Bíblia de Estudos e-Sword

sábado, 26 de dezembro de 2009

ANO NOVO OU VIDA NOVA...? (Cont.)

Ouvimos "Feliz Ano Novo", mas o que há de novo no ano novo? O ser humano é estruturalmente criado para a eternidade. Nossas reflexões nos elevam a estas dimensões. Pensamos sobre o passado o presente e o futuro, somos a maior testemunha desta transcendência mesmo lidando nesta dimensão transitória. A física já atestou o universo entrópico: Tudo está degenerando; que é natural para o universo e para a matéria. Mas nosso ser profundo nos testifica algo maior. Muitos dizem: "Não pedi para nascer" e nem normalmente pedimos para morrer, no entanto estamos aqui. Há em nós uma parábola viva indicando dimensões além de nossa percepção natural. Chegamos e saímos daqui e continuamos explorando dimensões iinfinitas. Logo percebemos que vida natural nao tem em si mesma elementos para prover o novo. A vida natural é o campo para a existência e tem seus limites. O CRIADOR do universo nos criou e nos fez existir não pedindo licença a nós para realizar tudo que fez, nos fez com elementos para existir nesta dimensão mas nos dá a possibilidade de reflexões transcendentes, pensar infinitamente, evidência que aponta para ELE mesmo familiarizando-nos com as questões últimas e com o ETERNO. Somente o CRIADOR pode gerar tudo. Somente o CRIADOR pode gerar a qualidade última de VIDA que está além dos elementos criados, a VIDA que o ser humano tanto busca como sua mais legítima reinvidicação de ser, este tipo de VIDA só ELE tem. VIDA em seu estado perfeito e último, esta VIDA existe e está no CRIADOR. O grande equívoco é a alteração desta VERDADE gerando uma inconsistência e descontinuidade no ser, restando passar o tempo mas sem VIDA. Mas, não há necessidade de apenas desejar "Feliz Ano Novo" e continuar contando os dias sem a VIDA. É possível ter VIDA NOVA. E esta VIDA NOVA, não está vinculada ao espaço-tempo-história, por isso mesmo é VIDA, mas como pessoas precisamos recebê-la do CRIADOR: "A todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus... Quem está em Cristo nova criatura é" (João1:12 e 2 Cor.5:17)...

ANO NOVO OU VIDA NOVA?

A atitude do CRIADOR em intervir em SUA criação e no ser humano criado a sua imagem e semelhança revela que o problema enfrentado pela humanidade é de fato gravíssimo e que moveu o CRIADOR a este ato. Comumente e muito comumente mesmo chamado de "natal" a intervenção mais profunda e radical que a humanidade pode passar tem um nome: JESUS CRISTO, cuja intervenção faz acontecer no ser humano o que ele mais busca e quer: Qualidade de vida absoluta, longevidade com qualidade absoluta. De fato denominado pelo CRIADOR de "nova vida" ou "novo nascimento", algo tão radical quanto um nascimento, este "novo nascimento" igualmente se dá sem a mínima interferência do nascido, é exclusivamente operado pelo CRIADOR em uma profundidade que somente ELE pode chegar alterando toda a estrutura de vida do ser humano, gerando neste que assim se submete a esta intervenção o tipo de vida que há no próprio CRIADOR e a única forma de ter a VIDA que há no CRIADOR é ter passado pela intervenção que o próprio CRIADOR faz na pessoa de CRISTO. Infelizmente a humanidade embora tendo uma reflexão transcendente, transfere estes atos do CRIADOR para a esfera religiosa e assim é comum muitos estenderem sua fé, sua confiança nesta área profunda do ser a algum sistema que a criatividade humana regada a espiritualidade nata do ser também faz gerar. A Presença do CRIADOR do universo na história, fazendo-se nascer e intervir nesta dimensão para nos levar a SUA dimensão de ser e existir, notifica a toda humanidade que o CRIADOR está chamando a todos para esta NOVA VIDA, esta relação com o próprio CRIADOR seja construída legitimamente a partir dos fenômenos da intervenção que ELE mesmo fez. No entanto é possível que se considere apenas o momento na história, se realize cerimônias, rituais, atos religiosos e se acorde no dia seguinte apenas como dia 26. Como passar por esta intervenção do ETERNO CRIADOR? A resposta: "A todos quantos o receberam (a JESUS CRISTO), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber os que creem no SEU NOME" João 1:12.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

NATAL DE TODOS OS DIAS E DE TODOS NÓS...

Natal...
É intervenção de Deus.
Deus afirma que vai intervir, que vai estar presente. Natal é o Deus presente, é o Deus conosco.
Esta presença no entanto tem dimensões exclusivas por envolver fenômenos particulares que são considerados pelo Deus.
A presença de Deus tem o motivo da identificação do próprio Deus com o ser humano então se tornando humano. Natal é a Presença do Deus que se pessoa.
A presença de Deus tem o motivo do problema que o ser humano traz em si mesmo. Há no ser humano um problema de raiz, em sua base, sua estrutura, que causa danos a toda sua existência. Este mal de raiz tem que ser tratado na profundidade que tal problema exige e somente Deus pode fazer a intervenção que esta situação exige.
Natal é a intervenção de Deus para que na proporção da profundidade do problema que o ser humano tem e onde se localiza este problema possa ser tratada com a devida competência pelo Criador.
A intervenção do Deus ETERNO se dá no espaço, no tempo, na história, o que da a história uma definição mais ampla, ligando cada ser a toda conjunção da história, onde cada ato tem relevância para consigo e para com todos. Assim, o ato de Deus realizado em um momento tendo por palco o tempo, o espaço, a história alcança amplamente passado, presente e futuro. Logo a história é um fenômeno vivo e integrado, cada momento é relevante e integrado para e com a existência.
Deus se faz homem neste ambiente num momento histórico, traz a mensagem e tudo que ela significa para a própria história e para todos que vivemos dentro dela.
Ato de Deus que deixa explícito o alvo de Deus na causa do ser humano.
Este mal que aflige o ser humano necessita da intervenção do próprio Deus. Nada mais pode resolver tal necessidade a não ser o próprio Deus.
O Deus que intervém na história, na vida do ser deixa claro que somente nELE se dá o fenômeno da solução de a vida.
Infelizmente o ser humano confunde o ato de Deus com as manifestações originadas da criatividade humana somada a sua espiritualidade nata transferindo estes fenômenos para a esfera de outro fenômeno, o da religião a qual procura se submeter na mesma proporção de sua sede nesta área.
Não é raro que havendo decepções nesta esfera religiosa em geral resolve-se o impasse de duas formas, ou o ser se torna mais envolvido com o sistema que preferiu tomando uma diretriz fundamentalista, totalitária ou até fanática ou até mesmo decidir por abandonar toda reflexão nesta área da fé, adotando por vezes a idéia de um ateísmo ou então não sendo tão radical optando pelo termo mais suave, agnóstico.
Mas o Natal ocorreu e Deus se tornou pessoa e este na pessoa de JESUS.
E passível do uso da inteligência para a averiguação dos elementos existentes para a avaliação da proposta cristã.
A pessoa de Jesus tem particularidades e por isso, investigáveis e que o torna incomparável e inigualável a qualquer ser humano em qualquer época.
A vida de Jesus é única, sua vida foi detalhada e cuidadosamente anunciada como aconteceria. Assim entre outras coisas, o ser humano pode lançar mão de uma investigação sincera com inteligência e ver se a pessoa de JESUS de fato é o DEUS que veio aqui a mais ou menos 2000 anos atrás.
Auxiliando esta investigação vamos tomar algumas referências que foram utilizadas centenas de anos antes de Jesus ter nascido e que precisam sobre sua vida no futuro. Observe que o Deus está realizando um preparo consciente e exato, sem meias palavras ou fazendo um tipo de jogo de perspectiva, mas a exatidão das Palavras são incisivas e decisivas se de fato são proferidas a partir de Deus e se assim o forem, tem que ser exatas em todos os seus detalhes e sendo assim é notável a conclusão de que este Deus está se importando conosco nos mínimos detalhes da explicação sobre SI mesmo para que alcancemos sua orientação e a sigamos e nos submetamos a Sua intervenção, senão investiguemos:
1. Seria nascido de uma mulher: Aviso em Gênesis 3:15 e cumprido em Gálatas 4:4.
2. Seria descendente de Abraão: Aviso em Genesis 17:7 e cumprido em Gálatas 3:16.
3. Nasceria de uma jovem (Virgem): Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:18.
4. Nasceria em Belém da Judéia: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 2:1.
5. Chamaria Emanuel: Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:22, 23.
6. Grandes viriam adorá-lo: Aviso em Salmo 72:10 e cumprido em Mateus 2:1-11.
7. Haveria um morticínio em Belém: Aviso em Jeremias 31:15 e cumprido em Lucas 2:16-18.
8. Seria chamado do Egito: Aviso em Oséias 11:1 e cumprido em Mateus 2:15.
9. Seria precedido por um profeta: Aviso em Isaías 40:3 e cumprido em Mateus 3:1-3.
10. Seria revestido com o Espírito Santo: Aviso em Salmo 45:7 e Isaías 11:2; 61:1 e cumprido em Mateus 3:16; João 3:34 e Atos 10:38.
11. Iniciaria uma ministração pública: Aviso em Isaías 61:1,2 e cumprido em Lucas 4:16-21, 43.
12. Entraria nesta ministração em Jerusalém: Aviso em Zacarias 9:9 e cumprido em Mateus 21:1-5.
13. Iria ao Templo: Aviso em Malaquias 3:1 e cumprido em Mateus 21:12.
14. Mesmo sendo Deus seria muito singelo: Aviso em Isaías 53:2 e cumprido em Lucas 9:58.
15. Mesmo sendo Deus seria humilde: Aviso em Isaías 42:2 e cumprido em Mateus 12:15,16,19.
16. Grande em ternura e compaixão: Aviso em Isaías 40:11; 42:3 e cumprido em Mateus 12:15,20; Hebreus 4:15.
17. Jamais se enganaria: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em 1 Pedro 2:22.
18. Ensinaria por parábolas: Aviso em Salmo 78:2 e cumprido em Mateus 13:34,35.
19. Atos sobrenaturais e milagrosos: Isaías 35:5,6 e cumprido em Mateus 11:4,6; João 11:47.
20. Seria motivo de vergonha: Aviso em Salmo 22:6; 69:7,9,20 e cumprido em Romanos 15:3.
21. Seria rejeitado pelos próprios irmãos(Povo e família): Aviso em Salmo 69:8; Isaías 63:3 e cumprido em João 1:11 e João 7:3.
22. Seu povo e outros povos se uniriam contra ele: Aviso em Salmo 2:1,2 e cumprido em Lucas 23:12; Atos 4:27.
23. Seria traído por um amigo: Aviso em Salmo 41:9; 55:12-14 e cumprido em João 13:18,21.
24. Seria abandonado pelos seus discípulos: Aviso em Zacarias 13:7 e cumprido em Mateus 26:31,56.
25. Seria traído e vendido por 30 moedas: Aviso em Zacarias 11:12 e cumprido em Mateus 26:15.
26. Com este dinheiro seria comprado um campo do oleiro: Aviso em Zacarias 11:13 e cumprido em Mateus 27:7.
27. Seus sofrimentos seriam muito intensos: Aviso em Salmo 22:14-15 e cumprido em Lucas 22:42-44.
28. Sofrimento no lugar dos outros: Aviso em Isaías 53:4-6,12 e comprido em Mateus 20:28.
29. Sua atitude paciente e seu silêncio no sofrimento: Aviso em Isaías 53:7 e cumprido em Mateus 26:63; 27:12-14.
30. Seria esbofeteado: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 27:30.
31. Cuspiriam nele e seria flagelado: Aviso em Isaías 50:6 e cumprido em João 19:1.
32. Pés e mãos cravados em uma cruz: Aviso em Salmo 22:16 e cumprido em João 19:18; 20:25.
33. Neste momento seria abandonado por Deus: Aviso em Salmo 22:1 e cumprido em Mateus 27:46.
34. Seria zombado: Aviso em Salmo 22:7,8 e cumprido em Mateus 27:39-44.
35. Dariam a ele fel e vinagre: Aviso em Salmo 69:21 e cumprido em Mateus 27:34.
36. Suas roupas seriam divididas e fariam de sua túnica mesa de jogo: Aviso em Salmo 22:18 e cumprido em Mateus 27:35.
37. Seria tido como mais um bandido: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Marcos 15:28.
38. Nestes momentos oraria em favor dos seus assassinos: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Lucas 23:34.
39. Morreria: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Mateus 27:50.
40. Não seria quebrado nenhum osso dele: Aviso em Salmo 34:20 e cumprido em João 19:33-36.
41. Teria seu corpo traspassado: Aviso em Zacarias 12:10 e cumprido em João 19:34,37.
42. Seria sepultado com o rico: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em Mateus 27:57-60.
43. Não veria corrupção: Aviso em Salmo 16:10 e cumprido em Atos 2:31.
44. Ressuscitaria: Aviso em Salmo 16:10; Isaías 26:19 e cumprido em Lucas 2:6,31,34.
45. Sua ascensão: Aviso em Salmo 68:18 e cumprimento em Lucas 24:51; Atos 1:9.
46. Retornar a sua autoridade plena – Direita de Deus: Aviso em Salmo 110:1 e cumprido em Hebreus 1:3.
47. Exerce o oficio de Sacerdote no céu: Aviso em Zacarias 6:13 e cumprido em Romanos 8:34.
48. É a base, o fundamento do povo que está formando na Terra: Aviso em Isaías 28:16 e cumprido em 1 Pedro 2:6,7.
49. Sua Vinda: Aviso em Daniel 7:13; Judas 14 e será cumprida conforme Suas Palavras também em Mateus 25:31; João 14:3.
50. Sua Vinda: Aviso pelos Apóstolos: Aviso em Atos 3:20; 1 Timóteo 6:14.
51. Sua Vinda: Aviso pelos anjos: Aviso em Atos 1:10,11.

Estes textos acima expõe uma PESSOA singular de Jesus. Natal é o anúncio da intervenção de Deus na história e da continuada intervenção na vida do ser humano para que este passe pela ação que somente o DEUS ETERNO pode fazer no ser para que este experimente a VIDA VERDADEIRA que está em CRISTO.
Deus dá notificação a todos por sua Palavra que deixa registrada para que seja examinada com todos os critérios da inteligência, bom senso, sinceridade e submissão aquele que é quem diz ser, DEUS e possa o ser humano experimentar o resultado de seus atos em sua vida.
Natal é a intervenção cuidadosa do ETERNO DEUS na direção do ser humano que ELE fez a sua imagem e semelhança mas que sofreu uma anomalia de tal monta que Deus diagnosticou como morte. Paulo registra desta forma o diagnóstico do ser humano:
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).
A palavra “pecado” é a tradução do grego: ‘anartia’ ou ‘anarquia’ transliterada para o português. Há uma anarquia no ser humano em relação ao seu Criador e assim uma anarquia também do ser em relação a si mesmo e em uma anarquia em relação ao seu próximo, gerando uma inconseqüência de existência e produzindo neste uma busca cíclica sem fim cujo centro é ele mesmo.
Somente Jesus Cristo pode tirar este pecado, esta anarquia, este é o motivo pelo qual ELE veio aqui.
Afirma Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Paulo deixa registrado que: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5).
Em João 1:12 há a receita de Deus como o ser humano deve aplicá-la em si mesmo: “A todos quantos o receberam (Jesus Cristo), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.
O texto ainda explica: “... aos que crêem no seu nome”. A fé é o meio legítimo que legitima a Verdade da afirmação no ser.
Este ato de fé na VERDADE, fé em Cristo, o Deus que tira o pecado (Anarquia) do mundo, torna a pessoa uma nova pessoa uma pessoa nascida de Deus como está escrito na continuação deste texto acima: “... os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).
A Palavra de Deus usa a analogia do nascimento, por ser esta de fácil entendimento quanto a total imparcialidade do ser nascido em seu nascimento. Não há qualquer intervenção no nascimento de alguém quanto a este nascimento. É um ato puramente fora dele, um ato dos pais absolutamente. Desta forma a “pessoa nascida de Deus” não tem qualquer participação neste fenômeno, é um ato exclusivamente de Deus. Não há qualquer organização por melhor que seja nem mesmo o que se conhece por “igreja” ou “religião” ou filosofia ou esforço pessoal que tenha condições de prover este tipo de vida para o ser. Desta forma se expressa o texto de Deus:
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).
Isto é chamado por Deus de “Boas Notícias”, de fato é, pois o ser humano ou se encontra em algum lugar entre suas desilusões e depressões ou entre suas prepotências e egoísmo mas sempre com seu juízo afetado para procurar estas resoluções últimas de suas mais profundas inquietações serem resolvidas pelo que pensa ser o certo ou não e assim permanece em suas emaranhadas e intrincadas redes de isolamento do ser e luta contra si mesmo e nem tem esta percepção. Ou na busca da paz realiza imensas coisas boas ou na decepção de que estas possam de fato conceder algo nesta profundidade apenas se resigna e continua uma vida sem sabor. Ou coloca sobre si pesados encargos conforme suas crenças ou vai dissolvendo seu ‘eu’ em suas próprias tentativas de ser construindo sobre si mesmo, caminhando na solidão tão grande quanto o orgulho pode levar.
Há de fato uma boa notícia!
Natal é a Boa Notícia, o Deus que veio para realizar um ato de resgate e de uma ação última no mais profundo do ser, não trazendo uma nova religião, novas regras, nova moral, novos alvos, novas metas, mas é o único que pode dar uma NOVA VIDA como está escrito:
“Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Infelizmente o ser humano carrega um tipo de link estranho, pois em geral, ao atingir este ponto da reflexão o ser humano quase imediatamente afirma já possuir alguma crença ou alguma religião ou não querer nem saber sobre este assunto e manter-se onde está já está bom. Enfim, há uma direção dentro da mente de cada um que o impede de refletir em profundidade e nem sequer examinar os argumentos da história e da Pessoa de Cristo.
Assim, fica aqui este incentivo a que cada um passe uma etapa mais profunda de seu ser, de considerar a si mesmo e os argumentos do CRIADOR. Pensar com mais detalhe sobre estes atos e dar início a uma busca sincera para verificar com a mesma preocupação avaliar estas questões no mesmo nível que avalia as escrituras de sua residência, a documentação de seu veículo, sua identidade, enfim se todas estas questões são de grande importância e estão em uma dimensão finita e material, quanto mais a sua própria vida e sua constituição que tem dimensão eterna e que necessita passar pela intervenção do CRIADOR diretamente em seu ser profundo pela Pessoa que para isto deu certeza e verdade em suas evidências históricas, JESUS CRISTO.
Deus abençoe a todos...
Heber Zenun
Solicite um bom e-livro e lhe será enviado gratuítamente.
Email: hzenun@gmail.com
MSN: heber_zenun@hotmail.com
Orkut: heber zenun
Programas na Internet: http://www.livestream.com/theoterapia
Blog: http://heberzenun.blogspot.com/
Participe do apoio a THEOTERAPIA – Trabalho terapêutico centrado em Deus para a orientação e condução do ser:
Orando. Participando dos cursos. Palestras. Ofertas:
Bradesco:
Ag. 2186-5
Conta Poupança:
9310644 0

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Propósito de pergunta sobre Tendências Teológicas Exotéricas Místicas Extra Bíblicas...

Olá Pastor qual a fonte desse texto sobre principados????
abraço e benção no Senhor Jesus.

Pergunta sobre:

"PRINCIPADO QUE AMARRA A VIDA SENTIMENTAL"

Resposta:

Há um problema na história da humanidade, entre tantos e mesmo o maior, o pecado que levou o ser humano a morte conforme o SENHOR afirma ser o resultado deste na vida, desde Genesis 2:17 na Palavra: "Certamente morrerás" no enfático hebraismo "morrendo morrrereis", dando ciencia ao ser humano que fora de Deus somente há morte, separação absoluta, total dELE, a VIDA.
Desta forma, o ser humano ouvindo as opções para com a Palavra de Deus, cede a estes ascenos passa a viver de suas tendências, na nova base de existir sem DEUS. A base sobre a qual anda é um mundo que é definido por João o apóstolo como um mundo que "jaz no maligno" (1João5:19) onde o ser em sua vulnerabilidade fica exposto tanto a suas próprias concupiscências como Tiago afirma em seu livro, "cada um é tentado pela sua própria cobiça" (Tg 1:14), mas também é atingido pelas composições filosófico-teológicas do diabo que o apóstolo Paulo desenvolve estes embates utilizando a Palavra em Efésios como: "dardos inflamados do malígno" (Ef 6:16).
Neste contexto, num universo que tem uma origem em Deus, um funcionamento em Deus e uma conclusão em Deus, sendo o SENHOR o ABSOLUTO da VERDADE, o ETERNO e CRIADOR, o ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONISCIENTE DEUS, a armadilha do ser humano em si mesmo em sua maior manifestação é a potencialização do próprio "eu" a uma condição de "auto" isto é capaz em si mesmo. "AUTO" é o NOME atribuído exclusivamente a Deus no sentido último e absoluto, mas a desorientação em um de seus efeitos colaterais, além da morte, ou uma das manifestações deste estado mortal do ser é a elevação do ser a "AUTO", problema também tratado por Paulo em sua profecia a Timóteo "nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas" (2Tim3:1-2), onde a palavra "egoísta" é a tradução do grego "filauto" ou "auto-filia" ou "amantes de si mesmos", pessoas que estarão em um estado de existir onde o que determina sua vida é o que ele mesmo pensa e o que ele mesmo define como diretriz e nada mais, sendo o "eu" o deus de si mesmo, de tudo que há.
Dentro deste contexto, onde o ser humano sem ter a referência da VERDADE, vivendo em um mundo que deixando o existencialismo do seculo XIX e o modernismo do século XX, chega ao pós-modernismo da metade do século XX e agora XXI, com a filosofia pluralista onde tudo que há e todas as filosofias, todas as crenças tem algo da VERDADE que passa a ser um conceito utópico que é a soma de todos os sistemas de crenças existentes.
Nesta plataforma sutil e hábilmente montada a primeira vítima é a VERDADE e o ser tragado pela simpatica proposta pluralista está apto para aceitar toda manifestação filosófica-religiosa e então vulnerável a suas próprias fragilidades, que é tratado nas ESCRITURAS como tendência do ser ou "inclinação da carne" (Rom 8:6,7) e nesta plataforma onde a inclinação é aferida pela própria pessoa fora do centro e da VERDADE, passa a sua vulnerabilidade a ser fácilmente seduzida ou enganada por um bem elaborado sistema de inteligencias que trabalham para este fim.
No âmbito do mundo há uma série de sofistas que trabalham sem cessar nesta condução do pensamento humano como levemente mencionei acima. Mas também há na mesma quantidade no ambiente teológico elementos sofistas que igualmente seduzem e conduzem o ser a todo tipo de filosofias e teologias as mais variadas e para todos os tipos de tendências, este tipo de trabalho é sobejamente tratado nas Escrituras por toda parte alertando o ser sobre o perigo dos falsos profetas, falsos cristos, falsas doutrinas. Paulo novamente afirma que estas pessoas onde a Palavra de Deus é desvirtuada, tem a característica de "aprender sempre mas jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo3:7) comparados a "Janes e Jambres" que "resistiram a Moisés" (2Tim3:8), mas que "também estes resistem a verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto a fé" (2Tim3:8).
Dentro do desenvolvimento da heresia em todos os tempos a característica principal é que ela tem uma semelhança com a VERDADE, o que faz com que seja feita ao longo do tempo uma diluição da mesma VERDADE e a permanência do que é oposto a VERDADE e um aperfeiçoamento dentro de fábulas produzindo uma cauterização na mente (2Tim4:1-5 e 1 Tim4:1-2).
Nesta via atualmente há uma incrementação deste "mistério da iniquidade" que "já opera" (2 Tes2:7) e seduz com suas formas e conteúdos, tanto em seus aparatos religiosos quanto por suas doutrinas fabulosos e fascinantes que igualmente enganaram e seduziram os gálatas (Gal.3:1) e utilizando toda a forma e até mesmo o conteúdo naquele caso, dos judeus e suas práticas contidas na Lei de Deus.
Hoje no entanto há uma mistura de um exoterismo de todo nível, uma feitiçaria de todo nível, uma idolatria de todo nível, um egocentrismo, um domínio do ego, um tipo de teologia positivista e da afirmação, do potencialmento do ser domesticando seus cristos e o deus, dando uma dimensão ao mundo espiritual com nomenclaturas do espiritismo e do mundo exotérico, missigenando toda a crendice popular com sua teologia igualmente popular, elevando o estatus do fantasioso e folclórico bem como do demonismo quanto da heresia, da fragilidade evangélica típica dos dias atuais quando da potenciação do materialismo dentro do mundo evangélico como do curandeirismo e da feitiçaria evangélicas, dos aparatos idolátricos de templos e de ídolos em forma de pastôres, quanto de uso e abuso da fragilidade do ser quanto ao mundo espiritual e apresentando ao ser humano um mundo espiritual a parte das Escrituras e de fácil e popular conhecimento da mídia evangélica bem como do mundo em geral, onde tanto o demonio quanto deus ou jesus são domesticados pelos falsos cristos e falsos profetas, levando os fiéis a estas teologias a temerem estas entidades ou adorarem seus novos deuses em formas, dando uma nova dimensão ao ser humano em sua crença como um tipo de "terra de Nod" (Genesis 4:16) onde o Caim acabou por viver, "Nod" no hebraico, tem o significado de "errante, sem rumo, perdido, isolado, vagabundo".
Nestes dias o ser humano é conduzido em sua possibilidade de crer por estas vias errantes e fácilmente tem se deixado conduzir por não ter como aferir o que houve pela Palavra de Deus como fizeram os de Beréia (Atos17:11), sem este critério que dá ao ser a condição do discernimento "Hebreus 4:12" a vulnerabilidade do ser é imensa, por isso conduzido a vias estranhas a VERDADE.
Este tipo de teologia que se recebe por este tipo de emails é de grande prejuízo, pois inflama as pessoas a um tipo de crendice exotérica levando muitos a se envolverem em uma batalha diferente da que está claramente afirmada em Efésios 6:10ss. Fazendo com que multidões estejam se preparando em um tipo de treinamento que não é "no SENHOR e na força de SEU PODER" (Efésios6).
Todo o caminho do ser humano só tem um caminho a trilhar, é o CAMINHO chamado JESUS CRISTO - João 14:6
Se o ser humano necessita da VERDADE para vencer algum ponto em sua vida, esta VERDADE tem um nome JESUS CRISTO - João 14:6
Se o ser humano necessita da VIDA para viver seus dias, esta VIDA tem um nome JESUS CRISTO - João 14:6
Onde a Palavra do SENHOR é exclusivamente suficiente para produzir a VIDA no ser - 2 Timoteo3:14-17
A via para o andar do ser humano foi preparado por Deus desde a salvação de sua vida - Efésios 2:1-10
O meio para a condulção desta vida é a fé, produzida pela Palavra de Deus - Romanos 10:17
O tipo de fé que é definida pela própria Palavra de Deus - Romanos 10:17
Fé que é definida nos termos de Hebreus 11.
Qualquer outra forma de condução da existência fora dos parâmetros da Palavra do SENHOR são equívocos seríssimos que precisam ser corrigidos imediatamente - Dt 4 e Apoc 22
A forma de educação vigente pelas teologias populares necessitam ser corrigidas e abandonadas em favor da PALAVRA DO SENHOR, por isso a palavra "arrependei-vos" é fartamente utilizada por Deus em toda a Escritura. Mas certamente vai esbarrar no exoterismo que cauteriza a mente do ser humano e torna este possesso por tal tipo de educação fora das Escrituras e que fanatiza pelo seu alto teor de satisfação humanamente aceitáveis, mas totalmente alheios a VERDADE DE DEUS que opera no ser em uma profundidade tal que prepara o ser em seu caráter e na justiça de Deus conforme os textos todos acima.
Mas o que de fato vai atrair o ser nos dias anteriores a Vinda do SENHOR é toda a forma visível de aparatos filosófico-teológicos, onde ou o medo de alguma entidade ou a potenciação do "eu" são elementos fartamente utilizados inescrupulosamente tornando o ser mesmo como uma mercadoria como afirma Pedro em 2Pe2:3 em João em Apocalipse 18:9-14.
Paulo percebendo que o "eu" tem seu devido tratamento na cruz, isto é na morte, afirma ter aprendido o CAMINHO da cruz quando afirma "Já estou crucificado com Cristo" Galatas 2:20.
João, o batista também afirma: "é necessário que ELE cresça e que eu diminua" João 3:30.
Estes entre tantos exemplos de servos de Deus que perceberam esta graça da morte para o "eu" e da VIDA EM CRISTO, é o CAMINHO para a VIDA e nada mais, pois somente a Graça do SENHOR é suficiente para tudo para a VIDA, assim o SENHOR se expressou para Paulo; "minha graça te basta" 2 Cor 12:9.
Mas como o povo em geral está em uma condição de mortos e o povo de Deus está em uma condição em sua vida com Cristo, se é que estão em Cristo, uma condição muito abaixo da estatura de maturidade como aconteceu em Corinto, o povo permanece em um estado de infantilidade gravíssima quanto ao discernimento da VERDADE e se situam como "carnais" ou tendenciosos a andar conforme os limites que se traçam na esfera humana apenas (1 Corintios 3).
Nesta condição como povo de Deus, mas em uma imaturidade imensa, a facilidade para se envolver com todo aparato montado por teologias extra-bíblicas mas que tenham um conteúdo que apela a uma sensualidade é muito fácil de envolver pessoas nesta condição, como aconteceu em Colossenses 2.
Formulações tais como esta destes pseudo-estudos que lemos ou ouvimos facilmente conduzem as pessoas menos esclarecidas por vias fora das Escrituras ironicamente utilizando as proprias Escrituras. Artimanha muito utilizada pelo próprio satanás que é hábil nisto, criando uma espécie de impedimento para se refutar tais argumentos uma vez que são utilizados termos escriturísticos.
Enfim, o tema é vasto e tão amplo que tem origem desde o Éden e só vai terminar com a volta do SENHOR, mas no momento enfatizamos a busca somente pelo SENHOR e da Sua TOTAL suficiencia em nos dar vida e nos conduzir nELE e para ELE somente, nos livrando de todo tipo de artimanha e artifícios.
Fica aqui um resumo sobre este tema..

Qualquer coisa.. vamos compartilhando mais sobre o importante assunto.

Pastor Heber

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A propósito de uma pergunta sobre MENSAGENS SUBLINHARES E MÍDIAS ESTRANHAS...

Olá pr Heber!!
acabei de receber este e-mail,
não sei nada sobre o filme e o autor, vou pesquisar..
mas acho impotante estarmos alertas sobre mensagens ocultas e subliminares e
principalmente com as mensagens que saõ bem claras!!!!!!
sabemos que a mente humana é muito lábil
como podemos lidar com estes temas?
grande abraço

RESPOSTA:

Há uma advertência do apóstolo João:
"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1João5:19)...
A palavra é uma afirmação:
"Sabemos que somos de Deus" - O ETERNO DEUS está fazendo uma regeneração no mundo. Operação que tem seu fundamento do amor de Deus o PAI (João 3:16), na ação do Espirito de Deus (João 16:8) e na obra redentora do SENHOR JESUS CRISTO (Hebreus 9:11-12). Este resgate em que ocorre a remissão dos pecados (Mateus 26:28), sela o filho de Deus com o Espirito Santo (Efésios 1:13), preservando com o mesmo Espirito este filho de Deus por toda a vida até a Vinda do SENHOR (Efésios 1:14). Ao mesmo tempo dando um tipo de vida que jamais pode ser tirada deste filho de Deus (João 10:28), e não havendo qualquer poder ou fenômeno que possa separar este filho de Deus de seu PAI ETERNO (Romanos 8:1-2; 38-39).
Entre tantas promessas do SENHOR a respeito deste seu filho, estas já são suficientes para percebermos como verdadeiros construtores das obras de Deus (Efesios 2:10) e de que é a igreja que em CRISTO demole por sua presença em CRISTO e em SUA PALAVRA, demole toda fortaleza de satanás(Mateus 16:18), pelo existir na conformidade da Palavra do SENHOR (Romanos 12:1-2), sendo denominados pelo SENHOR como sal e luz do mundo (Mateus 5:13,14).
Importante perceber que este fundamento dá um discernimento ao ser humano que este passa a ter condição critica de alta performance como afirma Hebreus 4:12. E de tal maturidade e reflexão que o ser humano em Cristo passa a ter condições para ver tudo, avaliar o que está vendo e diante de tudo que vê, sem restrições, retém o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).
Importante também observar que qualquer tentativa de viver a vida cristã sob forma de legalismo como Paulo menciona em Colossenses 2:16-23 onde o foco recai sobre o universo legalista das proibições ou das obrigações e tal forma de viver é um tipo de religiosidade que "não tem valor algum" contra a ditadura dos sentidos.
Desta forma, qualquer tipo de religiosidade que obriga ou proíbe algo seu fundamento é a idolatria de tal elemento, seja obrigando fazer algo ou proibindo fazer algo, ou amando algo ou odiando algo, esta pessoa está sob o jugo da idolatria por amor a algo ou por ódio a algo, por fazer algo ou por fugir de algo.
O que difere totalmente da direção de Cristo de lidar com tudo e dominar sobre tudo conforme orientação desde a origem em Genesis 1:26.
Quanto a outras mensagens que nesta época midiática rompem de forma avassaladora sobre as mentes das pessoas, sejam elas explícitas ou as muito "temidas" principalmente pela religiosidade superficial, as mensagens chamadas "sublinhares", sejam de que nível for, todas as mensagens tem a mesma força na mente do ser. E se tal pessoa apenas e tão somente estiver sob a condução da Palavra de Deus, esta produzirá no ser um tipo de condição pelo resultado da própria PALAVRA do SENHOR, que esta pessoa terá perfeitas condições de enfrentar qualquer tipo de mensagem que surge da mídia. Não há qualquer mensagem que possa sobrepor a PALAVRA DE DEUS, seja mensagem natural ou sublinhar. Já o medo, o temor, o receio, a suspeita de que algo pode ser maior que a Palavra de Deus, a dúvida sobre o poder da Palavra do SENHOR frente a uma mensagem sublinhar, aí temos uma formação na própria mente deste ser humano, que abre por si mesmo uma cláusula em si mesmo para que seja a mensagem natural ou sublinhar lhe penetre seu psiquê e lhe destitua dos elementos de relevância e de tudo que a Palavra de Deus É e que gera neste filho de Deus.
Hoje em dia, estamos vivendo dias em que o povo de Deus está se permitindo vulnerabilizar perante muitas bem elaboradas vias e muito bem montados sofismas pela era tecnológica que fascina a mente de nossos dias que esta mente permite a reflexão de que tal forma é mais perigosa que o que a Palavra de Deus pode gerar e fazer em nossa vida e em nossa mente.
Estamos diante de um tipo de força sim, mas um tipo que não são as mensagens sublinhares nem mesmo os filmes fantasiosos ou não, ou qualquer nível de mídia, mas de um tipo de sofisma resultante do efeito colateral de cristãos muito despreparados na Palavra de Deus e então temos em nossos dias cristãos verdadeiros com receios de muitas formas que não são poucas que o mundo possa produzir. E nesta via, há um campo muito vasto para que o próprio satanas se aproveite desta geração de cristãos que se detém nestas artimanhas e se distraiam com o poder ou não poder tal coisa, poder ou nao poder assistir tal filme ou usar tal marca, ou ouvir tal música ou não. E se esqueçam de fato de examinar as ESCRITURAS para que possam de fato ser sal da terra e luz do mundo em um mundo que jaz no maligno mas que o SENHOR nos deixa aqui e aqui nos mantem sustentados pela SUA PALAVRA, pela presença do Espirito Santo e nos conduz como sal da terra. O cristão sim que deveria saber que somos a mensagem explicita da parte de Deus para este mundo no nosso caráter, na nossa vida, na nossa moral, na nossa argumentação inteligente que resgata toda a inteligencia e toda a ciência para que seja construida uma vida mais digna como resultado de um processo de Deus na vida de pessoas novamente nascidas, mas que em nenhum momento se permitem voltar seu olhar para o mundo tanto para ser atraído por ele ou para se ter medo dele, mas mantém seu olhar em Cristo (Hebreus 12) e rumamos no CAMINHO que é Cristo (João 14:6), vivendo com alegria no SENHOR.
Podemos ter contato com tudo que há no mundo, mas saberemos distinguir entre o sadio e o que não é sadio, e ajudar com inteligencia a todo que perguntar sobre a forma mais adequada de viver.
É fato que as pessoas que não tem qualquer discernimento em profundidade das questões espirituais, morais, éticas, enfim onde as referências do SENHOR são desconhecidas, qualquer elemento, filme, livro, mídia, pode afetar de forma plena, profundamente e prejudicialmente. Mesmo sendo cristãos e estando vivendo uma vida religiosa e não de fé, já se tornaram afetados e como Isaías 1 afirma e Jesus em relação aos fariseus(Mateus 23) afirma igualmente sobre o erro teológico mesmo fazendo tudo na forma correta, mas sem qualquer noção do significado da forma, caem a nível da falsidade. Pessoas sem o discernimento em profundidade temerão em geral qualquer novidade fascinante e se permitirão temer a ponto da idolatria, como aconteceu em 1 Corintios 10 quando aquela comunidade cristã estava idolatrando os elementos da ceia do SENHOR e já não discernia o significado.
É fato que este tipo de pessoas estão sujeitas a estas forças midiáticas e muitos até mesmo são despertadas em suas tendências mais profundas, se para a idolatria, se para a feitiçaria, se para o egocentrismo, se para qualquer armadilha do ser, podem fácilmente cair e se deixar levar para profundidades do desvio da Verdade muito grandes e lá permanecerem até talvez ao ponto de cauterização da mente. Mas não precisa ser assim, uma vez que a PALAVRA DE DEUS é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).
E a Palavra de Deus, limpa (João 15:3) e Jesus também em sua oração suplica que possamos estar sendo santificados e este processo se dá pela Palavra de Deus (João 17:17).
Assim, tanto este filme como qualquer outro, tanto pode deixar cristãos ou não cristãos mais presos em um campo de feitiçaria e idolatria se não discernem a VERDADE, mas não somente este filme como já dissemos acima, pode ser até a forma de ver a ceia do SENHOR como aconteceu em Corinto. Pode ser um livro, uma igreja, uma novela, uma forma de pensar, uma filosofia, enfim pode ser qualquer coisa ou forma de inteligencia a pegar fácilmente quem não tem esta santificação na PALAVRA DO SENHOR.

Vamos em frente na bendita Palavra do SENHOR..

Qualquer coisa, vamos compartilhar mais ... e muito grato por ter dado a oportunidade por tua pergunta de podermos desenvolver este importante tema...

Pastor Heber..

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A propósito da VERDADE - Dogma do dia 08/12

Dogmas da Imaculada Conceição

e da Assunção de Maria



Muita gente me pergunta o que significa Dogma da Imaculada Conceição, celebrado no dia 08 de dezembro, que é exatamente a data do meu aniversário.. . Então, vou explicar a origem deste e de outro dogma – o da Assunção de Maria.

Antes de promulgar o Dogma da Infalibilidade Papal (1870), Pio IX já havia proclamado um dogma católico - o da Imaculada Conceição de Maria, em 08/12/1854. Provavelmente apenas 1% dos Católicos sabe realmente o que significa este dogma. A maioria pensa que se trata da concepção imaculada de Jesus e não de Maria. Pio IX declarou que “no momento de sua concepção, Maria foi preservada de toda mancha do pecado original...”. Esta declaração se choca terminantemente com diversos versículos bíblicos, como por exemplo: Romanos 3:23; Romanos 3:9 e muitos outros. A Bíblia diz que “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). Após o dogma da Imaculada Conceição, o palco foi montado para que, 120 anos mais tarde, fosse proclamado, por Pio XII (grande amigo e protetor de Adolfo Hitler), o Dogma da Assunção de Maria. Ao proclamar este dogma, o papa foi de encontro a quase todos os teólogos do século 13, inclusive Tomás de Aquino, um dos mais famosos doutores do Catolicismo.

A Tradição Católica embasada nos falsos “Decretos de Isidoro”, como se fossem do século 6, trazem a afirmação de que Agostinho, Bispo de Hipona, havia escrito sobre a Assunção de Maria. Este dogma também não tem suporte algum na Arqueologia. O documento mais provável para a sua elaboração foi o do herege ebionita Leucius com o título de “Dormitio Maria”. Conforme este documento, Maria residia em Jerusalém e na véspera de sua morte recebeu, no Monte das Oliveiras, por intermédio do “Grande Anjo”, uma visão de que iria para o céu. Foi para casa, lavou-se purificando o corpo e as vestes, à medida em que ia recitando uma oração pedindo proteção contra os estratagemas dos poderes diabólicos, durante a sua jornada pelo Cosmos. Em seguida os apóstolos chegaram de várias partes do mundo. Maria então fez-lhes uma preleção sobre a batalha que se travaria entre as forças do mal e do bem, ambas desejando o seu corpo, que seria entregue ao vencedor. (Isso mostra que ela não tinha a menor certeza da salvação, o que seria inadmissível a uma verdadeira discípula de Jesus Cristo). No caso de Maria ela foi protegida por Jesus e Gabriel e seu corpo foi levado ao Vale do Cedrom, onde permaneceu por três dias muito bem guardado contra os poderes malignos e contra os judeus incrédulos. Foi aí que chegou o apóstolo Paulo, querendo aprender mais com os apóstolos ali reunidos, ao que Pedro se opôs terminantemente. Então Cristo, Miguel e Gabriel levaram o corpo de Maria para o céu numa linda carruagem... (“The Mith of Mary”, ps. 57-59).

Se entendemos bem, Maria foi levada ao céu com vida, pois no céu não pode entrar coisa contaminada (cadáver); portanto, isso mostra que ela ressuscitou. Entretanto Paulo nos ensina que todos os crentes terão de aguardar a ressurreição, ao soar da trombeta (1 Coríntios 15:52). César Vidal faz este relato em seu livro já mencionado. Em seguida ele aponta as heresias contidas neste conto-do-vigá rio: 1) - Jesus não é Deus, mas apenas um anjo como Miguel e Gabriel. 2) - Paulo não é considerado apóstolo, mas um simples aprendiz. 3) - A salvação não é somente pela fé em Cristo, pois carece de uma série de regras, como abluções e orações. Depois vem a luta pelo cadáver, a fim de que seja decidido o seu destino final. A Bíblia afirma o contrário em Filipenses 1:21-23; Romanos 5:1, e outros.

De acordo com alguns Pais da Igreja e a Arqueologia, o túmulo de Maria foi localizado no Ribeiro do Cedrom, no Vale de Josafá, ao lado do Monte das Oliveiras. Seu corpo não subiu ao céu, mas foi sepultado e ali permaneceu. Seu túmulo teria sido preservado intacto até a chegada dos exércitos rebeldes de Teodósio I (379-395). Talvez por causa do sumiço do corpo e do aumento da mariolatria, a partir do século 12 a cristandade começou a cogitar da Assunção de Maria. A História afirma que os cruzados reconstruíram sua tumba em Jerusalém, em 1130. Mas foram os próprios cruzados que levaram os mitos de Maria para o Ocidente. As lendas pagãs foram se fundindo com os mitos do Cristianismo medieval e alguns séculos depois a receita estava pronta para ser entregue à credulidade cristandade católica. O povo sempre foi dado a crer em lendas e superstições e a Igreja encontra nos corações famintos de amor e de salvação o terreno ideal para implantar todo tipo de baboseira religiosa oriunda dos mitos e lendas do paganismo.

Os Católicos que estão lendo a Bíblia com amor e reverência provavelmente em breve irão ficar livres da escravidão católica romana e se voltarão para o puro evangelho do Senhor Jesus Cristo, o que seria a primeira conseqüência realmente positiva do Concílio Vaticano II. Infelizmente, porém, esses Católicos que agora lêem a Bíblia estão entrando pela porta larga do neopentecostalismo, onde os batuques de rock e as práticas de culto tomam o lugar da leitura e comentário da Palavra de Deus. A religiosidade tipo “self-service”, onde todos se servem à sua maneira e ao seu gosto, está substituindo a verdadeira espiritualidade. E assim poucos Carismáticos terão possibilidade de descobrir que a co-redenção de Maria não passa de um mito, e continuarão adorando a Deusa do Terceiro Milênio. Se eles tentassem pesquisar a origem de cada doutrina católica, iriam descobrir que das 40 doutrinas principais, nada menos de 37 são heréticas, todas elas embasadas na Tradição forjada para explicar tais doutrinas. O livro “Por Amor aos Católicos Romanos”, de Rick Jones, e “Resposta aos Amigos Católicos”, de Thomas F. Heinze (ambos editados pela Chick Publications, Califórnia, e por mim traduzidos), ensinam com amor tudo que precisamos saber sobre este assunto. Com a Bíblia (católica) de um lado e estes dois livros do outro, as doutrinas católicas poderão ser lidas e confrontadas, a fim de que se chegue à verdadeira doutrina bíblica. Infelizmente, porém, os Católicos são ensinados a crer que a Bíblia não é perfeita nem completa, mas precisa da Tradição e do Magistério para dar uma salvação perfeita através da Igreja Católica. Entretanto, quem lê a Bíblia descobre toda a verdade e fica liberto da mentira religiosa, que desgraça os Católicos e os leva para o lago de fogo eterno.

Além destes dois dogmas, houve mais uma proclamação feita em 1964, pelo Papa Paulo VI, de “Maria, Mãe da Igreja”.



Mary Schultze, 06/12/2009.

Capítulo 8 do meu livro "A Deusa do Terceiro Milênio"