo seja moralista, talvez as uvas da inveja estejam verdes, mas eu olho as revistas de mulher nua e só vejo paisagens;
não vejo pessoas com defeitos, medos.
Só vejo meninas oferecendo a doçura total, todas competindo no mercado, em contorções eróticas desesperadas porque não têm mais o que mostrar.
Nunca as mulheres foram tão nuas no Brasil:
já expuseram o corpo todo, mucosas, vagina, ânus.
O que falta?
Órgãos internos?

Que querem essas mulheres?
Querem acabar com nossos lares?
Querem nos humilhar com sua beleza inconquistável?
Muitas têm boquinhas tímidas, algumas sugerem um susto de virgens, outras fazem cara de zangadas, ferozes gatas, mas todas nos olham dentro dos olhos como se dissessem:
"Venham...eu estou sempre pronta, sempre alegre, sempre excitada, eu independo de carícias, de romance!..."

Sugerem uma mistura de menina com vampira, de doçura com loucura e todas ostentam uma falsa tesão devoradora.
Elas querem dinheiro, claro, marido, lugar social, respeito, mas posam como imaginam que os homens as querem.

Ostentam um desejo que não têm e posam como se fossem apenas corpos sem vida interior, de modo a não incomodar com chateações os homens que as consomem.

A pessoa delas não tem mais um corpo;
o corpo é que tem uma pessoa, frágil, tênue, morando dentro dele.

Mas o que nos prometem essas mulheres virtuais?
Um orgasmo infinito?
Elas figuram ser odaliscas de um paraíso de mercado, último andar de uma torre que os homens atingiriam depois de suas ferraris, armanis, ouros e sucesso;
elas são o coroamento de um narcisismo yuppie, são as 11 mil virgens de um paraíso para executivos.
E o problema continua:
como abordar mulheres que parecem paisagens?

Outro dia vi a modelo Daniela Cicarelli na TV.
Vocês já viram essa moça?
É a coisa mais linda do mundo, tem uma esfuziante simpatia, risonha, democrática, perfeita, a imensa boca rósea, os "olhos de esmeralda nadando em leite" (quem escreveu isso?), cabelos de ouro seco, seios bíblicos, como uma imensa flor de prazeres.
Olho-a de minha solidão e me pergunto:
"Onde está a Daniela no meio desses tesouros perfeitos? Onde está ela?".
Ela deve ficar perplexa diante da própria beleza, aprisionada em seu destino de sedutora, talvez até com um vago ciúme de seu próprio corpo.
Daniela é tão linda que tenho vontade de dizer:
"Seja feia..."

Queremos percorrer as mulheres virtuais, visitá-las, mas como conversar com elas? Com quem?
Onde estão elas?
Tanta oferta sexual me angustia, me dá a certeza de que nosso sexo é programado por outros, por indústrias masturbatórias, nos provocando desejo para me vender satisfação.

A dificuldade de realizar esse sonho masculino é que essas moças existem, realmente. Elas existem, para além do limbo gráfico das revistas.
O contato com elas revela meninas inseguras, ou doces, espertas ou bobas mas, se elas pudessem expressar seus reais desejos, não estariam nas revistas sexy, pois não há mercado para mulheres amando maridos, cozinhando felizes, aspirando por namoros ternos.
Nas revistas, são tão perfeitas que parecem dispensar parceiros, estão tão nuas que parecem namoradas de si mesmas.
Mas, na verdade, elas querem amar e ser amadas, embora tenham de ralar nos haréns virtuais inventados pelos machos.
Elas têm de fingir que não são reais, pois ninguém quer ser real hoje em dia - foi uma decepção quando a Tiazinha se revelou ótima dona de casa na "Casa dos Artistas", limpando tudo numa faxina compulsiva.

Infelizmente, é impossível tê-las, porque, na tecnologia da gostosura, elas se artificializam cada vez mais, como carros de luxo se aperfeiçoando a cada ano.
A cada mutação erótica, elas ficam mais inatingíveis no mundo real.

Por isso, com a crise econômica, o grande sucesso são as meninas belas e saradas, enchendo os sites eróticos da internet ou nas saunas "relax for men", essa réplica moderna dos haréns árabes.
Essas lindas mulheres são pagas para não existir, pagas para serem um sonho impalpável, pagas para serem uma ilusão.
Vi um anúncio de boneca inflável que sintetizava o desejo impossível do homem de mercado:
ter mulheres que não existam...
O anúncio tinha o slogan em baixo:
"She needs no food nor stupid conversation".
Esta é a utopia masculina:
satisfação plena sem sofrimento ou realidade.

A democracia de massas, mesclada ao subdesenvolvimento cultural, parece "libertar" as mulheres.
Ilusão à toa.
A "libertação da mulher" numa sociedade ignorante como a nossa deu nisso: superobjetos se pensando livres, mas aprisionados numa exterioridade corporal que apenas esconde pobres meninas famintas de amor e dinheiro.
A liberdade de mercado produziu um estranho e falso "mercado da liberdade".
É isso aí.
E ao fechar este texto, me assalta a dúvida:
estou sendo hipócrita e com inveja do erotismo do século XXI?
Será que fui apenas barrado do baile?

Pseudônimo: Arnaldo Jabor


Fonte:


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Reflexões bem humoradas sobre a masculinidade...

RECEBI DE UMA AMIGA E DEIXO AQUI POR PERCEBER UMA GRANDE NECESSIDADE DE PROFUNDA REFLEXÃO... EHEHEHEH... :




INSCRIÇÕES ABERTAS ! (vagas limitadas) NÃO PERCAM!



Novo Curso de Formação para Homens


OBJETIVO PEDAGÓGICO


Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência -

o cérebro
.

SÃO 4 MÓDULOS


Módulo 1: Introdução (Obrigatório)




1. Aprender a viver sem a mamãe (2.000 horas)
2. Minha mulher não é minha mãe (350 horas)
3. Entender que não se classificar para o Mundial não é a MORTE (500 hs)




Módulo 2: Vida a dois




1. Ser pai e não ter ciúmes do filho (50 horas)
2. Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas (500 hs)
3. Superar a síndrome do ' o controle remoto é meu' (550 horas)
4. Não urinar fora do vaso (1.000 horas - exercícios práticos em vídeo)
5.. Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário (800 hs)
6. Como chegar ao cesto de roupa suja (500 horas)
7. Como sobreviver a um resfriado sem agonizar (450 horas)




Módulo 3: Tempo livre




1. Passar uma camisa em menos de duas horas (exercícios práticos)
2. Tomar a cerveja sem arrotar, quando se está à mesa (exercícios práticos)




Módulo 4: Curso de cozinha




1. Nível 1 (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA

2. Nível 2 (avançado) minha primeira sopa instantânea sem queimar a Panela

3
. Exercícios práticos - ferver a água antes de por o macarrão




CURSOS COMPLEMENTARES:



POR RAZÕES DE
DIFICULDADE , COMPLEXIDADE E ENTENDIMENTO DOS TEMAS , OS CURSOS TERÃO NO MÁXIMO 3 ALUNOS.

1.
A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos;
2.
Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade (práticas em laboratório);
3.
Porque não é crime presentear com flores, embora já tenha se casado com ela;
4.
O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário? (biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)
5.
Como baixar a tampa do vaso passo a passo (teleconferência);
6.
Porque não é necessário agitar os lençóis depois de emitir gases intestinais (exercícios de reflexão em dupla);
7.
Os homens dirigindo, podem SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes (testemunhos);
8.
O detergente: doses, consumo e aplicação.
Práticas para evitar acabar com a casa;
9.
A lavadora de roupas: esse grande mistério!!
10.
Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão (exercícios com musicoterapia);
11.
A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia? ( exercícios Dirigidos por Mister M);
12.
Analisar detidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Uma palavra sobre Antony Flew

O ex-ateu Antony Flew, que já foi mesmo o ateu mais proeminente no mundo da lingua Inglesa, lança critica mordaz sobre Dawkins, o seu sucessor como ateu mais proeminente:
"O The God Delusion [em português A Desilusão de Deus] escrito pelo ateu Richard Dawkins é notável, em primeiro lugar por ter conseguído uma espécie de recorde ao vender mais de um milhão de cópias. Mas o que é muito mais notável do que o sucesso económico é que o conteúdo - ou melhor, a falta de conteúdo - deste livro mostra que o próprio Dawkins tornou-se o que ele e seus colegas secularistas acreditam tipicamente ser uma impossibilidade: ou seja, um fundamentalista secular. (a minha cópia do Dicionário de Oxford define um fundamentalista como 'um obstinado ou um adepto intolerante de um ponto de vista')."
FONTE: bethinking.org

Flew abandonou o ateísmo, em 2004 admitiu reconhecer evidências em favor da existência de Deus. Flew afirma que certas considerações filosóficas e científicas o levaram a repensar seu trabalho de apoio ao ateísmo de toda uma vida, para se tornar favorável a um tipo de deísmo, similar ao defendido por Thomas Jefferson:

"Por um lado a razão, principalmente na forma de argumentos pró-design nos assegura que há um Deus, por outro, não há espaço seja para alguma revelação sobrenatural, seja para alguma transacção entre tal Deus e seres humanos individuais".
FONTE: Biola University, [My Pilgrimage from Atheism to Theism An Exclusive Interview with Former British Atheist Professor Antony Flew, Gary R. Habermas, Biola, December 9, 2004. pp 6]


Em 2007, Flew lançou um livro intitulado "There's a God" (Existe um Deus) aonde, apesar da sua visão particular de Deus, chega mesmo a exaltar o Cristianismo:

"Na verdade, eu acho que o cristianismo é a religião que mais claramente merece ser honrada e respeitada, quer seja verdade ou não sua afirmação de que é uma revelação divina. Não há nada como a combinação da figura carismática de Jesus com o intelectual de primeira classe que foi São Paulo. Praticamente todo o argumento sobre o conteúdo da religião foi produzido por São Paulo, que tinha um raciocínio filosófico brilhante e era capaz de falar e escrever em todas as línguas relevantes"
(Antony Flew, There is a God, p. 185, 186)


http://designinteligente.blogspot.com/2008/07/antony-flew-ex-ateu-critica-dawkins-e-o.html

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ciencia e Bíblia - Harmonia na Verdade: LHC

Bóson de Higgs = Âfhâr (Hebraico - pó, partícula, fragmento).

"Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento?" (Jó 38:2).

Conhecimento... neste texto, do hebraico "da'ath", significa discernimento, percepção, entendimento, perícia, habilidade, destreza.

É natural do ser humano em sua complexidade buscar o conhecimento, buscar os fundamentos sobre tudo de si mesmo, da existência, das origens, dos propósitos, dos significados, dos fins últimos. Este anseio é uma evidência de sua identidade mais profunda de ser.

Hoje dia 10 de setembro de 2008, a humanidade se aproxima de observar estas menores partículas de que tudo foi feito em seu aspecto físico-material

Os textes estão sendo feitos com um esforço mundial de mais ou menos 9000 cientistas em um experimento na fronteira entre a França e a Suíça.

Evento noticiado por todo o mundo na manhã desta quarta-feira, quando o grande círculo de 27 kms entrou em funcionamento há 120 metros abaixo da superfície, acelerando 10 trilhões de partículas para que possam dar 10.000 voltas por segundo neste centro de experiências chamado LHC (Large Hadron Collider) - http://lhc.web.cern.ch/lhc/ .


LARGE HADRON COLLIDER


http://lhc.web.cern.ch/lhc/



Esta experiência traz a expectativa de inúmeros avanços na ciência em muitas áreas do conhecimento, entre elas a expectativa de descobrir onde a matéria para de se dividir, isto é onde está a menor partícula existente, qual a menor partícula que de fato forma a massa, a partícula básica da massa.

A busca humana por conhecimento, busca por respostas as suas perguntas mais legítimas sobre qual a origem de tudo, como tudo se forma, como desvendar os mecanismos da existência e como poder entender melhor a vida para poder viver melhor, acertar o alvo para uma vida adequada, afinal para onde caminha o universo, talvez fazendo caminho inverso, possamos descobrir o verso, o universo, o propósito.

Em certo aspecto temos uma física-filosófica para lidar com os fins últimos da existência, os aspectos profundos dos significados. Buscar os elementos que possam desvendar a vida, onde afinal está o mecanismo da vida. De fato, desde criança, temos a intuição de desmontar brinquedos para saber e ver como funcionam. Estas características fazem parte de um pensador, a curiosidade, a contestação e ainda outra característica essencial do ser que é a capacidade de mudar sua forma de pensar quando diante da Verdade, pela qual o ser humano tem uma inextinguível sede e investe sua vida nesta busca. Mas também observamos uma característica presente no processo da busca pela Verdade, a formação mitológica ou mitologição da expectativa, que potencia o objeto da pesquisa ou reduzindo ou aumentando o fato. Este fenômeno está presente em todas as áreas da vida e da pesquisa e da experiência, como na ciência, na política, na religião, etc...

No meio religioso a mitologia atinge as questões da fé conduzindo pessoas via exarcebação do poder de indivíduos, manipulação do indivíduo e sua fé com referências fora do padrão de ensino das Escrituras, utilizando sempre a anulação do pensamento (pensar - do latin: pesar - capacidade de pesar os elementos com base na verdade e falsidade), desta forma pessoas criam idéias mitológicas a respeito de Deus e Seus Pensamentos. Na esfera política o fenômeno, atinge as pessoas que conferem a si mesmos valôres tais que beira a insanidade ou o mito, dada a impossibilidade de tais propostas serem sequer trabalhadas. Igualmente na ciência algumas situações onde os pesquisadôres atribuem valôres transcendentes à suas pesquisas, juntando ao campo da pesquisa a afirmação de suas crenças.

Este momento do LHC já está se tomando forma mitológica na mídia, com manchetes catastróficas sobre o surgimento de buracos negros que engoliriam o planeta Terra, outros afirmando ser o LHC um rastreador da "partícula Deus" ou ainda a partícula que reproduzirá o que afirma a teoria do Big-Bang.

Afirmar com um experimento real uma teoria é lidar na área do mito, uma evidente postura mitológica. A pesquisa por sí apenas verificará a menor partícula que igualmente também a Bíblia afirma como material na origem do universo material. Tendo o CRIADOR se utilizado da menor partícula para dar forma aos elementos. O próprio ser humano tem em si mesmo esta composição de partículas em seu aspecto material, conforme lê-se em Genesis 2:7 "E formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra", isto é, todo o elemento material do universo, inclusive o próprio ser humano tem em comum esta menor partícula em sua constituição física. Assim, tanto a ciência, agora com este experimento LHC, quanto a Bíblia concordam com este ponto.

Agora houve uma significativa redução da distância entre a ciência e a Bíblia. A ciência está apenas confirmando a afirmação Bíblica quando provar a existência da menor partícula, o que sem dúvida acontecerá, por ser VERDADE. Assim o que permanece no campo da divergência se reduziu muito. A lacuna como sempre é vencida em ambas visões de vida no âmbito da fé. E ainda ficarão algumas divergências pois enquanto uma área da ciência afirma ter sido esta partícula a responsável pela formação de tudo e nisto se inclui a teoria do Big-Bang como o momento inicial, a Bíblia por sua vez afirma a existência de UM CRIADOR e que uma partícula não tem em si mesma a inteligencia suficiente para gerar toda a existência e nem mesmo gerar o ser pensante, o ser humano, mas que um SER PENSANTE e CRIADOR, utilizando-se de SUA inteligencia todo o elemento material que é SUA matéria prima, com isso dá forma a tudo.

O momento é sem dúvida muito expressivo, quando a Ciencia percorrendo este caminho da pesquisa, de tamanho investimento, das milhares de mentes pensantes, das construções impressionantes, como o LHC, está abrindo novos horizontes de tal forma que já está sendo anunciada uma era na ciência de "antes de LHC" ou "depois do LHC". Há uma intuição em todos os que trabalham neste evento, de que estão de fato diante da oportunidades jamais vistas, às portas de descobrirem talvez a menor partícula existente e de como é formada a matéria que está disponível agora para a comunidade pensante. A partir destas observações muita especulação, curiosidade, fé, até elementos mitológicos serão notáveis. A ciência lida com as mesmas dimensões que outras áreas logo o elemento fé se faz necessário para a continuidade, mas é importante que a fé seja conduzida pela via da verdade e certamente haveremos de aprender mais sobre a Verdade a partir do LHC que está recebendo o nome de poderosíssimo microscópio do universo. Evidentemente que a essência, o ser, o mecanismo inteligente, o que faz mover tudo, o que dá origem às formas, isto é, o CONSTRUTOR não é visível pelo LHC. Poderemos ver o material utilizado, as estruturas físicas, mas não poderemos ver o CONSTRUTOR, há uma distinção do ser para com a matéria.

Mas a via da fé estará sendo também evidenciada nas afirmações sobre as evidências ou sobre o Big-Bang ou o CRIADOR. Assim estaremos da mesma forma diante de duas vias que exigirão fé, onde a potencia do LHC nao alcança deveremos estender-nos pela fé por uma via ou outra, mas sempre o ser se utilizará dos elementos verdade-falsidade para julgar onde depositará sua fé, serão utilizados pressupostos destas duas afirmações e ao final o elemento fé será a via condutora da pessoa ou por uma via ou outra.

A questão do texto de Jó acima, traz a reflexão sobre esta busca de procurar entender o universo pela sua própria ótica, tendo apenas esta como referência o que o ser humano apenas pode verificar pode embaçar a verdade que se utiliza de elemento transcendente mas via verdade pelo padrão do que ensina também nesta esfera, o que é essencial para a visão ampliada que levará o ser para o entendimento da Realidade tanto a nível físico quanto a nível transcendente.

A história humana alterna-se entre momentos quando o ser humano está propenso a considerar os Argumentos do CRIADOR e outros momentos quando está determinado a apenas considerar a si mesmo. Nesta situação estava Jó que tem em Salomão seu par neste ponto de vista e ainda mais ampliado quanto a tentativa de viver a vida apenas pela ótica pessoal, que terminou por levar Salomão escrever seu livro testemunho ECLESIASTES, onde afirma a inutilidade desta cosmovisão ou o quanto é vão o esforço humano para alcançar por si mesmo as dimensões que lhe dão sginificado, validade, sentido e verdade utilizando apenas por seus próprios esforços. Nós temos esta complexidade transcendente que encontram par somente no SER TRANSCENDENTE, O SER CRIADOR. Posso dizer "eu" com toda a dignidade de existir.. somente em estando pareado naquele que também afirma EU SOU, o CRIADOR. Ele que se manifesta e prepara os "tijolos" as partículas da sua criação, somente nELE o ser humano pode ter seu estágio espiritual acionado e transcender naturalmente com ELE na compreensão e dimensões da existencia, da vida, do significado, sentido e validade.

Esta relação transcendente como todas as relações precisa ser estabelecida dignamente e assim somente pela via da liberdade de escolha, do amor que vincula legítimamente uma relação e a continuidade por amor e no que a própria orientação de Deus chama de fé... isto é o fundamento legítimo do ser na VERDADE que dignifica tanto a própria verdade, quanto o ser pessoa, quanto ao CRIADOR.

Estamos sim vivendo momentos significativos. E que possam ser mais significativos ainda quando pesquisadôres de todas as ciências possam novamente dar lugar à busca do UNO no universo, daquELE que É e que tudo fez e que está pronto a ter uma relação de amor com os que criou, com base nestas dimensões sagradas que existem no ser. E então todas estas descobertas possam de fato confirmar o bom senso do universo criado e preparado inteligentemente com amor para favorecer o ser humano e para que este viva nele de forma significativa e aprenda a viver com o próprio Criador e Autor de tudo, o ETERNO onde de fato nosso ser encontra repouso por ser constantemente o mesmo e o novo.

De fato sobram duas alternativas para análise:

1. Lá estão os "tijolos", talvez eles tenham em si mesmos inteligência e então construíram todo o universo a partir desta inteligencia nata nestas matérias.

2. Lá estão os "tijolos", talvez um CONSTRUTOR tenha feito o universo com eles.

Antony Flew pode dar interessante contribuição sobre isso ao afirmar que tendo sido ateu por quase 70 anos, em determinado momento começou a pensar sobre um mármore, se ele deixasse este mármore sobre um local por 1 milhão de anos e depois pudesse voltar lá, seria muito difícil aceitar a idéia de que aquele mármore pudesse olhar para ele e dizer: "eu". Com este raciocínio resolver aceitar a hipótese mais viável de um CRIADOR para tudo e não que uma matéria houvesse uma mudança de tal monta que do impessoal fosse gerado o pessoal, assim deu para si mesmo a nova direção, uma nova fé diferente da que como anteiormente como ateu adotara da não existência de um Criador, agora sua fé está na direção e na relação com este CRIADOR (Ler o livro: There is a god: How the world's most notorius atheist changed his mind - 2007 by Antony Flew / Já em português: Deus existe - Antony Flew - Ed.Ediouro).

A resposta para seguir neste sentido, para dar este sentido à sua própria vida, a palavra final é passada agora ao ser humano, depois do argumento da natureza, da palavra que foi dada pelo Criador por esta evidência do universo composto, construído com inteligencia, fica então ao ser humano a oportunidade da resposta e esta livremente a partir do que cre e do que vai viver.


Jó pode em seus dias um discernimento de que avaliar o universo por si mesmo pode significar perder de vista o próprio CRIADOR se tão somente não houver um bom senso o tempo todo fazendo-nos perceber que nossa constituição nos deixa vulneráveis a interpretações equivocadas a partir tão somente de nossos pontos de vista e nosso senso passa a ser nosso equívoco, mas se junto ao bom senso, nos nortearmos pela Presença, pelo AUTOR do universo, pelo CRIADOR que se afirma com suas próprias obras e por Sua Palavra ao se comunicar com o ser humano de forma inteligente, então como Salomão mesmo afirmou no seu livro de Provérbios 1:7 "O temor do SENHOR é o princípio do saber", assim, ele percebeu que toda a ciência de que dispomos aguarda que o ser humano aprenda primeiramente com o AUTOR do universo a viver e então sua forma de lidar com os elementos serão de fato sábias e conduzirá sua ciência para o fim último para o qual foram criadas, não sendo embaçada a ciência por quaisquer interesses estranhos ao bem.

É possível um avanço ainda maior no sentido de uma percepção sobre o valor da unidade na diversidade, a UNIVERSIDADE, e então considerar não a pluriversidade, mas a UNIVERSIDADE, a VERDADE existente e expressada nos elementos pesquisados e na VERDADE do ÚNICO CRIADOR que quer ensinar o ser humano a viver. É possível perceber a importância de se estar diante da evidência pura e simples e perceber que assim é a existência, sem mitologias, mas pura e simples, assim como o é o CRIADOR. É possível concluir que em todas as áreas se faz necessário uma excelencia para que a VERDADE seja respeitada como tal e o ser que a está examinando seja submisso à sua argumentação.

E finalmente podemos ver que Higgs anunciou o que Gênesis afirma categóricamente, que o universo de fato foi construído com matéria muito pequena, partículas muitíssimo pequenas que se compõem e são moldadas pelas mãos do SÁBIO CONSTRUTOR o único DEUS ETERNO: "e fez o homem do pó da terra", assim tanto o homem quanto todo o universo são constituídos da mesma matéria e a partir desta base em que podemos de fato viver aqui, somos chamados a aprender do Criador e com ELE para que a vida seja vivida nas diretrizes para as quais foram projetadas para serem vividas.

Deus abençoe a todos e continuamos a orar por todos!!!

hzenun@gmail.com
MSN: heber_zenun@gmail.com
BLOG: http://heberzenun.blogspot.com/
Mensagens via Internet: http://www.mogulus.com/theoterapia
ORKUT: heber zenun

"Só há um ser forte o suficiente para exultar-se em meio à monotonia: DEUS" (G. K. Chesterton)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

APASCENTANDO OVELHAS OU ENTRETENDO BODE...

Apascentando ovelha ou entretendo bode

C.H. Spurgeon

* * *

Um mal acontece no arraial professo do Senhor, tão flagrante na sua impudência, que até o menos perspicaz dificilmente falharia em notá-lo. Este mal evoluiu numa proporção anormal, mesmo para o erro, no decurso de alguns anos. Ele tem agido como fermento até que a massa toda levede.

O demônio raramente fez algo tão engenhoso, quanto insinuar à Igreja que parte da sua missão é prover entretenimento para o povo, visando alcançá-los. De anunciar em alta voz, como fizeram os puritanos, a Igreja, gradualmente, baixou o tom do seu testemunho e também tolerou e desculpou as leviandades da época. Depois, ela as consentiu em suas fronteiras. Agora, ela as adota sob o pretexto de alcançar as massas.

Meu primeiro argumento é que prover entretenimento ao povo, em nenhum lugar das Escrituras, é mencionado como uma função da Igreja. Se fosse obrigação da Igreja, porque Cristo não falaria dele? "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Lc.16:15). Isto é suficientemente claro. Assim também seria, se Ele adicionasse "e provejam divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho". Tais palavras, entretanto, não são encontradas. Nem parecem ocorrer-Lhe.

Em outra passagem encontramos: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres"(Ef.4:11). Onde entram os animadores? O Espírito Santo silencia, no que se refere a eles. Os profetas foram perseguidos por agradar as pessoas ou por oporem-se a elas?

Em segundo lugar, prover distração está em direto antagonismo ao ensino e vida de Cristo e seus apóstolos. Qual era a posição da Igreja para com o mundo? "Vós sois o sal da terra" (Mt.5:13), não o doce açúcar – algo que o mundo irá cuspir, não engolir. Curta e pungente foi a expressão: "Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos"(Mt.8:22). Que seriedade impressionante!

Cristo poderia ter sido mais popular, se tivesse introduzido mais brilho e elementos agradáveis a sua missão, quando as pessoas O deixaram por causa da natureza inquiridora do seu ensino. Porém, eu não O escuto dizer: "Corre atrás deste povo Pedro, e diga-lhes que teremos um estilo diferente de culto amanhã; algo curto e atrativo, com uma pregação bem pequena. Teremos uma noite agradável para eles. Diga-lhes que, por certo, gostarão. Seja rápido, Pedro, nós devemos alcançá-los de qualquer jeito!".

Jesus compadeceu-se dos pecadores, lamentou e chorou por eles, mas nunca pretendeu entretê-los.

Em vão as epístolas serão examinadas com o objetivo de achar nelas qualquer traço do evangelho do deleite. A mensagem que elas contêm é: "Saia, afaste-se, mantenha-se afastado!"

Eles tinham enorme confiança no evangelho e não empregavam outra arma.

Depois que Pedro e João foram presos por pregar o evangelho, a Igreja reuniu-se em oração, mas não oraram: "Senhor, permite-nos que pelo sábio e judicioso uso da recreação inocente, possamos mostrar a este povo quão felizes nós somos". Dispersados pela perseguição, eles iam por todo mundo pregando o evangelho. Eles "viraram o mundo de cabeça para baixo". Esta é a única diferença! Senhor, limpe a tua Igreja de toda futilidade e entulho que o diabo impôs sobre ela e traze-a de volta aos métodos apostólicos.

Por fim, a missão do entretenimento falha em realizar o objetivo a que se propõe. Ela produz destruição entre os jovens convertidos. Permitam que os negligentes e zombadores, que agradecem a Deus porque a Igreja os recebeu no meio do caminho, falem e testifiquem! Permitam que falem os negligentes e zombadores, que foram alcançados por um evangelho parcial; que falem os cansados e oprimidos que buscaram paz através de um concerto musical. Levante-se e fale o bebado para quem o entretenimento na forma de drama foi um elo no processo de sua conversão! A resposta é óbvia: a missão de promover entretenimento não produz convertidos verdadeiros.

O que os pastores precisam hoje, é crer no conhecimento aliado a espiritualidade sincera; um jorrando do outro, como fruto da raiz. Necessitam de doutrina bíblica, de tal forma entendida e experimentada, que ponham os homens em chamas.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Recebí este email.. e estou deixando aqui para pensarmos...

REPASSEM:

O líquido mais caro do mundo.
R$ 13.575,00 O LITRO

Realmente é um absurdo!!!
Não tinha feito este comparativo.


Imprimir ou tomar champanhe francês?

O que é que custa quase
R$ 13.575,00 o litro e não é para beber?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA !
VOCE JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO?

Veja o que estão fazendo conosco.

Já nos acostumamos aos roubos e furtos e ninguém reclama mais. Há não muito tempo atrás, as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, o mercado matricial doméstico mudou, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade dessas novas impressoras. Aí veio a grande sacada dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora. Olha só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos.

VEJA ESTE EXEMPLO :

Uma HP DJ3845 é vendida nas principais lojas por aproximadamente R$ 250,00.

A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00.

Daí você vende a sua impressora semi-nova sem os cartuchos por uns R$90,00 (pra vender rápido), junta mais R$ 80,00 e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica, ainda economizará R$ 80,00! Os fabricantes fingem que nem é com eles, dizem que é caro por ser tecnologia de ponta.
Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um Cartucho HP, com míseros 10ml de tinta custa R$ 55,99. Isso dá R$5,99 (cinco reais e noventa e nove centavos) por mililitro. Só para comparação, Champagne Veuve Clicquot City Travelle custa por mililitro = R$1,29 (um real e vinte e nove centavos). Só acrescentando: as impressoras HP1410, 3920 que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 (cinco) ml de tinta! A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida por R$ 75,00. Fazendo as contas: 1.000ml / 5.5ml = 181 cartuchos
* R$ 75,00 = R$13.575,00 .

R$ 13.575 ,00 por um litro de tinta colorida. Com este valor podemos
comprar aproximadamente:

- 300gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42;
- 1 UNO Mille 2003;
- 45 impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB.

Ou seja, um assalto!

Está indignado? Então repasse este e-mail adiante, pois os parlamentares alegam que o povo não reclama de nada, que perdeu a capacidade de se indignar!
Vamos ver!!!!!!



Morte Súbita de bebês (2)

04/08/2008 - 09h13

Médicos divergem sobre a posição correta no berço

RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo

Embora seja consenso que dormir com a barriga para baixo representa um dos principais fatores de risco para a síndrome da morte súbita de recém-nascidos, os médicos ainda não chegaram a um acordo sobre a segurança de deixar o bebê dormir de lado.

"Tanto faz o recém-nascido dormir de lado ou com a barriga para cima", afirma o médico Eduardo Watanabe, que coordena a equipe de obstetrícia do hospital Santa Catarina, de São Paulo.

Watanabe explica que é recomendável ainda que os berços dos bebês tenham uma ligeira inclinação, para que a parte de cima do corpo fique elevada. Os travesseiros, porém, não podem ser altos, porque a inclinação só do pescoço pode dificultar a respiração.

O médico e professor da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) Cesar Victora é contrário à posição lateral. Ele defende que a única posição correta para os recém-nascidos é de barriga para cima.

"Não é verdade que colocar o nenê de lado seja o mesmo que colocá-lo de barriga para cima. O nenê colocado de lado pode facilmente virar para ficar de barriga para baixo e sofrer asfixia e morte súbita. Isso está comprovado por várias pesquisas", argumenta.

Victora lembra ainda que as autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciam a barriga para cima como "a posição mais segura".

"O que importa é que não durma com a barriga para baixo", afirma Edinéia Vaciloto Lima, neonatologista da UTI pediátrica da maternidade Pro Matre Paulista.

A preocupação com a posição do recém-nascido não deve ocorrer apenas à noite, mas também quando dorme de dia. Com seis semanas, por exemplo, os bebês precisam de 15 a 16 horas de sono por dia.

Morte Súbita de bebês...

04/08/2008 - 09h09

Com cuidados simples, pais evitam morte súbita de bebê

RICARDO WESTIN
da Folha de S.Paulo

A notícia da morte de um bebê de sete meses em São Paulo duas semanas atrás deixou pais e mães assustados. Gabriel Santos Ribeira, de sete meses, morreu misteriosa e repentinamente no berçário de uma creche de São Paulo. Uma das hipóteses aventadas é a chamada síndrome da morte súbita do recém-nascido.

A morte súbita ocorre quando o bebê deixa de respirar e seu coração pára de bater sem nenhum motivo aparente. Mesmo depois de uma investigação detalhada, não se consegue descobrir a razão.

Estudos feitos no Rio Grande do Sul na década de 80 chegaram ao índice de um bebê vítima da morte súbita em cerca de mil nascimentos.

Debruçando-se sobre os casos, os médicos conseguiram identificar uma série de características comuns à maioria dos bebês que morreram repentinamente, embora ainda não saibam explicar exatamente como se deu a relação dessas características com as mortes.

O principal fator de risco é deixar a criança dormir com a barriga para baixo. Os pais podem reduzir as chances de uma morte súbita afastando esse e os demais fatores de risco.

"Quando dou orientações aos pais, não falo morte súbita, porque choca. Mas explico que o bebê não pode dormir com a barriguinha para baixo porque pode se sufocar. Ele ainda não tem reflexos, não consegue gritar e não é capaz de se virar. Em questão de minutos, perde-se a criança", diz Edinéia Vaciloto Lima, neonatologista da maternidade Pro Matre Paulista.

A síndrome da morte súbita ocorre até o primeiro ano de idade, mas é mais freqüente entre o segundo e o quarto mês. Afeta mais os meninos do que as meninas. É mais comum à noite, enquanto o bebê dorme, e nos meses de inverno.

Outro fator de risco é deixar o bebê aquecido demais, com cobertores pesados ou muita roupa. O recém-nascido também não deve dormir em locais macios demais, como almofadas, sofás e a cama dos pais. O colchão do berço deve ser firme.

"São coisas simples, que podem ser mudadas", afirma o médico Nivaldo de Souza, da UTI pediátrica da Unifesp.
Têm mais chances de ter morte súbita os bebês que convivem com fumantes, os que não são alimentados com o leite materno, os que tiveram algum irmão morto nos primeiros meses de vida sem motivo aparente e os que nasceram abaixo do peso e prematuramente. Nesse último caso, acredita-se que a morte ocorra pelo fato de os bebês não terem o mecanismo cerebral que controla a respiração completamente desenvolvido.

O médico Paulo Nader, um dos diretores da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que os pais não devem se preocupar a ponto de acordarem várias vezes durante a noite para ver se seus bebês estão bem. "Em primeiro lugar, a incidência não é tão alta. Depois, podemos evitar os fatores de risco."

Outra hipótese cogitada para a morte do bebê Gabriel na creche de SP é o refluxo. O problema ocorre quando o alimento ingerido volta à boca. A comida pode obstruir a passagem do ar ou ser aspirada para o pulmão, impedindo o bebê de respirar.

Para evitar esse risco, os médicos recomendam que a criança não seja colocada para dormir imediatamente depois de mamar. Ele deve ficar de pé por alguns minutos, até arrotar.

O refluxo é relativamente comum nos recém-nascidos. Se os episódios se tornarem freqüentes ou se grandes quantidades de alimento voltarem, os pais devem buscar um pediatra.

domingo, 22 de junho de 2008

Transmissão ao vivo ... INTERNET

Iniciamos transmissão ao vivo:

http://www.mogulus.com/theoterapia

THEOTERAPIA - Terapia de Deus...

"REFLEXÃO SOBRE A EXISTÊNCIA, O SER, O CRIADOR, A AUTO-REVELAÇÃO DO CRIADOR, SUA PALAVRA, A INTELIGÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, A LINGUAGEM E A CIÊNCIA HERMENÊUTICA, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DAS ORIENTAÇÕES DO CRIADOR PARA O SER HUMANO..."

"CRÍTICA DA ARTE: INDICAÇÃO DE LITERATURA, FILMES, AUTORES, EDITORAS, PRODUÇÕES, ARTE EM GERAL"

"COSMOVISÃO, SISTEMA DE CRENÇA, RELIGIÃO, MORAL, ÉTICA, FAMÍLIA, VIDA EM SOCIEDADE"

Dia: Todos os dias.

Horário: 24:00 hrs ou ... O TEMPO TODO...

"U WELCOME HERE... !!!"

Heber...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Estudos Básicos Teológicos...

~ CURSO BÁSICO TEOLÓGICO ~

MÓDULO UM:

INTRODUÇÃO BÍBLICA e ANTIGO TESTAMENTO - A origem do Universo: Visão Bíblica x Teoria da Evolução; Geografia e Arqueologia Bíblica: Antigo Oriente Próximo, Crescente Fértil, a Palestina de Abraão a Malaquias; Principais Impérios Mundiais dos tempos bíblicos: Impérios Egípcio, Assírio, Babilônico, Persa, Grego e Romano; Formação da Nação de Israel e Conquista de Canaã; Divisão do Reino de Israel; Os Juizes, Reis e Profetas de Israel; Cronologia Bíblica. O Cânon do Antigo e Novo Testamentos; A Papirologia; O período interbíblico; Livros Apócrifos do Antigo e Novo Testamentos.

MÓDULO DOIS:

NOVO TESTAMENTO - Estudo da origem, da forma e do conteúdo dos Evangelhos. Estudo da vida e do ministério de Jesus Cristo dentro do seu contexto histórico, social, cultural e religioso, servindo de padrão para fé e prática cristã. Estudo dos Atos do Senhor Jesus Cristo, operando mediante o Espírito Santo através dos apóstolos, com o propósito da expansão do reino de Deus. Estudo do começo e expansão da Igreja Cristã (de Jerusalém até os "confins da terra"). Cartas Paulinas e Gerais - Um breve estudo da vida de Paulo, seu ministério e do contexto histórico, social, cultural e religioso da época em que foi escrita cada carta. Estudo indutivo, exegético e explicativo de algumas cartas.

ARQUEOLOGIA BÍBLICA - "Arque" (Origem, princípio); "Logia" (Estudo, razão), investigação dos casos de Qunram e das recentes pesquisas sobre o Exodo, conforme vídeos no meu ORKUT. Investigações em geral dos sítios arqueológicos a respeito do mundo bíblico.


MÓDULO TRÊS:

HERMENÊUTICA - Considerações gerais relacionadas com o estudo da bíblia e apresentação e aplicação de diversos métodos no estudo bíblico. Estudo dos princípios básicos e das regras de interpretação bíblica, considerando seu contexto histórico, literário e gramatical. Análise de textos controvertidos.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA A - A existência de Deus, os atributos de Deus, a providência divina, a criação, a Trindade, os Anjos, Satanás e os demônios, a criação do homem, a essência da natureza humana, o pecado e as alianças entre Deus e o homem.

HOMILÉTICA - Estudo da arte anunciar o Evangelho, "KERIGMA", anúncio da Palavra de Deus como Palavra de Deus. Autoridade do AUTOR por ser AUTOR e o leitor como humilde aprendiz de DEUS, anunciar a Palavra de Deus, como profetas de Deus para o tempo do profeta.

MÓDULO OUATRO:

TEOLOGIA SISTEMÁTICA B - A pessoa de Cristo, a Expiação, Ressurreição e Ascensão, os Oficios de Cristo, a Obra do Espírito Santo, a graça comum, Eleição e reprovação, Regeneração, Conversão, Justificação, Adoção, Santificação, a Morte e o Estado Intermediário, a Glorificação.

LIDERANÇA CRISTÃ - Estudo dos princípios bíblicos da liderança sábia, coerente e eficaz. Administração sob a ótica da Palavra de Deus. Motivação-motivare-emoção = EU.

DISCIPULADO CRISTÃO - O discipulado no ministério cristão. Discipulado individual e em pequenos grupos, como começar, sendo servo, vivendo como servo, funcionando como servo.

MÓDULO CINCO:

TEOLOGIA SISTEMÁTICA C - A Igreja: Significado, natureza, características e propósitos. A Pureza e unidade da Igreja; O poder de Cristo e a Igreja seu corpo; Batismo e Ceia do Senhor; Adoração; A volta de Cristo; Escatologia; Juízo Final e Castigo Eterno; Novo Céu e Nova Terra.

TEOLOGIAS COMPARADAS - Estudo do fenômeno chamado "fé". Teologias, Estudo das grandes religiões mundiais, como: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo e suas ramificações.

MÓDULO SEIS:

LAR CRISTÃO - Estudo da visão cristã sobre o casamento, família e educação dos filhos. Dilemas e desafios da família moderna. Educação sexual e a família. O preparo para o casamento e o papel da igreja na formação e
manutenção da família. Solteiros, viúvos e órfãos, separados, disturbios da identidade humana, THEOTERAPIA.

ÉTICA CRISTÃ - Sistema de crença, eu profundo, moral, ética. Apresentação dos diversos sistemas éticos existentes. Definição de ética cristã e estudo de
questões fundamentais relacionados com ela. Estudo e debates de questões específicas, como: aborto, eutanásia, pena de morte, política, guerra, revolução sexual, casamento, família, divórcio, questões bioéticas, ecológicas, etc.

ACONSELHAMENTO PASTORAL - Estudo dos fundamentos do aconselhamento pastoral e sua prática, integrando alguns princípios terapêuticos básicos conforme a Palavra de Deus, Psiquê-Pneuma-Soma, Estudo do SER, o "eu" profundo, e a terapia de Deus, THEOTERAPIA.


Faça sua inscrição por internet: (VOCE É BEM VINDO SE QUISER ADICIONAR).

MSN: heber_zenun@hotmail.com
ORKUT: heber zenun
Skype: hbrznn
Email: hzenun@gmail.com

Estudos com atenção particular a cada aluno, e atendimento a todas as questões em particular visando o crescimento sob a condução e luz da Inerrante, Perfeita, Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, preservada especialmente por Deus para nosso bem e condução na Verdade - Salmo 119 - João 14:6

Investimento: Este ministério se mantém por ofertas voluntárias dos estudantes.

(Encontros também particulares para debates e estudos P2P - Em Florianópolis SC - Com agendamento).

Deus abençoe a todos que desejam com sinceridade servir ao SENHOR.

Heber, um servo.

(Esta grade de estudos tem por base mas não segue no seu todo a que é utilizada em nossa Faculdade Teológica - IBE SC - Nível Básico - Onde sou professor)

Se voce tiver oportunidade estude em nível universitário no IBE - Estudos todos os dias. Ou pode fazer o curso básico no IBE. Mas se não houver disponibilidade para estar fazendo estes cursos na escola, pode estudar desta forma pessoal via internet, onde sou o professor em particular.

Site do IBE:

http://www.institutobatista-sc.com.br/basicoteologico.php