KOINONIA e EKKLESIA
PALAVRA GREGA PARA "COMUNHÃO" COM RAIZ NA PALAVRA
KOINOS QUE SIGNIFICA "CASA"; "FAMÍLIA"...
O ETERNO, mais conhecido por DEUS, embora o termo
"DEUS" do hebraico "ELOHIM" seja um termo genérico, mas
também aplicável AQUELE que de fato é DEUS, que por SI mesmo se denomina O
ETERNO, do hebraico "YHWH" (Sem vogais, sem transliteração possível,
mas com significado: O ETERNO; ou EU SOU O QUE SOU; isto é, não há nada como
ELE; Não há definição possível para ELE; ELE É O QUE É)...
Este ETERNO, PESSOAL, DEUS, nos busca em SI mesmo, sendo ELE
mesmo o ÚNICO MEDIADOR entre nós e ELE mesmo: O CRISTO, O MESSIAS (UNGIDO, SEPARADO
PARA), nascido JESUS (YESHUA = O que salva do estado anárquico = pecado)...
Este JESUS, o único que pode fazer não somente uma reforma
na pessoa, não uma nova religião, não uma nova filosofia, não uma nova
educação, mas ELE faz da pessoa uma NOVA PESSOA...
E a faz família do ETERNO
pelo SEU ÚNICO e EXCLUSIVO poder e graça...
Assim gerando uma família deste DEUS, família que por
característica natural se reúne em suas casas como famílias, sendo o que
caracteriza materialmente a família é a sua casa...
Assim seu povo também chamado "minha igreja" ou
"ekklesia mou - εκκλησίαν μου"; isto é da palavra composta por
"ek"=de e "kaleo"=chamados; ou "chamados de" ou
"aqueles que o SENHOR JESUS está chamando do universo geral para serem
seus. Simplesmente este é o significado de "igreja" ou
"ekklesia", no sentido que JESUS deu ao termo, pelo qual sentido já
existia nos seus dias este termo... (Mateus 16)
Sem querer entrar nas diversas aberrações adquiridas por
este termo ao longo dos séculos e principalmente nos dias de hoje, quando
assume significados quiméricos em uma pobre hermenêutica e muito mais pobre
exegese, nos ateremos ao significado dado por JESUS...
Assim que a "εκκλησίαν μου" de JESUS, se reúne nas
casas das pessoas como bem deu início a este NOVO TESTAMENTO no SEU SANGUE a
celebração ocorre em uma singela casa como foram registrados o momento da
última celebração da páscoa que culminou com a primeira celebração da ceia do
SENHOR, sendo que para este momento de convergência profética, o local não foi
por acaso, mas escolhido pelo SENHOR determinantemente em um lar... (Mateus 26)
Não é coincidência ou por outro acaso que toda a
continuidade e seguimento e andamento da forma ocupada no registro histórico e
sociológico nos documentos do NOVO TESTAMENTO, os encontros dos cristãos embora
ocorressem em diversos locais no sentido de não haver uma ideia paroquial ou
territorial como locais sagrados, mas estavam pelas ruas, pelas praias, pelas
praças, areópagos, sinagogas, mas onde havia hospedagem da ekklesia ou da
igreja do SENHOR eram naturalmente as casas dos discípulos onde era celebrada
esta comunhão e a ceia do SENHOR...
Assim que em alguns lugares dos registros podemos perceber o
testemunho sobre este aspecto social da vida dos cristãos quanto aos locais
onde se hospedava a ekklesia ou igreja:
"οίκον αυτών εκκλησίας" = "igreja que está em
sua casa" (1 Coríntios 16:19).
"οίκον αυτών εκκλησίαν" = "igreja que está em
sua casa" (Romanos 16:3-5).
"οίκον σου εκκλησίαν" = "igreja que está em
sua casa" (Filemon 2).
"οίκον αυτού εκκλησίαν" = "igreja que hospeda
em sua casa" (Colossenses 4:15).
"οικείοι του Θεού" = "família de Deus"
(Efésios 4:15).
Assim a família (oikeioi) palavra que deriva de casa
(oikon), que é igreja (ekklesia) de Deus, se reúne naturalmente em uma casa de
família (oikon tou oikeioi), que hospeda a igreja (ekklesia), que são gentes,
pessoas que foram chamadas por CRISTO para serem família de Deus...
Esta questão é explícita e clara nos DOCUMENTOS DE DEUS, SUA
PALAVRA, e cria o meio natural propício para que as virtudes do PAI desta
família tenha sua ingerência soberana absoluta e promova virtudes e méritos que
decorrem DELE e que comunga com os seus filhos no ambiente sagrado para isto e
sobrenaturalmente NELE e naturalmente, nos familiares, santo lugar para que as
primordiais quanto as últimas e ulteriores virtudes ocorram nos membros desta
sagrada família de DEUS...
Assim, somos tocados por esta PALAVRA DE DEUS e por SUA
GRAÇA e MISERICÓRDIA as pessoas são chamadas a se voltarem para esta PALAVRA...
Nós da Igreja Batista da Trindade, nos convertemos a tal
PALAVRA e estamos nos mantendo neste curso da PALAVRA DO ALTÍSSIMO pela clareza
de tal PALAVRA e direção do ESPÍRITO ETERNO do SENHOR que a todos chama a
constante conversão ou crucificação do "eu" e submissão completa,
plena e absoluta a SUA PALAVRA somente...
Sendo esta uma das principais crises do cristianismo que se
evidencia pelos séculos principalmente após o período de Constantino (ano 313
d.C.) e com muitas evidências de diversos reinados eclesiásticos atuais, onde a
PALAVRA DE DEUS, o TEXTO de DEUS se tornou por pretexto. Onde o AUTOR já não
teu a natural AUTORIDADE, mas o leitor passou a ter a autoridade, o que é uma
aberração, criando um tipo de poder para o leitor, uma leitoridade que
contrasta com a AUTORIDADE...
O cristianismo dos séculos diverge em tudo da PALAVRA de tal
modo que se for feita uma imposição da PALAVRA sobre a forma cristã dos dias
atuais sob o PADRÃO então CANON SAGRADO do que é a PALAVRA DE DEUS, restará
muito pouco que se assemelha ao que É...
Mas a Igreja Batista da Trindade não tendo qualquer
autoridade ou poder ou ingerência apenas se submeteu a PALAVRA e por assim
fazer e ser tocada pelo ato do ESPÍRITO DO SENHOR que ficou no lugar de Cristo
até a SUA VINDA (João 14, 15, 16) sendo ELE o que convence do pecado, da
justiça e do juízo, e conduz no CAMINHO ETERNO, nos ensinando tudo que ELE
ensinou, nos fazendo lembrar de SUA PALAVRA, nos dirigindo para ELE, o SENHOR,
e nos livrando de nós mesmos também, pela SUA GRAÇA foi-nos dada a benção do
desvendamento dos olhos (Salmo 119:18) e estamos vendo "as maravilhas da
TUA LEI" (Salmo 119:18)...
Não é privilégio da Igreja Batista da Trindade tais situações,
mas como bem vemos nas SANTAS ESCRITURAS, todos os cristãos são chamados pelo
ESPÍRITO para esta conversão. Assim descreve JESUS CRISTO em SUAS PRÓPRIAS
PALAVRAS: "Quem tem ouvidos ouça o que o ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS"
(Apocalipse)
Mas esta é uma das mais complicadas conversões, do ponto de
vista humano, cristão, eclesiástico, denominacional, institucional, a conversão
de Deus para Deus. A conversão do "eu" cristão para o ser cristão.
Deixar o que não é para o que É. Deixar tudo e seguí-LO continua sendo o
supremo desafio para o ser humano...
E muitos pesarosos, por terem tantos valores importantes
demais para si, deixam o SENHOR falando só...
Por enquanto...
Sim...
Talvez seja tarde para muitos... Mas... Talvez não seja
tarde para alguns...
heber, pastor e professor...
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