... E NAS PAREDES DAS "CAVERNAS" DO ESPAÇO-TEMPO-HISTÓRIA, SURGEM OS BLOGS, QUE COMUNICAM... ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA... QUE BUSCAM... QUE INTERAGEM... NA ESPERANÇA DE AMPLIAR OS RALACIONAMENTOS À SEMELHANÇA DO CRIADOR... NOS APROXIMAMOS...
sábado, 26 de dezembro de 2009
ANO NOVO OU VIDA NOVA...? (Cont.)
Ouvimos "Feliz Ano Novo", mas o que há de novo no ano novo? O ser humano é estruturalmente criado para a eternidade. Nossas reflexões nos elevam a estas dimensões. Pensamos sobre o passado o presente e o futuro, somos a maior testemunha desta transcendência mesmo lidando nesta dimensão transitória. A física já atestou o universo entrópico: Tudo está degenerando; que é natural para o universo e para a matéria. Mas nosso ser profundo nos testifica algo maior. Muitos dizem: "Não pedi para nascer" e nem normalmente pedimos para morrer, no entanto estamos aqui. Há em nós uma parábola viva indicando dimensões além de nossa percepção natural. Chegamos e saímos daqui e continuamos explorando dimensões iinfinitas. Logo percebemos que vida natural nao tem em si mesma elementos para prover o novo. A vida natural é o campo para a existência e tem seus limites. O CRIADOR do universo nos criou e nos fez existir não pedindo licença a nós para realizar tudo que fez, nos fez com elementos para existir nesta dimensão mas nos dá a possibilidade de reflexões transcendentes, pensar infinitamente, evidência que aponta para ELE mesmo familiarizando-nos com as questões últimas e com o ETERNO. Somente o CRIADOR pode gerar tudo. Somente o CRIADOR pode gerar a qualidade última de VIDA que está além dos elementos criados, a VIDA que o ser humano tanto busca como sua mais legítima reinvidicação de ser, este tipo de VIDA só ELE tem. VIDA em seu estado perfeito e último, esta VIDA existe e está no CRIADOR. O grande equívoco é a alteração desta VERDADE gerando uma inconsistência e descontinuidade no ser, restando passar o tempo mas sem VIDA. Mas, não há necessidade de apenas desejar "Feliz Ano Novo" e continuar contando os dias sem a VIDA. É possível ter VIDA NOVA. E esta VIDA NOVA, não está vinculada ao espaço-tempo-história, por isso mesmo é VIDA, mas como pessoas precisamos recebê-la do CRIADOR: "A todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus... Quem está em Cristo nova criatura é" (João1:12 e 2 Cor.5:17)...
ANO NOVO OU VIDA NOVA?
A atitude do CRIADOR em intervir em SUA criação e no ser humano criado a sua imagem e semelhança revela que o problema enfrentado pela humanidade é de fato gravíssimo e que moveu o CRIADOR a este ato. Comumente e muito comumente mesmo chamado de "natal" a intervenção mais profunda e radical que a humanidade pode passar tem um nome: JESUS CRISTO, cuja intervenção faz acontecer no ser humano o que ele mais busca e quer: Qualidade de vida absoluta, longevidade com qualidade absoluta. De fato denominado pelo CRIADOR de "nova vida" ou "novo nascimento", algo tão radical quanto um nascimento, este "novo nascimento" igualmente se dá sem a mínima interferência do nascido, é exclusivamente operado pelo CRIADOR em uma profundidade que somente ELE pode chegar alterando toda a estrutura de vida do ser humano, gerando neste que assim se submete a esta intervenção o tipo de vida que há no próprio CRIADOR e a única forma de ter a VIDA que há no CRIADOR é ter passado pela intervenção que o próprio CRIADOR faz na pessoa de CRISTO. Infelizmente a humanidade embora tendo uma reflexão transcendente, transfere estes atos do CRIADOR para a esfera religiosa e assim é comum muitos estenderem sua fé, sua confiança nesta área profunda do ser a algum sistema que a criatividade humana regada a espiritualidade nata do ser também faz gerar. A Presença do CRIADOR do universo na história, fazendo-se nascer e intervir nesta dimensão para nos levar a SUA dimensão de ser e existir, notifica a toda humanidade que o CRIADOR está chamando a todos para esta NOVA VIDA, esta relação com o próprio CRIADOR seja construída legitimamente a partir dos fenômenos da intervenção que ELE mesmo fez. No entanto é possível que se considere apenas o momento na história, se realize cerimônias, rituais, atos religiosos e se acorde no dia seguinte apenas como dia 26. Como passar por esta intervenção do ETERNO CRIADOR? A resposta: "A todos quantos o receberam (a JESUS CRISTO), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber os que creem no SEU NOME" João 1:12.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
NATAL DE TODOS OS DIAS E DE TODOS NÓS...
Natal...
É intervenção de Deus.
Deus afirma que vai intervir, que vai estar presente. Natal é o Deus presente, é o Deus conosco.
Esta presença no entanto tem dimensões exclusivas por envolver fenômenos particulares que são considerados pelo Deus.
A presença de Deus tem o motivo da identificação do próprio Deus com o ser humano então se tornando humano. Natal é a Presença do Deus que se pessoa.
A presença de Deus tem o motivo do problema que o ser humano traz em si mesmo. Há no ser humano um problema de raiz, em sua base, sua estrutura, que causa danos a toda sua existência. Este mal de raiz tem que ser tratado na profundidade que tal problema exige e somente Deus pode fazer a intervenção que esta situação exige.
Natal é a intervenção de Deus para que na proporção da profundidade do problema que o ser humano tem e onde se localiza este problema possa ser tratada com a devida competência pelo Criador.
A intervenção do Deus ETERNO se dá no espaço, no tempo, na história, o que da a história uma definição mais ampla, ligando cada ser a toda conjunção da história, onde cada ato tem relevância para consigo e para com todos. Assim, o ato de Deus realizado em um momento tendo por palco o tempo, o espaço, a história alcança amplamente passado, presente e futuro. Logo a história é um fenômeno vivo e integrado, cada momento é relevante e integrado para e com a existência.
Deus se faz homem neste ambiente num momento histórico, traz a mensagem e tudo que ela significa para a própria história e para todos que vivemos dentro dela.
Ato de Deus que deixa explícito o alvo de Deus na causa do ser humano.
Este mal que aflige o ser humano necessita da intervenção do próprio Deus. Nada mais pode resolver tal necessidade a não ser o próprio Deus.
O Deus que intervém na história, na vida do ser deixa claro que somente nELE se dá o fenômeno da solução de a vida.
Infelizmente o ser humano confunde o ato de Deus com as manifestações originadas da criatividade humana somada a sua espiritualidade nata transferindo estes fenômenos para a esfera de outro fenômeno, o da religião a qual procura se submeter na mesma proporção de sua sede nesta área.
Não é raro que havendo decepções nesta esfera religiosa em geral resolve-se o impasse de duas formas, ou o ser se torna mais envolvido com o sistema que preferiu tomando uma diretriz fundamentalista, totalitária ou até fanática ou até mesmo decidir por abandonar toda reflexão nesta área da fé, adotando por vezes a idéia de um ateísmo ou então não sendo tão radical optando pelo termo mais suave, agnóstico.
Mas o Natal ocorreu e Deus se tornou pessoa e este na pessoa de JESUS.
E passível do uso da inteligência para a averiguação dos elementos existentes para a avaliação da proposta cristã.
A pessoa de Jesus tem particularidades e por isso, investigáveis e que o torna incomparável e inigualável a qualquer ser humano em qualquer época.
A vida de Jesus é única, sua vida foi detalhada e cuidadosamente anunciada como aconteceria. Assim entre outras coisas, o ser humano pode lançar mão de uma investigação sincera com inteligência e ver se a pessoa de JESUS de fato é o DEUS que veio aqui a mais ou menos 2000 anos atrás.
Auxiliando esta investigação vamos tomar algumas referências que foram utilizadas centenas de anos antes de Jesus ter nascido e que precisam sobre sua vida no futuro. Observe que o Deus está realizando um preparo consciente e exato, sem meias palavras ou fazendo um tipo de jogo de perspectiva, mas a exatidão das Palavras são incisivas e decisivas se de fato são proferidas a partir de Deus e se assim o forem, tem que ser exatas em todos os seus detalhes e sendo assim é notável a conclusão de que este Deus está se importando conosco nos mínimos detalhes da explicação sobre SI mesmo para que alcancemos sua orientação e a sigamos e nos submetamos a Sua intervenção, senão investiguemos:
1. Seria nascido de uma mulher: Aviso em Gênesis 3:15 e cumprido em Gálatas 4:4.
2. Seria descendente de Abraão: Aviso em Genesis 17:7 e cumprido em Gálatas 3:16.
3. Nasceria de uma jovem (Virgem): Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:18.
4. Nasceria em Belém da Judéia: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 2:1.
5. Chamaria Emanuel: Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:22, 23.
6. Grandes viriam adorá-lo: Aviso em Salmo 72:10 e cumprido em Mateus 2:1-11.
7. Haveria um morticínio em Belém: Aviso em Jeremias 31:15 e cumprido em Lucas 2:16-18.
8. Seria chamado do Egito: Aviso em Oséias 11:1 e cumprido em Mateus 2:15.
9. Seria precedido por um profeta: Aviso em Isaías 40:3 e cumprido em Mateus 3:1-3.
10. Seria revestido com o Espírito Santo: Aviso em Salmo 45:7 e Isaías 11:2; 61:1 e cumprido em Mateus 3:16; João 3:34 e Atos 10:38.
11. Iniciaria uma ministração pública: Aviso em Isaías 61:1,2 e cumprido em Lucas 4:16-21, 43.
12. Entraria nesta ministração em Jerusalém: Aviso em Zacarias 9:9 e cumprido em Mateus 21:1-5.
13. Iria ao Templo: Aviso em Malaquias 3:1 e cumprido em Mateus 21:12.
14. Mesmo sendo Deus seria muito singelo: Aviso em Isaías 53:2 e cumprido em Lucas 9:58.
15. Mesmo sendo Deus seria humilde: Aviso em Isaías 42:2 e cumprido em Mateus 12:15,16,19.
16. Grande em ternura e compaixão: Aviso em Isaías 40:11; 42:3 e cumprido em Mateus 12:15,20; Hebreus 4:15.
17. Jamais se enganaria: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em 1 Pedro 2:22.
18. Ensinaria por parábolas: Aviso em Salmo 78:2 e cumprido em Mateus 13:34,35.
19. Atos sobrenaturais e milagrosos: Isaías 35:5,6 e cumprido em Mateus 11:4,6; João 11:47.
20. Seria motivo de vergonha: Aviso em Salmo 22:6; 69:7,9,20 e cumprido em Romanos 15:3.
21. Seria rejeitado pelos próprios irmãos(Povo e família): Aviso em Salmo 69:8; Isaías 63:3 e cumprido em João 1:11 e João 7:3.
22. Seu povo e outros povos se uniriam contra ele: Aviso em Salmo 2:1,2 e cumprido em Lucas 23:12; Atos 4:27.
23. Seria traído por um amigo: Aviso em Salmo 41:9; 55:12-14 e cumprido em João 13:18,21.
24. Seria abandonado pelos seus discípulos: Aviso em Zacarias 13:7 e cumprido em Mateus 26:31,56.
25. Seria traído e vendido por 30 moedas: Aviso em Zacarias 11:12 e cumprido em Mateus 26:15.
26. Com este dinheiro seria comprado um campo do oleiro: Aviso em Zacarias 11:13 e cumprido em Mateus 27:7.
27. Seus sofrimentos seriam muito intensos: Aviso em Salmo 22:14-15 e cumprido em Lucas 22:42-44.
28. Sofrimento no lugar dos outros: Aviso em Isaías 53:4-6,12 e comprido em Mateus 20:28.
29. Sua atitude paciente e seu silêncio no sofrimento: Aviso em Isaías 53:7 e cumprido em Mateus 26:63; 27:12-14.
30. Seria esbofeteado: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 27:30.
31. Cuspiriam nele e seria flagelado: Aviso em Isaías 50:6 e cumprido em João 19:1.
32. Pés e mãos cravados em uma cruz: Aviso em Salmo 22:16 e cumprido em João 19:18; 20:25.
33. Neste momento seria abandonado por Deus: Aviso em Salmo 22:1 e cumprido em Mateus 27:46.
34. Seria zombado: Aviso em Salmo 22:7,8 e cumprido em Mateus 27:39-44.
35. Dariam a ele fel e vinagre: Aviso em Salmo 69:21 e cumprido em Mateus 27:34.
36. Suas roupas seriam divididas e fariam de sua túnica mesa de jogo: Aviso em Salmo 22:18 e cumprido em Mateus 27:35.
37. Seria tido como mais um bandido: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Marcos 15:28.
38. Nestes momentos oraria em favor dos seus assassinos: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Lucas 23:34.
39. Morreria: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Mateus 27:50.
40. Não seria quebrado nenhum osso dele: Aviso em Salmo 34:20 e cumprido em João 19:33-36.
41. Teria seu corpo traspassado: Aviso em Zacarias 12:10 e cumprido em João 19:34,37.
42. Seria sepultado com o rico: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em Mateus 27:57-60.
43. Não veria corrupção: Aviso em Salmo 16:10 e cumprido em Atos 2:31.
44. Ressuscitaria: Aviso em Salmo 16:10; Isaías 26:19 e cumprido em Lucas 2:6,31,34.
45. Sua ascensão: Aviso em Salmo 68:18 e cumprimento em Lucas 24:51; Atos 1:9.
46. Retornar a sua autoridade plena – Direita de Deus: Aviso em Salmo 110:1 e cumprido em Hebreus 1:3.
47. Exerce o oficio de Sacerdote no céu: Aviso em Zacarias 6:13 e cumprido em Romanos 8:34.
48. É a base, o fundamento do povo que está formando na Terra: Aviso em Isaías 28:16 e cumprido em 1 Pedro 2:6,7.
49. Sua Vinda: Aviso em Daniel 7:13; Judas 14 e será cumprida conforme Suas Palavras também em Mateus 25:31; João 14:3.
50. Sua Vinda: Aviso pelos Apóstolos: Aviso em Atos 3:20; 1 Timóteo 6:14.
51. Sua Vinda: Aviso pelos anjos: Aviso em Atos 1:10,11.
Estes textos acima expõe uma PESSOA singular de Jesus. Natal é o anúncio da intervenção de Deus na história e da continuada intervenção na vida do ser humano para que este passe pela ação que somente o DEUS ETERNO pode fazer no ser para que este experimente a VIDA VERDADEIRA que está em CRISTO.
Deus dá notificação a todos por sua Palavra que deixa registrada para que seja examinada com todos os critérios da inteligência, bom senso, sinceridade e submissão aquele que é quem diz ser, DEUS e possa o ser humano experimentar o resultado de seus atos em sua vida.
Natal é a intervenção cuidadosa do ETERNO DEUS na direção do ser humano que ELE fez a sua imagem e semelhança mas que sofreu uma anomalia de tal monta que Deus diagnosticou como morte. Paulo registra desta forma o diagnóstico do ser humano:
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).
A palavra “pecado” é a tradução do grego: ‘anartia’ ou ‘anarquia’ transliterada para o português. Há uma anarquia no ser humano em relação ao seu Criador e assim uma anarquia também do ser em relação a si mesmo e em uma anarquia em relação ao seu próximo, gerando uma inconseqüência de existência e produzindo neste uma busca cíclica sem fim cujo centro é ele mesmo.
Somente Jesus Cristo pode tirar este pecado, esta anarquia, este é o motivo pelo qual ELE veio aqui.
Afirma Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Paulo deixa registrado que: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5).
Em João 1:12 há a receita de Deus como o ser humano deve aplicá-la em si mesmo: “A todos quantos o receberam (Jesus Cristo), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.
O texto ainda explica: “... aos que crêem no seu nome”. A fé é o meio legítimo que legitima a Verdade da afirmação no ser.
Este ato de fé na VERDADE, fé em Cristo, o Deus que tira o pecado (Anarquia) do mundo, torna a pessoa uma nova pessoa uma pessoa nascida de Deus como está escrito na continuação deste texto acima: “... os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).
A Palavra de Deus usa a analogia do nascimento, por ser esta de fácil entendimento quanto a total imparcialidade do ser nascido em seu nascimento. Não há qualquer intervenção no nascimento de alguém quanto a este nascimento. É um ato puramente fora dele, um ato dos pais absolutamente. Desta forma a “pessoa nascida de Deus” não tem qualquer participação neste fenômeno, é um ato exclusivamente de Deus. Não há qualquer organização por melhor que seja nem mesmo o que se conhece por “igreja” ou “religião” ou filosofia ou esforço pessoal que tenha condições de prover este tipo de vida para o ser. Desta forma se expressa o texto de Deus:
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).
Isto é chamado por Deus de “Boas Notícias”, de fato é, pois o ser humano ou se encontra em algum lugar entre suas desilusões e depressões ou entre suas prepotências e egoísmo mas sempre com seu juízo afetado para procurar estas resoluções últimas de suas mais profundas inquietações serem resolvidas pelo que pensa ser o certo ou não e assim permanece em suas emaranhadas e intrincadas redes de isolamento do ser e luta contra si mesmo e nem tem esta percepção. Ou na busca da paz realiza imensas coisas boas ou na decepção de que estas possam de fato conceder algo nesta profundidade apenas se resigna e continua uma vida sem sabor. Ou coloca sobre si pesados encargos conforme suas crenças ou vai dissolvendo seu ‘eu’ em suas próprias tentativas de ser construindo sobre si mesmo, caminhando na solidão tão grande quanto o orgulho pode levar.
Há de fato uma boa notícia!
Natal é a Boa Notícia, o Deus que veio para realizar um ato de resgate e de uma ação última no mais profundo do ser, não trazendo uma nova religião, novas regras, nova moral, novos alvos, novas metas, mas é o único que pode dar uma NOVA VIDA como está escrito:
“Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Infelizmente o ser humano carrega um tipo de link estranho, pois em geral, ao atingir este ponto da reflexão o ser humano quase imediatamente afirma já possuir alguma crença ou alguma religião ou não querer nem saber sobre este assunto e manter-se onde está já está bom. Enfim, há uma direção dentro da mente de cada um que o impede de refletir em profundidade e nem sequer examinar os argumentos da história e da Pessoa de Cristo.
Assim, fica aqui este incentivo a que cada um passe uma etapa mais profunda de seu ser, de considerar a si mesmo e os argumentos do CRIADOR. Pensar com mais detalhe sobre estes atos e dar início a uma busca sincera para verificar com a mesma preocupação avaliar estas questões no mesmo nível que avalia as escrituras de sua residência, a documentação de seu veículo, sua identidade, enfim se todas estas questões são de grande importância e estão em uma dimensão finita e material, quanto mais a sua própria vida e sua constituição que tem dimensão eterna e que necessita passar pela intervenção do CRIADOR diretamente em seu ser profundo pela Pessoa que para isto deu certeza e verdade em suas evidências históricas, JESUS CRISTO.
Deus abençoe a todos...
Heber Zenun
Solicite um bom e-livro e lhe será enviado gratuítamente.
Email: hzenun@gmail.com
MSN: heber_zenun@hotmail.com
Orkut: heber zenun
Programas na Internet: http://www.livestream.com/theoterapia
Blog: http://heberzenun.blogspot.com/
Participe do apoio a THEOTERAPIA – Trabalho terapêutico centrado em Deus para a orientação e condução do ser:
Orando. Participando dos cursos. Palestras. Ofertas:
Bradesco:
Ag. 2186-5
Conta Poupança:
9310644 0
É intervenção de Deus.
Deus afirma que vai intervir, que vai estar presente. Natal é o Deus presente, é o Deus conosco.
Esta presença no entanto tem dimensões exclusivas por envolver fenômenos particulares que são considerados pelo Deus.
A presença de Deus tem o motivo da identificação do próprio Deus com o ser humano então se tornando humano. Natal é a Presença do Deus que se pessoa.
A presença de Deus tem o motivo do problema que o ser humano traz em si mesmo. Há no ser humano um problema de raiz, em sua base, sua estrutura, que causa danos a toda sua existência. Este mal de raiz tem que ser tratado na profundidade que tal problema exige e somente Deus pode fazer a intervenção que esta situação exige.
Natal é a intervenção de Deus para que na proporção da profundidade do problema que o ser humano tem e onde se localiza este problema possa ser tratada com a devida competência pelo Criador.
A intervenção do Deus ETERNO se dá no espaço, no tempo, na história, o que da a história uma definição mais ampla, ligando cada ser a toda conjunção da história, onde cada ato tem relevância para consigo e para com todos. Assim, o ato de Deus realizado em um momento tendo por palco o tempo, o espaço, a história alcança amplamente passado, presente e futuro. Logo a história é um fenômeno vivo e integrado, cada momento é relevante e integrado para e com a existência.
Deus se faz homem neste ambiente num momento histórico, traz a mensagem e tudo que ela significa para a própria história e para todos que vivemos dentro dela.
Ato de Deus que deixa explícito o alvo de Deus na causa do ser humano.
Este mal que aflige o ser humano necessita da intervenção do próprio Deus. Nada mais pode resolver tal necessidade a não ser o próprio Deus.
O Deus que intervém na história, na vida do ser deixa claro que somente nELE se dá o fenômeno da solução de a vida.
Infelizmente o ser humano confunde o ato de Deus com as manifestações originadas da criatividade humana somada a sua espiritualidade nata transferindo estes fenômenos para a esfera de outro fenômeno, o da religião a qual procura se submeter na mesma proporção de sua sede nesta área.
Não é raro que havendo decepções nesta esfera religiosa em geral resolve-se o impasse de duas formas, ou o ser se torna mais envolvido com o sistema que preferiu tomando uma diretriz fundamentalista, totalitária ou até fanática ou até mesmo decidir por abandonar toda reflexão nesta área da fé, adotando por vezes a idéia de um ateísmo ou então não sendo tão radical optando pelo termo mais suave, agnóstico.
Mas o Natal ocorreu e Deus se tornou pessoa e este na pessoa de JESUS.
E passível do uso da inteligência para a averiguação dos elementos existentes para a avaliação da proposta cristã.
A pessoa de Jesus tem particularidades e por isso, investigáveis e que o torna incomparável e inigualável a qualquer ser humano em qualquer época.
A vida de Jesus é única, sua vida foi detalhada e cuidadosamente anunciada como aconteceria. Assim entre outras coisas, o ser humano pode lançar mão de uma investigação sincera com inteligência e ver se a pessoa de JESUS de fato é o DEUS que veio aqui a mais ou menos 2000 anos atrás.
Auxiliando esta investigação vamos tomar algumas referências que foram utilizadas centenas de anos antes de Jesus ter nascido e que precisam sobre sua vida no futuro. Observe que o Deus está realizando um preparo consciente e exato, sem meias palavras ou fazendo um tipo de jogo de perspectiva, mas a exatidão das Palavras são incisivas e decisivas se de fato são proferidas a partir de Deus e se assim o forem, tem que ser exatas em todos os seus detalhes e sendo assim é notável a conclusão de que este Deus está se importando conosco nos mínimos detalhes da explicação sobre SI mesmo para que alcancemos sua orientação e a sigamos e nos submetamos a Sua intervenção, senão investiguemos:
1. Seria nascido de uma mulher: Aviso em Gênesis 3:15 e cumprido em Gálatas 4:4.
2. Seria descendente de Abraão: Aviso em Genesis 17:7 e cumprido em Gálatas 3:16.
3. Nasceria de uma jovem (Virgem): Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:18.
4. Nasceria em Belém da Judéia: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 2:1.
5. Chamaria Emanuel: Aviso em Isaías 7:14 e cumprido em Mateus 1:22, 23.
6. Grandes viriam adorá-lo: Aviso em Salmo 72:10 e cumprido em Mateus 2:1-11.
7. Haveria um morticínio em Belém: Aviso em Jeremias 31:15 e cumprido em Lucas 2:16-18.
8. Seria chamado do Egito: Aviso em Oséias 11:1 e cumprido em Mateus 2:15.
9. Seria precedido por um profeta: Aviso em Isaías 40:3 e cumprido em Mateus 3:1-3.
10. Seria revestido com o Espírito Santo: Aviso em Salmo 45:7 e Isaías 11:2; 61:1 e cumprido em Mateus 3:16; João 3:34 e Atos 10:38.
11. Iniciaria uma ministração pública: Aviso em Isaías 61:1,2 e cumprido em Lucas 4:16-21, 43.
12. Entraria nesta ministração em Jerusalém: Aviso em Zacarias 9:9 e cumprido em Mateus 21:1-5.
13. Iria ao Templo: Aviso em Malaquias 3:1 e cumprido em Mateus 21:12.
14. Mesmo sendo Deus seria muito singelo: Aviso em Isaías 53:2 e cumprido em Lucas 9:58.
15. Mesmo sendo Deus seria humilde: Aviso em Isaías 42:2 e cumprido em Mateus 12:15,16,19.
16. Grande em ternura e compaixão: Aviso em Isaías 40:11; 42:3 e cumprido em Mateus 12:15,20; Hebreus 4:15.
17. Jamais se enganaria: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em 1 Pedro 2:22.
18. Ensinaria por parábolas: Aviso em Salmo 78:2 e cumprido em Mateus 13:34,35.
19. Atos sobrenaturais e milagrosos: Isaías 35:5,6 e cumprido em Mateus 11:4,6; João 11:47.
20. Seria motivo de vergonha: Aviso em Salmo 22:6; 69:7,9,20 e cumprido em Romanos 15:3.
21. Seria rejeitado pelos próprios irmãos(Povo e família): Aviso em Salmo 69:8; Isaías 63:3 e cumprido em João 1:11 e João 7:3.
22. Seu povo e outros povos se uniriam contra ele: Aviso em Salmo 2:1,2 e cumprido em Lucas 23:12; Atos 4:27.
23. Seria traído por um amigo: Aviso em Salmo 41:9; 55:12-14 e cumprido em João 13:18,21.
24. Seria abandonado pelos seus discípulos: Aviso em Zacarias 13:7 e cumprido em Mateus 26:31,56.
25. Seria traído e vendido por 30 moedas: Aviso em Zacarias 11:12 e cumprido em Mateus 26:15.
26. Com este dinheiro seria comprado um campo do oleiro: Aviso em Zacarias 11:13 e cumprido em Mateus 27:7.
27. Seus sofrimentos seriam muito intensos: Aviso em Salmo 22:14-15 e cumprido em Lucas 22:42-44.
28. Sofrimento no lugar dos outros: Aviso em Isaías 53:4-6,12 e comprido em Mateus 20:28.
29. Sua atitude paciente e seu silêncio no sofrimento: Aviso em Isaías 53:7 e cumprido em Mateus 26:63; 27:12-14.
30. Seria esbofeteado: Aviso em Miquéias 5:1 e cumprido em Mateus 27:30.
31. Cuspiriam nele e seria flagelado: Aviso em Isaías 50:6 e cumprido em João 19:1.
32. Pés e mãos cravados em uma cruz: Aviso em Salmo 22:16 e cumprido em João 19:18; 20:25.
33. Neste momento seria abandonado por Deus: Aviso em Salmo 22:1 e cumprido em Mateus 27:46.
34. Seria zombado: Aviso em Salmo 22:7,8 e cumprido em Mateus 27:39-44.
35. Dariam a ele fel e vinagre: Aviso em Salmo 69:21 e cumprido em Mateus 27:34.
36. Suas roupas seriam divididas e fariam de sua túnica mesa de jogo: Aviso em Salmo 22:18 e cumprido em Mateus 27:35.
37. Seria tido como mais um bandido: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Marcos 15:28.
38. Nestes momentos oraria em favor dos seus assassinos: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Lucas 23:34.
39. Morreria: Aviso em Isaías 53:12 e cumprido em Mateus 27:50.
40. Não seria quebrado nenhum osso dele: Aviso em Salmo 34:20 e cumprido em João 19:33-36.
41. Teria seu corpo traspassado: Aviso em Zacarias 12:10 e cumprido em João 19:34,37.
42. Seria sepultado com o rico: Aviso em Isaías 53:9 e cumprido em Mateus 27:57-60.
43. Não veria corrupção: Aviso em Salmo 16:10 e cumprido em Atos 2:31.
44. Ressuscitaria: Aviso em Salmo 16:10; Isaías 26:19 e cumprido em Lucas 2:6,31,34.
45. Sua ascensão: Aviso em Salmo 68:18 e cumprimento em Lucas 24:51; Atos 1:9.
46. Retornar a sua autoridade plena – Direita de Deus: Aviso em Salmo 110:1 e cumprido em Hebreus 1:3.
47. Exerce o oficio de Sacerdote no céu: Aviso em Zacarias 6:13 e cumprido em Romanos 8:34.
48. É a base, o fundamento do povo que está formando na Terra: Aviso em Isaías 28:16 e cumprido em 1 Pedro 2:6,7.
49. Sua Vinda: Aviso em Daniel 7:13; Judas 14 e será cumprida conforme Suas Palavras também em Mateus 25:31; João 14:3.
50. Sua Vinda: Aviso pelos Apóstolos: Aviso em Atos 3:20; 1 Timóteo 6:14.
51. Sua Vinda: Aviso pelos anjos: Aviso em Atos 1:10,11.
Estes textos acima expõe uma PESSOA singular de Jesus. Natal é o anúncio da intervenção de Deus na história e da continuada intervenção na vida do ser humano para que este passe pela ação que somente o DEUS ETERNO pode fazer no ser para que este experimente a VIDA VERDADEIRA que está em CRISTO.
Deus dá notificação a todos por sua Palavra que deixa registrada para que seja examinada com todos os critérios da inteligência, bom senso, sinceridade e submissão aquele que é quem diz ser, DEUS e possa o ser humano experimentar o resultado de seus atos em sua vida.
Natal é a intervenção cuidadosa do ETERNO DEUS na direção do ser humano que ELE fez a sua imagem e semelhança mas que sofreu uma anomalia de tal monta que Deus diagnosticou como morte. Paulo registra desta forma o diagnóstico do ser humano:
“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).
A palavra “pecado” é a tradução do grego: ‘anartia’ ou ‘anarquia’ transliterada para o português. Há uma anarquia no ser humano em relação ao seu Criador e assim uma anarquia também do ser em relação a si mesmo e em uma anarquia em relação ao seu próximo, gerando uma inconseqüência de existência e produzindo neste uma busca cíclica sem fim cujo centro é ele mesmo.
Somente Jesus Cristo pode tirar este pecado, esta anarquia, este é o motivo pelo qual ELE veio aqui.
Afirma Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Paulo deixa registrado que: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5).
Em João 1:12 há a receita de Deus como o ser humano deve aplicá-la em si mesmo: “A todos quantos o receberam (Jesus Cristo), deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.
O texto ainda explica: “... aos que crêem no seu nome”. A fé é o meio legítimo que legitima a Verdade da afirmação no ser.
Este ato de fé na VERDADE, fé em Cristo, o Deus que tira o pecado (Anarquia) do mundo, torna a pessoa uma nova pessoa uma pessoa nascida de Deus como está escrito na continuação deste texto acima: “... os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:13).
A Palavra de Deus usa a analogia do nascimento, por ser esta de fácil entendimento quanto a total imparcialidade do ser nascido em seu nascimento. Não há qualquer intervenção no nascimento de alguém quanto a este nascimento. É um ato puramente fora dele, um ato dos pais absolutamente. Desta forma a “pessoa nascida de Deus” não tem qualquer participação neste fenômeno, é um ato exclusivamente de Deus. Não há qualquer organização por melhor que seja nem mesmo o que se conhece por “igreja” ou “religião” ou filosofia ou esforço pessoal que tenha condições de prover este tipo de vida para o ser. Desta forma se expressa o texto de Deus:
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8,9).
Isto é chamado por Deus de “Boas Notícias”, de fato é, pois o ser humano ou se encontra em algum lugar entre suas desilusões e depressões ou entre suas prepotências e egoísmo mas sempre com seu juízo afetado para procurar estas resoluções últimas de suas mais profundas inquietações serem resolvidas pelo que pensa ser o certo ou não e assim permanece em suas emaranhadas e intrincadas redes de isolamento do ser e luta contra si mesmo e nem tem esta percepção. Ou na busca da paz realiza imensas coisas boas ou na decepção de que estas possam de fato conceder algo nesta profundidade apenas se resigna e continua uma vida sem sabor. Ou coloca sobre si pesados encargos conforme suas crenças ou vai dissolvendo seu ‘eu’ em suas próprias tentativas de ser construindo sobre si mesmo, caminhando na solidão tão grande quanto o orgulho pode levar.
Há de fato uma boa notícia!
Natal é a Boa Notícia, o Deus que veio para realizar um ato de resgate e de uma ação última no mais profundo do ser, não trazendo uma nova religião, novas regras, nova moral, novos alvos, novas metas, mas é o único que pode dar uma NOVA VIDA como está escrito:
“Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Infelizmente o ser humano carrega um tipo de link estranho, pois em geral, ao atingir este ponto da reflexão o ser humano quase imediatamente afirma já possuir alguma crença ou alguma religião ou não querer nem saber sobre este assunto e manter-se onde está já está bom. Enfim, há uma direção dentro da mente de cada um que o impede de refletir em profundidade e nem sequer examinar os argumentos da história e da Pessoa de Cristo.
Assim, fica aqui este incentivo a que cada um passe uma etapa mais profunda de seu ser, de considerar a si mesmo e os argumentos do CRIADOR. Pensar com mais detalhe sobre estes atos e dar início a uma busca sincera para verificar com a mesma preocupação avaliar estas questões no mesmo nível que avalia as escrituras de sua residência, a documentação de seu veículo, sua identidade, enfim se todas estas questões são de grande importância e estão em uma dimensão finita e material, quanto mais a sua própria vida e sua constituição que tem dimensão eterna e que necessita passar pela intervenção do CRIADOR diretamente em seu ser profundo pela Pessoa que para isto deu certeza e verdade em suas evidências históricas, JESUS CRISTO.
Deus abençoe a todos...
Heber Zenun
Solicite um bom e-livro e lhe será enviado gratuítamente.
Email: hzenun@gmail.com
MSN: heber_zenun@hotmail.com
Orkut: heber zenun
Programas na Internet: http://www.livestream.com/theoterapia
Blog: http://heberzenun.blogspot.com/
Participe do apoio a THEOTERAPIA – Trabalho terapêutico centrado em Deus para a orientação e condução do ser:
Orando. Participando dos cursos. Palestras. Ofertas:
Bradesco:
Ag. 2186-5
Conta Poupança:
9310644 0
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
A Propósito de pergunta sobre Tendências Teológicas Exotéricas Místicas Extra Bíblicas...
Olá Pastor qual a fonte desse texto sobre principados????
abraço e benção no Senhor Jesus.
Pergunta sobre:
"PRINCIPADO QUE AMARRA A VIDA SENTIMENTAL"
Resposta:
Há um problema na história da humanidade, entre tantos e mesmo o maior, o pecado que levou o ser humano a morte conforme o SENHOR afirma ser o resultado deste na vida, desde Genesis 2:17 na Palavra: "Certamente morrerás" no enfático hebraismo "morrendo morrrereis", dando ciencia ao ser humano que fora de Deus somente há morte, separação absoluta, total dELE, a VIDA.
Desta forma, o ser humano ouvindo as opções para com a Palavra de Deus, cede a estes ascenos passa a viver de suas tendências, na nova base de existir sem DEUS. A base sobre a qual anda é um mundo que é definido por João o apóstolo como um mundo que "jaz no maligno" (1João5:19) onde o ser em sua vulnerabilidade fica exposto tanto a suas próprias concupiscências como Tiago afirma em seu livro, "cada um é tentado pela sua própria cobiça" (Tg 1:14), mas também é atingido pelas composições filosófico-teológicas do diabo que o apóstolo Paulo desenvolve estes embates utilizando a Palavra em Efésios como: "dardos inflamados do malígno" (Ef 6:16).
Neste contexto, num universo que tem uma origem em Deus, um funcionamento em Deus e uma conclusão em Deus, sendo o SENHOR o ABSOLUTO da VERDADE, o ETERNO e CRIADOR, o ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONISCIENTE DEUS, a armadilha do ser humano em si mesmo em sua maior manifestação é a potencialização do próprio "eu" a uma condição de "auto" isto é capaz em si mesmo. "AUTO" é o NOME atribuído exclusivamente a Deus no sentido último e absoluto, mas a desorientação em um de seus efeitos colaterais, além da morte, ou uma das manifestações deste estado mortal do ser é a elevação do ser a "AUTO", problema também tratado por Paulo em sua profecia a Timóteo "nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas" (2Tim3:1-2), onde a palavra "egoísta" é a tradução do grego "filauto" ou "auto-filia" ou "amantes de si mesmos", pessoas que estarão em um estado de existir onde o que determina sua vida é o que ele mesmo pensa e o que ele mesmo define como diretriz e nada mais, sendo o "eu" o deus de si mesmo, de tudo que há.
Dentro deste contexto, onde o ser humano sem ter a referência da VERDADE, vivendo em um mundo que deixando o existencialismo do seculo XIX e o modernismo do século XX, chega ao pós-modernismo da metade do século XX e agora XXI, com a filosofia pluralista onde tudo que há e todas as filosofias, todas as crenças tem algo da VERDADE que passa a ser um conceito utópico que é a soma de todos os sistemas de crenças existentes.
Nesta plataforma sutil e hábilmente montada a primeira vítima é a VERDADE e o ser tragado pela simpatica proposta pluralista está apto para aceitar toda manifestação filosófica-religiosa e então vulnerável a suas próprias fragilidades, que é tratado nas ESCRITURAS como tendência do ser ou "inclinação da carne" (Rom 8:6,7) e nesta plataforma onde a inclinação é aferida pela própria pessoa fora do centro e da VERDADE, passa a sua vulnerabilidade a ser fácilmente seduzida ou enganada por um bem elaborado sistema de inteligencias que trabalham para este fim.
No âmbito do mundo há uma série de sofistas que trabalham sem cessar nesta condução do pensamento humano como levemente mencionei acima. Mas também há na mesma quantidade no ambiente teológico elementos sofistas que igualmente seduzem e conduzem o ser a todo tipo de filosofias e teologias as mais variadas e para todos os tipos de tendências, este tipo de trabalho é sobejamente tratado nas Escrituras por toda parte alertando o ser sobre o perigo dos falsos profetas, falsos cristos, falsas doutrinas. Paulo novamente afirma que estas pessoas onde a Palavra de Deus é desvirtuada, tem a característica de "aprender sempre mas jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo3:7) comparados a "Janes e Jambres" que "resistiram a Moisés" (2Tim3:8), mas que "também estes resistem a verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto a fé" (2Tim3:8).
Dentro do desenvolvimento da heresia em todos os tempos a característica principal é que ela tem uma semelhança com a VERDADE, o que faz com que seja feita ao longo do tempo uma diluição da mesma VERDADE e a permanência do que é oposto a VERDADE e um aperfeiçoamento dentro de fábulas produzindo uma cauterização na mente (2Tim4:1-5 e 1 Tim4:1-2).
Nesta via atualmente há uma incrementação deste "mistério da iniquidade" que "já opera" (2 Tes2:7) e seduz com suas formas e conteúdos, tanto em seus aparatos religiosos quanto por suas doutrinas fabulosos e fascinantes que igualmente enganaram e seduziram os gálatas (Gal.3:1) e utilizando toda a forma e até mesmo o conteúdo naquele caso, dos judeus e suas práticas contidas na Lei de Deus.
Hoje no entanto há uma mistura de um exoterismo de todo nível, uma feitiçaria de todo nível, uma idolatria de todo nível, um egocentrismo, um domínio do ego, um tipo de teologia positivista e da afirmação, do potencialmento do ser domesticando seus cristos e o deus, dando uma dimensão ao mundo espiritual com nomenclaturas do espiritismo e do mundo exotérico, missigenando toda a crendice popular com sua teologia igualmente popular, elevando o estatus do fantasioso e folclórico bem como do demonismo quanto da heresia, da fragilidade evangélica típica dos dias atuais quando da potenciação do materialismo dentro do mundo evangélico como do curandeirismo e da feitiçaria evangélicas, dos aparatos idolátricos de templos e de ídolos em forma de pastôres, quanto de uso e abuso da fragilidade do ser quanto ao mundo espiritual e apresentando ao ser humano um mundo espiritual a parte das Escrituras e de fácil e popular conhecimento da mídia evangélica bem como do mundo em geral, onde tanto o demonio quanto deus ou jesus são domesticados pelos falsos cristos e falsos profetas, levando os fiéis a estas teologias a temerem estas entidades ou adorarem seus novos deuses em formas, dando uma nova dimensão ao ser humano em sua crença como um tipo de "terra de Nod" (Genesis 4:16) onde o Caim acabou por viver, "Nod" no hebraico, tem o significado de "errante, sem rumo, perdido, isolado, vagabundo".
Nestes dias o ser humano é conduzido em sua possibilidade de crer por estas vias errantes e fácilmente tem se deixado conduzir por não ter como aferir o que houve pela Palavra de Deus como fizeram os de Beréia (Atos17:11), sem este critério que dá ao ser a condição do discernimento "Hebreus 4:12" a vulnerabilidade do ser é imensa, por isso conduzido a vias estranhas a VERDADE.
Este tipo de teologia que se recebe por este tipo de emails é de grande prejuízo, pois inflama as pessoas a um tipo de crendice exotérica levando muitos a se envolverem em uma batalha diferente da que está claramente afirmada em Efésios 6:10ss. Fazendo com que multidões estejam se preparando em um tipo de treinamento que não é "no SENHOR e na força de SEU PODER" (Efésios6).
Todo o caminho do ser humano só tem um caminho a trilhar, é o CAMINHO chamado JESUS CRISTO - João 14:6
Se o ser humano necessita da VERDADE para vencer algum ponto em sua vida, esta VERDADE tem um nome JESUS CRISTO - João 14:6
Se o ser humano necessita da VIDA para viver seus dias, esta VIDA tem um nome JESUS CRISTO - João 14:6
Onde a Palavra do SENHOR é exclusivamente suficiente para produzir a VIDA no ser - 2 Timoteo3:14-17
A via para o andar do ser humano foi preparado por Deus desde a salvação de sua vida - Efésios 2:1-10
O meio para a condulção desta vida é a fé, produzida pela Palavra de Deus - Romanos 10:17
O tipo de fé que é definida pela própria Palavra de Deus - Romanos 10:17
Fé que é definida nos termos de Hebreus 11.
Qualquer outra forma de condução da existência fora dos parâmetros da Palavra do SENHOR são equívocos seríssimos que precisam ser corrigidos imediatamente - Dt 4 e Apoc 22
A forma de educação vigente pelas teologias populares necessitam ser corrigidas e abandonadas em favor da PALAVRA DO SENHOR, por isso a palavra "arrependei-vos" é fartamente utilizada por Deus em toda a Escritura. Mas certamente vai esbarrar no exoterismo que cauteriza a mente do ser humano e torna este possesso por tal tipo de educação fora das Escrituras e que fanatiza pelo seu alto teor de satisfação humanamente aceitáveis, mas totalmente alheios a VERDADE DE DEUS que opera no ser em uma profundidade tal que prepara o ser em seu caráter e na justiça de Deus conforme os textos todos acima.
Mas o que de fato vai atrair o ser nos dias anteriores a Vinda do SENHOR é toda a forma visível de aparatos filosófico-teológicos, onde ou o medo de alguma entidade ou a potenciação do "eu" são elementos fartamente utilizados inescrupulosamente tornando o ser mesmo como uma mercadoria como afirma Pedro em 2Pe2:3 em João em Apocalipse 18:9-14.
Paulo percebendo que o "eu" tem seu devido tratamento na cruz, isto é na morte, afirma ter aprendido o CAMINHO da cruz quando afirma "Já estou crucificado com Cristo" Galatas 2:20.
João, o batista também afirma: "é necessário que ELE cresça e que eu diminua" João 3:30.
Estes entre tantos exemplos de servos de Deus que perceberam esta graça da morte para o "eu" e da VIDA EM CRISTO, é o CAMINHO para a VIDA e nada mais, pois somente a Graça do SENHOR é suficiente para tudo para a VIDA, assim o SENHOR se expressou para Paulo; "minha graça te basta" 2 Cor 12:9.
Mas como o povo em geral está em uma condição de mortos e o povo de Deus está em uma condição em sua vida com Cristo, se é que estão em Cristo, uma condição muito abaixo da estatura de maturidade como aconteceu em Corinto, o povo permanece em um estado de infantilidade gravíssima quanto ao discernimento da VERDADE e se situam como "carnais" ou tendenciosos a andar conforme os limites que se traçam na esfera humana apenas (1 Corintios 3).
Nesta condição como povo de Deus, mas em uma imaturidade imensa, a facilidade para se envolver com todo aparato montado por teologias extra-bíblicas mas que tenham um conteúdo que apela a uma sensualidade é muito fácil de envolver pessoas nesta condição, como aconteceu em Colossenses 2.
Formulações tais como esta destes pseudo-estudos que lemos ou ouvimos facilmente conduzem as pessoas menos esclarecidas por vias fora das Escrituras ironicamente utilizando as proprias Escrituras. Artimanha muito utilizada pelo próprio satanás que é hábil nisto, criando uma espécie de impedimento para se refutar tais argumentos uma vez que são utilizados termos escriturísticos.
Enfim, o tema é vasto e tão amplo que tem origem desde o Éden e só vai terminar com a volta do SENHOR, mas no momento enfatizamos a busca somente pelo SENHOR e da Sua TOTAL suficiencia em nos dar vida e nos conduzir nELE e para ELE somente, nos livrando de todo tipo de artimanha e artifícios.
Fica aqui um resumo sobre este tema..
Qualquer coisa.. vamos compartilhando mais sobre o importante assunto.
Pastor Heber
abraço e benção no Senhor Jesus.
Pergunta sobre:
"PRINCIPADO QUE AMARRA A VIDA SENTIMENTAL"
Resposta:
Há um problema na história da humanidade, entre tantos e mesmo o maior, o pecado que levou o ser humano a morte conforme o SENHOR afirma ser o resultado deste na vida, desde Genesis 2:17 na Palavra: "Certamente morrerás" no enfático hebraismo "morrendo morrrereis", dando ciencia ao ser humano que fora de Deus somente há morte, separação absoluta, total dELE, a VIDA.
Desta forma, o ser humano ouvindo as opções para com a Palavra de Deus, cede a estes ascenos passa a viver de suas tendências, na nova base de existir sem DEUS. A base sobre a qual anda é um mundo que é definido por João o apóstolo como um mundo que "jaz no maligno" (1João5:19) onde o ser em sua vulnerabilidade fica exposto tanto a suas próprias concupiscências como Tiago afirma em seu livro, "cada um é tentado pela sua própria cobiça" (Tg 1:14), mas também é atingido pelas composições filosófico-teológicas do diabo que o apóstolo Paulo desenvolve estes embates utilizando a Palavra em Efésios como: "dardos inflamados do malígno" (Ef 6:16).
Neste contexto, num universo que tem uma origem em Deus, um funcionamento em Deus e uma conclusão em Deus, sendo o SENHOR o ABSOLUTO da VERDADE, o ETERNO e CRIADOR, o ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONISCIENTE DEUS, a armadilha do ser humano em si mesmo em sua maior manifestação é a potencialização do próprio "eu" a uma condição de "auto" isto é capaz em si mesmo. "AUTO" é o NOME atribuído exclusivamente a Deus no sentido último e absoluto, mas a desorientação em um de seus efeitos colaterais, além da morte, ou uma das manifestações deste estado mortal do ser é a elevação do ser a "AUTO", problema também tratado por Paulo em sua profecia a Timóteo "nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas" (2Tim3:1-2), onde a palavra "egoísta" é a tradução do grego "filauto" ou "auto-filia" ou "amantes de si mesmos", pessoas que estarão em um estado de existir onde o que determina sua vida é o que ele mesmo pensa e o que ele mesmo define como diretriz e nada mais, sendo o "eu" o deus de si mesmo, de tudo que há.
Dentro deste contexto, onde o ser humano sem ter a referência da VERDADE, vivendo em um mundo que deixando o existencialismo do seculo XIX e o modernismo do século XX, chega ao pós-modernismo da metade do século XX e agora XXI, com a filosofia pluralista onde tudo que há e todas as filosofias, todas as crenças tem algo da VERDADE que passa a ser um conceito utópico que é a soma de todos os sistemas de crenças existentes.
Nesta plataforma sutil e hábilmente montada a primeira vítima é a VERDADE e o ser tragado pela simpatica proposta pluralista está apto para aceitar toda manifestação filosófica-religiosa e então vulnerável a suas próprias fragilidades, que é tratado nas ESCRITURAS como tendência do ser ou "inclinação da carne" (Rom 8:6,7) e nesta plataforma onde a inclinação é aferida pela própria pessoa fora do centro e da VERDADE, passa a sua vulnerabilidade a ser fácilmente seduzida ou enganada por um bem elaborado sistema de inteligencias que trabalham para este fim.
No âmbito do mundo há uma série de sofistas que trabalham sem cessar nesta condução do pensamento humano como levemente mencionei acima. Mas também há na mesma quantidade no ambiente teológico elementos sofistas que igualmente seduzem e conduzem o ser a todo tipo de filosofias e teologias as mais variadas e para todos os tipos de tendências, este tipo de trabalho é sobejamente tratado nas Escrituras por toda parte alertando o ser sobre o perigo dos falsos profetas, falsos cristos, falsas doutrinas. Paulo novamente afirma que estas pessoas onde a Palavra de Deus é desvirtuada, tem a característica de "aprender sempre mas jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo3:7) comparados a "Janes e Jambres" que "resistiram a Moisés" (2Tim3:8), mas que "também estes resistem a verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto a fé" (2Tim3:8).
Dentro do desenvolvimento da heresia em todos os tempos a característica principal é que ela tem uma semelhança com a VERDADE, o que faz com que seja feita ao longo do tempo uma diluição da mesma VERDADE e a permanência do que é oposto a VERDADE e um aperfeiçoamento dentro de fábulas produzindo uma cauterização na mente (2Tim4:1-5 e 1 Tim4:1-2).
Nesta via atualmente há uma incrementação deste "mistério da iniquidade" que "já opera" (2 Tes2:7) e seduz com suas formas e conteúdos, tanto em seus aparatos religiosos quanto por suas doutrinas fabulosos e fascinantes que igualmente enganaram e seduziram os gálatas (Gal.3:1) e utilizando toda a forma e até mesmo o conteúdo naquele caso, dos judeus e suas práticas contidas na Lei de Deus.
Hoje no entanto há uma mistura de um exoterismo de todo nível, uma feitiçaria de todo nível, uma idolatria de todo nível, um egocentrismo, um domínio do ego, um tipo de teologia positivista e da afirmação, do potencialmento do ser domesticando seus cristos e o deus, dando uma dimensão ao mundo espiritual com nomenclaturas do espiritismo e do mundo exotérico, missigenando toda a crendice popular com sua teologia igualmente popular, elevando o estatus do fantasioso e folclórico bem como do demonismo quanto da heresia, da fragilidade evangélica típica dos dias atuais quando da potenciação do materialismo dentro do mundo evangélico como do curandeirismo e da feitiçaria evangélicas, dos aparatos idolátricos de templos e de ídolos em forma de pastôres, quanto de uso e abuso da fragilidade do ser quanto ao mundo espiritual e apresentando ao ser humano um mundo espiritual a parte das Escrituras e de fácil e popular conhecimento da mídia evangélica bem como do mundo em geral, onde tanto o demonio quanto deus ou jesus são domesticados pelos falsos cristos e falsos profetas, levando os fiéis a estas teologias a temerem estas entidades ou adorarem seus novos deuses em formas, dando uma nova dimensão ao ser humano em sua crença como um tipo de "terra de Nod" (Genesis 4:16) onde o Caim acabou por viver, "Nod" no hebraico, tem o significado de "errante, sem rumo, perdido, isolado, vagabundo".
Nestes dias o ser humano é conduzido em sua possibilidade de crer por estas vias errantes e fácilmente tem se deixado conduzir por não ter como aferir o que houve pela Palavra de Deus como fizeram os de Beréia (Atos17:11), sem este critério que dá ao ser a condição do discernimento "Hebreus 4:12" a vulnerabilidade do ser é imensa, por isso conduzido a vias estranhas a VERDADE.
Este tipo de teologia que se recebe por este tipo de emails é de grande prejuízo, pois inflama as pessoas a um tipo de crendice exotérica levando muitos a se envolverem em uma batalha diferente da que está claramente afirmada em Efésios 6:10ss. Fazendo com que multidões estejam se preparando em um tipo de treinamento que não é "no SENHOR e na força de SEU PODER" (Efésios6).
Todo o caminho do ser humano só tem um caminho a trilhar, é o CAMINHO chamado JESUS CRISTO - João 14:6
Se o ser humano necessita da VERDADE para vencer algum ponto em sua vida, esta VERDADE tem um nome JESUS CRISTO - João 14:6
Se o ser humano necessita da VIDA para viver seus dias, esta VIDA tem um nome JESUS CRISTO - João 14:6
Onde a Palavra do SENHOR é exclusivamente suficiente para produzir a VIDA no ser - 2 Timoteo3:14-17
A via para o andar do ser humano foi preparado por Deus desde a salvação de sua vida - Efésios 2:1-10
O meio para a condulção desta vida é a fé, produzida pela Palavra de Deus - Romanos 10:17
O tipo de fé que é definida pela própria Palavra de Deus - Romanos 10:17
Fé que é definida nos termos de Hebreus 11.
Qualquer outra forma de condução da existência fora dos parâmetros da Palavra do SENHOR são equívocos seríssimos que precisam ser corrigidos imediatamente - Dt 4 e Apoc 22
A forma de educação vigente pelas teologias populares necessitam ser corrigidas e abandonadas em favor da PALAVRA DO SENHOR, por isso a palavra "arrependei-vos" é fartamente utilizada por Deus em toda a Escritura. Mas certamente vai esbarrar no exoterismo que cauteriza a mente do ser humano e torna este possesso por tal tipo de educação fora das Escrituras e que fanatiza pelo seu alto teor de satisfação humanamente aceitáveis, mas totalmente alheios a VERDADE DE DEUS que opera no ser em uma profundidade tal que prepara o ser em seu caráter e na justiça de Deus conforme os textos todos acima.
Mas o que de fato vai atrair o ser nos dias anteriores a Vinda do SENHOR é toda a forma visível de aparatos filosófico-teológicos, onde ou o medo de alguma entidade ou a potenciação do "eu" são elementos fartamente utilizados inescrupulosamente tornando o ser mesmo como uma mercadoria como afirma Pedro em 2Pe2:3 em João em Apocalipse 18:9-14.
Paulo percebendo que o "eu" tem seu devido tratamento na cruz, isto é na morte, afirma ter aprendido o CAMINHO da cruz quando afirma "Já estou crucificado com Cristo" Galatas 2:20.
João, o batista também afirma: "é necessário que ELE cresça e que eu diminua" João 3:30.
Estes entre tantos exemplos de servos de Deus que perceberam esta graça da morte para o "eu" e da VIDA EM CRISTO, é o CAMINHO para a VIDA e nada mais, pois somente a Graça do SENHOR é suficiente para tudo para a VIDA, assim o SENHOR se expressou para Paulo; "minha graça te basta" 2 Cor 12:9.
Mas como o povo em geral está em uma condição de mortos e o povo de Deus está em uma condição em sua vida com Cristo, se é que estão em Cristo, uma condição muito abaixo da estatura de maturidade como aconteceu em Corinto, o povo permanece em um estado de infantilidade gravíssima quanto ao discernimento da VERDADE e se situam como "carnais" ou tendenciosos a andar conforme os limites que se traçam na esfera humana apenas (1 Corintios 3).
Nesta condição como povo de Deus, mas em uma imaturidade imensa, a facilidade para se envolver com todo aparato montado por teologias extra-bíblicas mas que tenham um conteúdo que apela a uma sensualidade é muito fácil de envolver pessoas nesta condição, como aconteceu em Colossenses 2.
Formulações tais como esta destes pseudo-estudos que lemos ou ouvimos facilmente conduzem as pessoas menos esclarecidas por vias fora das Escrituras ironicamente utilizando as proprias Escrituras. Artimanha muito utilizada pelo próprio satanás que é hábil nisto, criando uma espécie de impedimento para se refutar tais argumentos uma vez que são utilizados termos escriturísticos.
Enfim, o tema é vasto e tão amplo que tem origem desde o Éden e só vai terminar com a volta do SENHOR, mas no momento enfatizamos a busca somente pelo SENHOR e da Sua TOTAL suficiencia em nos dar vida e nos conduzir nELE e para ELE somente, nos livrando de todo tipo de artimanha e artifícios.
Fica aqui um resumo sobre este tema..
Qualquer coisa.. vamos compartilhando mais sobre o importante assunto.
Pastor Heber
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
A propósito de uma pergunta sobre MENSAGENS SUBLINHARES E MÍDIAS ESTRANHAS...
Olá pr Heber!!
acabei de receber este e-mail,
não sei nada sobre o filme e o autor, vou pesquisar..
mas acho impotante estarmos alertas sobre mensagens ocultas e subliminares e
principalmente com as mensagens que saõ bem claras!!!!!!
sabemos que a mente humana é muito lábil
como podemos lidar com estes temas?
grande abraço
RESPOSTA:
Há uma advertência do apóstolo João:
"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1João5:19)...
A palavra é uma afirmação:
"Sabemos que somos de Deus" - O ETERNO DEUS está fazendo uma regeneração no mundo. Operação que tem seu fundamento do amor de Deus o PAI (João 3:16), na ação do Espirito de Deus (João 16:8) e na obra redentora do SENHOR JESUS CRISTO (Hebreus 9:11-12). Este resgate em que ocorre a remissão dos pecados (Mateus 26:28), sela o filho de Deus com o Espirito Santo (Efésios 1:13), preservando com o mesmo Espirito este filho de Deus por toda a vida até a Vinda do SENHOR (Efésios 1:14). Ao mesmo tempo dando um tipo de vida que jamais pode ser tirada deste filho de Deus (João 10:28), e não havendo qualquer poder ou fenômeno que possa separar este filho de Deus de seu PAI ETERNO (Romanos 8:1-2; 38-39).
Entre tantas promessas do SENHOR a respeito deste seu filho, estas já são suficientes para percebermos como verdadeiros construtores das obras de Deus (Efesios 2:10) e de que é a igreja que em CRISTO demole por sua presença em CRISTO e em SUA PALAVRA, demole toda fortaleza de satanás(Mateus 16:18), pelo existir na conformidade da Palavra do SENHOR (Romanos 12:1-2), sendo denominados pelo SENHOR como sal e luz do mundo (Mateus 5:13,14).
Importante perceber que este fundamento dá um discernimento ao ser humano que este passa a ter condição critica de alta performance como afirma Hebreus 4:12. E de tal maturidade e reflexão que o ser humano em Cristo passa a ter condições para ver tudo, avaliar o que está vendo e diante de tudo que vê, sem restrições, retém o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).
Importante também observar que qualquer tentativa de viver a vida cristã sob forma de legalismo como Paulo menciona em Colossenses 2:16-23 onde o foco recai sobre o universo legalista das proibições ou das obrigações e tal forma de viver é um tipo de religiosidade que "não tem valor algum" contra a ditadura dos sentidos.
Desta forma, qualquer tipo de religiosidade que obriga ou proíbe algo seu fundamento é a idolatria de tal elemento, seja obrigando fazer algo ou proibindo fazer algo, ou amando algo ou odiando algo, esta pessoa está sob o jugo da idolatria por amor a algo ou por ódio a algo, por fazer algo ou por fugir de algo.
O que difere totalmente da direção de Cristo de lidar com tudo e dominar sobre tudo conforme orientação desde a origem em Genesis 1:26.
Quanto a outras mensagens que nesta época midiática rompem de forma avassaladora sobre as mentes das pessoas, sejam elas explícitas ou as muito "temidas" principalmente pela religiosidade superficial, as mensagens chamadas "sublinhares", sejam de que nível for, todas as mensagens tem a mesma força na mente do ser. E se tal pessoa apenas e tão somente estiver sob a condução da Palavra de Deus, esta produzirá no ser um tipo de condição pelo resultado da própria PALAVRA do SENHOR, que esta pessoa terá perfeitas condições de enfrentar qualquer tipo de mensagem que surge da mídia. Não há qualquer mensagem que possa sobrepor a PALAVRA DE DEUS, seja mensagem natural ou sublinhar. Já o medo, o temor, o receio, a suspeita de que algo pode ser maior que a Palavra de Deus, a dúvida sobre o poder da Palavra do SENHOR frente a uma mensagem sublinhar, aí temos uma formação na própria mente deste ser humano, que abre por si mesmo uma cláusula em si mesmo para que seja a mensagem natural ou sublinhar lhe penetre seu psiquê e lhe destitua dos elementos de relevância e de tudo que a Palavra de Deus É e que gera neste filho de Deus.
Hoje em dia, estamos vivendo dias em que o povo de Deus está se permitindo vulnerabilizar perante muitas bem elaboradas vias e muito bem montados sofismas pela era tecnológica que fascina a mente de nossos dias que esta mente permite a reflexão de que tal forma é mais perigosa que o que a Palavra de Deus pode gerar e fazer em nossa vida e em nossa mente.
Estamos diante de um tipo de força sim, mas um tipo que não são as mensagens sublinhares nem mesmo os filmes fantasiosos ou não, ou qualquer nível de mídia, mas de um tipo de sofisma resultante do efeito colateral de cristãos muito despreparados na Palavra de Deus e então temos em nossos dias cristãos verdadeiros com receios de muitas formas que não são poucas que o mundo possa produzir. E nesta via, há um campo muito vasto para que o próprio satanas se aproveite desta geração de cristãos que se detém nestas artimanhas e se distraiam com o poder ou não poder tal coisa, poder ou nao poder assistir tal filme ou usar tal marca, ou ouvir tal música ou não. E se esqueçam de fato de examinar as ESCRITURAS para que possam de fato ser sal da terra e luz do mundo em um mundo que jaz no maligno mas que o SENHOR nos deixa aqui e aqui nos mantem sustentados pela SUA PALAVRA, pela presença do Espirito Santo e nos conduz como sal da terra. O cristão sim que deveria saber que somos a mensagem explicita da parte de Deus para este mundo no nosso caráter, na nossa vida, na nossa moral, na nossa argumentação inteligente que resgata toda a inteligencia e toda a ciência para que seja construida uma vida mais digna como resultado de um processo de Deus na vida de pessoas novamente nascidas, mas que em nenhum momento se permitem voltar seu olhar para o mundo tanto para ser atraído por ele ou para se ter medo dele, mas mantém seu olhar em Cristo (Hebreus 12) e rumamos no CAMINHO que é Cristo (João 14:6), vivendo com alegria no SENHOR.
Podemos ter contato com tudo que há no mundo, mas saberemos distinguir entre o sadio e o que não é sadio, e ajudar com inteligencia a todo que perguntar sobre a forma mais adequada de viver.
É fato que as pessoas que não tem qualquer discernimento em profundidade das questões espirituais, morais, éticas, enfim onde as referências do SENHOR são desconhecidas, qualquer elemento, filme, livro, mídia, pode afetar de forma plena, profundamente e prejudicialmente. Mesmo sendo cristãos e estando vivendo uma vida religiosa e não de fé, já se tornaram afetados e como Isaías 1 afirma e Jesus em relação aos fariseus(Mateus 23) afirma igualmente sobre o erro teológico mesmo fazendo tudo na forma correta, mas sem qualquer noção do significado da forma, caem a nível da falsidade. Pessoas sem o discernimento em profundidade temerão em geral qualquer novidade fascinante e se permitirão temer a ponto da idolatria, como aconteceu em 1 Corintios 10 quando aquela comunidade cristã estava idolatrando os elementos da ceia do SENHOR e já não discernia o significado.
É fato que este tipo de pessoas estão sujeitas a estas forças midiáticas e muitos até mesmo são despertadas em suas tendências mais profundas, se para a idolatria, se para a feitiçaria, se para o egocentrismo, se para qualquer armadilha do ser, podem fácilmente cair e se deixar levar para profundidades do desvio da Verdade muito grandes e lá permanecerem até talvez ao ponto de cauterização da mente. Mas não precisa ser assim, uma vez que a PALAVRA DE DEUS é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).
E a Palavra de Deus, limpa (João 15:3) e Jesus também em sua oração suplica que possamos estar sendo santificados e este processo se dá pela Palavra de Deus (João 17:17).
Assim, tanto este filme como qualquer outro, tanto pode deixar cristãos ou não cristãos mais presos em um campo de feitiçaria e idolatria se não discernem a VERDADE, mas não somente este filme como já dissemos acima, pode ser até a forma de ver a ceia do SENHOR como aconteceu em Corinto. Pode ser um livro, uma igreja, uma novela, uma forma de pensar, uma filosofia, enfim pode ser qualquer coisa ou forma de inteligencia a pegar fácilmente quem não tem esta santificação na PALAVRA DO SENHOR.
Vamos em frente na bendita Palavra do SENHOR..
Qualquer coisa, vamos compartilhar mais ... e muito grato por ter dado a oportunidade por tua pergunta de podermos desenvolver este importante tema...
Pastor Heber..
acabei de receber este e-mail,
não sei nada sobre o filme e o autor, vou pesquisar..
mas acho impotante estarmos alertas sobre mensagens ocultas e subliminares e
principalmente com as mensagens que saõ bem claras!!!!!!
sabemos que a mente humana é muito lábil
como podemos lidar com estes temas?
grande abraço
RESPOSTA:
Há uma advertência do apóstolo João:
"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1João5:19)...
A palavra é uma afirmação:
"Sabemos que somos de Deus" - O ETERNO DEUS está fazendo uma regeneração no mundo. Operação que tem seu fundamento do amor de Deus o PAI (João 3:16), na ação do Espirito de Deus (João 16:8) e na obra redentora do SENHOR JESUS CRISTO (Hebreus 9:11-12). Este resgate em que ocorre a remissão dos pecados (Mateus 26:28), sela o filho de Deus com o Espirito Santo (Efésios 1:13), preservando com o mesmo Espirito este filho de Deus por toda a vida até a Vinda do SENHOR (Efésios 1:14). Ao mesmo tempo dando um tipo de vida que jamais pode ser tirada deste filho de Deus (João 10:28), e não havendo qualquer poder ou fenômeno que possa separar este filho de Deus de seu PAI ETERNO (Romanos 8:1-2; 38-39).
Entre tantas promessas do SENHOR a respeito deste seu filho, estas já são suficientes para percebermos como verdadeiros construtores das obras de Deus (Efesios 2:10) e de que é a igreja que em CRISTO demole por sua presença em CRISTO e em SUA PALAVRA, demole toda fortaleza de satanás(Mateus 16:18), pelo existir na conformidade da Palavra do SENHOR (Romanos 12:1-2), sendo denominados pelo SENHOR como sal e luz do mundo (Mateus 5:13,14).
Importante perceber que este fundamento dá um discernimento ao ser humano que este passa a ter condição critica de alta performance como afirma Hebreus 4:12. E de tal maturidade e reflexão que o ser humano em Cristo passa a ter condições para ver tudo, avaliar o que está vendo e diante de tudo que vê, sem restrições, retém o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).
Importante também observar que qualquer tentativa de viver a vida cristã sob forma de legalismo como Paulo menciona em Colossenses 2:16-23 onde o foco recai sobre o universo legalista das proibições ou das obrigações e tal forma de viver é um tipo de religiosidade que "não tem valor algum" contra a ditadura dos sentidos.
Desta forma, qualquer tipo de religiosidade que obriga ou proíbe algo seu fundamento é a idolatria de tal elemento, seja obrigando fazer algo ou proibindo fazer algo, ou amando algo ou odiando algo, esta pessoa está sob o jugo da idolatria por amor a algo ou por ódio a algo, por fazer algo ou por fugir de algo.
O que difere totalmente da direção de Cristo de lidar com tudo e dominar sobre tudo conforme orientação desde a origem em Genesis 1:26.
Quanto a outras mensagens que nesta época midiática rompem de forma avassaladora sobre as mentes das pessoas, sejam elas explícitas ou as muito "temidas" principalmente pela religiosidade superficial, as mensagens chamadas "sublinhares", sejam de que nível for, todas as mensagens tem a mesma força na mente do ser. E se tal pessoa apenas e tão somente estiver sob a condução da Palavra de Deus, esta produzirá no ser um tipo de condição pelo resultado da própria PALAVRA do SENHOR, que esta pessoa terá perfeitas condições de enfrentar qualquer tipo de mensagem que surge da mídia. Não há qualquer mensagem que possa sobrepor a PALAVRA DE DEUS, seja mensagem natural ou sublinhar. Já o medo, o temor, o receio, a suspeita de que algo pode ser maior que a Palavra de Deus, a dúvida sobre o poder da Palavra do SENHOR frente a uma mensagem sublinhar, aí temos uma formação na própria mente deste ser humano, que abre por si mesmo uma cláusula em si mesmo para que seja a mensagem natural ou sublinhar lhe penetre seu psiquê e lhe destitua dos elementos de relevância e de tudo que a Palavra de Deus É e que gera neste filho de Deus.
Hoje em dia, estamos vivendo dias em que o povo de Deus está se permitindo vulnerabilizar perante muitas bem elaboradas vias e muito bem montados sofismas pela era tecnológica que fascina a mente de nossos dias que esta mente permite a reflexão de que tal forma é mais perigosa que o que a Palavra de Deus pode gerar e fazer em nossa vida e em nossa mente.
Estamos diante de um tipo de força sim, mas um tipo que não são as mensagens sublinhares nem mesmo os filmes fantasiosos ou não, ou qualquer nível de mídia, mas de um tipo de sofisma resultante do efeito colateral de cristãos muito despreparados na Palavra de Deus e então temos em nossos dias cristãos verdadeiros com receios de muitas formas que não são poucas que o mundo possa produzir. E nesta via, há um campo muito vasto para que o próprio satanas se aproveite desta geração de cristãos que se detém nestas artimanhas e se distraiam com o poder ou não poder tal coisa, poder ou nao poder assistir tal filme ou usar tal marca, ou ouvir tal música ou não. E se esqueçam de fato de examinar as ESCRITURAS para que possam de fato ser sal da terra e luz do mundo em um mundo que jaz no maligno mas que o SENHOR nos deixa aqui e aqui nos mantem sustentados pela SUA PALAVRA, pela presença do Espirito Santo e nos conduz como sal da terra. O cristão sim que deveria saber que somos a mensagem explicita da parte de Deus para este mundo no nosso caráter, na nossa vida, na nossa moral, na nossa argumentação inteligente que resgata toda a inteligencia e toda a ciência para que seja construida uma vida mais digna como resultado de um processo de Deus na vida de pessoas novamente nascidas, mas que em nenhum momento se permitem voltar seu olhar para o mundo tanto para ser atraído por ele ou para se ter medo dele, mas mantém seu olhar em Cristo (Hebreus 12) e rumamos no CAMINHO que é Cristo (João 14:6), vivendo com alegria no SENHOR.
Podemos ter contato com tudo que há no mundo, mas saberemos distinguir entre o sadio e o que não é sadio, e ajudar com inteligencia a todo que perguntar sobre a forma mais adequada de viver.
É fato que as pessoas que não tem qualquer discernimento em profundidade das questões espirituais, morais, éticas, enfim onde as referências do SENHOR são desconhecidas, qualquer elemento, filme, livro, mídia, pode afetar de forma plena, profundamente e prejudicialmente. Mesmo sendo cristãos e estando vivendo uma vida religiosa e não de fé, já se tornaram afetados e como Isaías 1 afirma e Jesus em relação aos fariseus(Mateus 23) afirma igualmente sobre o erro teológico mesmo fazendo tudo na forma correta, mas sem qualquer noção do significado da forma, caem a nível da falsidade. Pessoas sem o discernimento em profundidade temerão em geral qualquer novidade fascinante e se permitirão temer a ponto da idolatria, como aconteceu em 1 Corintios 10 quando aquela comunidade cristã estava idolatrando os elementos da ceia do SENHOR e já não discernia o significado.
É fato que este tipo de pessoas estão sujeitas a estas forças midiáticas e muitos até mesmo são despertadas em suas tendências mais profundas, se para a idolatria, se para a feitiçaria, se para o egocentrismo, se para qualquer armadilha do ser, podem fácilmente cair e se deixar levar para profundidades do desvio da Verdade muito grandes e lá permanecerem até talvez ao ponto de cauterização da mente. Mas não precisa ser assim, uma vez que a PALAVRA DE DEUS é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).
E a Palavra de Deus, limpa (João 15:3) e Jesus também em sua oração suplica que possamos estar sendo santificados e este processo se dá pela Palavra de Deus (João 17:17).
Assim, tanto este filme como qualquer outro, tanto pode deixar cristãos ou não cristãos mais presos em um campo de feitiçaria e idolatria se não discernem a VERDADE, mas não somente este filme como já dissemos acima, pode ser até a forma de ver a ceia do SENHOR como aconteceu em Corinto. Pode ser um livro, uma igreja, uma novela, uma forma de pensar, uma filosofia, enfim pode ser qualquer coisa ou forma de inteligencia a pegar fácilmente quem não tem esta santificação na PALAVRA DO SENHOR.
Vamos em frente na bendita Palavra do SENHOR..
Qualquer coisa, vamos compartilhar mais ... e muito grato por ter dado a oportunidade por tua pergunta de podermos desenvolver este importante tema...
Pastor Heber..
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
A propósito da VERDADE - Dogma do dia 08/12
Dogmas da Imaculada Conceição
e da Assunção de Maria
Muita gente me pergunta o que significa Dogma da Imaculada Conceição, celebrado no dia 08 de dezembro, que é exatamente a data do meu aniversário.. . Então, vou explicar a origem deste e de outro dogma – o da Assunção de Maria.
Antes de promulgar o Dogma da Infalibilidade Papal (1870), Pio IX já havia proclamado um dogma católico - o da Imaculada Conceição de Maria, em 08/12/1854. Provavelmente apenas 1% dos Católicos sabe realmente o que significa este dogma. A maioria pensa que se trata da concepção imaculada de Jesus e não de Maria. Pio IX declarou que “no momento de sua concepção, Maria foi preservada de toda mancha do pecado original...”. Esta declaração se choca terminantemente com diversos versículos bíblicos, como por exemplo: Romanos 3:23; Romanos 3:9 e muitos outros. A Bíblia diz que “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). Após o dogma da Imaculada Conceição, o palco foi montado para que, 120 anos mais tarde, fosse proclamado, por Pio XII (grande amigo e protetor de Adolfo Hitler), o Dogma da Assunção de Maria. Ao proclamar este dogma, o papa foi de encontro a quase todos os teólogos do século 13, inclusive Tomás de Aquino, um dos mais famosos doutores do Catolicismo.
A Tradição Católica embasada nos falsos “Decretos de Isidoro”, como se fossem do século 6, trazem a afirmação de que Agostinho, Bispo de Hipona, havia escrito sobre a Assunção de Maria. Este dogma também não tem suporte algum na Arqueologia. O documento mais provável para a sua elaboração foi o do herege ebionita Leucius com o título de “Dormitio Maria”. Conforme este documento, Maria residia em Jerusalém e na véspera de sua morte recebeu, no Monte das Oliveiras, por intermédio do “Grande Anjo”, uma visão de que iria para o céu. Foi para casa, lavou-se purificando o corpo e as vestes, à medida em que ia recitando uma oração pedindo proteção contra os estratagemas dos poderes diabólicos, durante a sua jornada pelo Cosmos. Em seguida os apóstolos chegaram de várias partes do mundo. Maria então fez-lhes uma preleção sobre a batalha que se travaria entre as forças do mal e do bem, ambas desejando o seu corpo, que seria entregue ao vencedor. (Isso mostra que ela não tinha a menor certeza da salvação, o que seria inadmissível a uma verdadeira discípula de Jesus Cristo). No caso de Maria ela foi protegida por Jesus e Gabriel e seu corpo foi levado ao Vale do Cedrom, onde permaneceu por três dias muito bem guardado contra os poderes malignos e contra os judeus incrédulos. Foi aí que chegou o apóstolo Paulo, querendo aprender mais com os apóstolos ali reunidos, ao que Pedro se opôs terminantemente. Então Cristo, Miguel e Gabriel levaram o corpo de Maria para o céu numa linda carruagem... (“The Mith of Mary”, ps. 57-59).
Se entendemos bem, Maria foi levada ao céu com vida, pois no céu não pode entrar coisa contaminada (cadáver); portanto, isso mostra que ela ressuscitou. Entretanto Paulo nos ensina que todos os crentes terão de aguardar a ressurreição, ao soar da trombeta (1 Coríntios 15:52). César Vidal faz este relato em seu livro já mencionado. Em seguida ele aponta as heresias contidas neste conto-do-vigá rio: 1) - Jesus não é Deus, mas apenas um anjo como Miguel e Gabriel. 2) - Paulo não é considerado apóstolo, mas um simples aprendiz. 3) - A salvação não é somente pela fé em Cristo, pois carece de uma série de regras, como abluções e orações. Depois vem a luta pelo cadáver, a fim de que seja decidido o seu destino final. A Bíblia afirma o contrário em Filipenses 1:21-23; Romanos 5:1, e outros.
De acordo com alguns Pais da Igreja e a Arqueologia, o túmulo de Maria foi localizado no Ribeiro do Cedrom, no Vale de Josafá, ao lado do Monte das Oliveiras. Seu corpo não subiu ao céu, mas foi sepultado e ali permaneceu. Seu túmulo teria sido preservado intacto até a chegada dos exércitos rebeldes de Teodósio I (379-395). Talvez por causa do sumiço do corpo e do aumento da mariolatria, a partir do século 12 a cristandade começou a cogitar da Assunção de Maria. A História afirma que os cruzados reconstruíram sua tumba em Jerusalém, em 1130. Mas foram os próprios cruzados que levaram os mitos de Maria para o Ocidente. As lendas pagãs foram se fundindo com os mitos do Cristianismo medieval e alguns séculos depois a receita estava pronta para ser entregue à credulidade cristandade católica. O povo sempre foi dado a crer em lendas e superstições e a Igreja encontra nos corações famintos de amor e de salvação o terreno ideal para implantar todo tipo de baboseira religiosa oriunda dos mitos e lendas do paganismo.
Os Católicos que estão lendo a Bíblia com amor e reverência provavelmente em breve irão ficar livres da escravidão católica romana e se voltarão para o puro evangelho do Senhor Jesus Cristo, o que seria a primeira conseqüência realmente positiva do Concílio Vaticano II. Infelizmente, porém, esses Católicos que agora lêem a Bíblia estão entrando pela porta larga do neopentecostalismo, onde os batuques de rock e as práticas de culto tomam o lugar da leitura e comentário da Palavra de Deus. A religiosidade tipo “self-service”, onde todos se servem à sua maneira e ao seu gosto, está substituindo a verdadeira espiritualidade. E assim poucos Carismáticos terão possibilidade de descobrir que a co-redenção de Maria não passa de um mito, e continuarão adorando a Deusa do Terceiro Milênio. Se eles tentassem pesquisar a origem de cada doutrina católica, iriam descobrir que das 40 doutrinas principais, nada menos de 37 são heréticas, todas elas embasadas na Tradição forjada para explicar tais doutrinas. O livro “Por Amor aos Católicos Romanos”, de Rick Jones, e “Resposta aos Amigos Católicos”, de Thomas F. Heinze (ambos editados pela Chick Publications, Califórnia, e por mim traduzidos), ensinam com amor tudo que precisamos saber sobre este assunto. Com a Bíblia (católica) de um lado e estes dois livros do outro, as doutrinas católicas poderão ser lidas e confrontadas, a fim de que se chegue à verdadeira doutrina bíblica. Infelizmente, porém, os Católicos são ensinados a crer que a Bíblia não é perfeita nem completa, mas precisa da Tradição e do Magistério para dar uma salvação perfeita através da Igreja Católica. Entretanto, quem lê a Bíblia descobre toda a verdade e fica liberto da mentira religiosa, que desgraça os Católicos e os leva para o lago de fogo eterno.
Além destes dois dogmas, houve mais uma proclamação feita em 1964, pelo Papa Paulo VI, de “Maria, Mãe da Igreja”.
Mary Schultze, 06/12/2009.
Capítulo 8 do meu livro "A Deusa do Terceiro Milênio"
e da Assunção de Maria
Muita gente me pergunta o que significa Dogma da Imaculada Conceição, celebrado no dia 08 de dezembro, que é exatamente a data do meu aniversário.. . Então, vou explicar a origem deste e de outro dogma – o da Assunção de Maria.
Antes de promulgar o Dogma da Infalibilidade Papal (1870), Pio IX já havia proclamado um dogma católico - o da Imaculada Conceição de Maria, em 08/12/1854. Provavelmente apenas 1% dos Católicos sabe realmente o que significa este dogma. A maioria pensa que se trata da concepção imaculada de Jesus e não de Maria. Pio IX declarou que “no momento de sua concepção, Maria foi preservada de toda mancha do pecado original...”. Esta declaração se choca terminantemente com diversos versículos bíblicos, como por exemplo: Romanos 3:23; Romanos 3:9 e muitos outros. A Bíblia diz que “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). Após o dogma da Imaculada Conceição, o palco foi montado para que, 120 anos mais tarde, fosse proclamado, por Pio XII (grande amigo e protetor de Adolfo Hitler), o Dogma da Assunção de Maria. Ao proclamar este dogma, o papa foi de encontro a quase todos os teólogos do século 13, inclusive Tomás de Aquino, um dos mais famosos doutores do Catolicismo.
A Tradição Católica embasada nos falsos “Decretos de Isidoro”, como se fossem do século 6, trazem a afirmação de que Agostinho, Bispo de Hipona, havia escrito sobre a Assunção de Maria. Este dogma também não tem suporte algum na Arqueologia. O documento mais provável para a sua elaboração foi o do herege ebionita Leucius com o título de “Dormitio Maria”. Conforme este documento, Maria residia em Jerusalém e na véspera de sua morte recebeu, no Monte das Oliveiras, por intermédio do “Grande Anjo”, uma visão de que iria para o céu. Foi para casa, lavou-se purificando o corpo e as vestes, à medida em que ia recitando uma oração pedindo proteção contra os estratagemas dos poderes diabólicos, durante a sua jornada pelo Cosmos. Em seguida os apóstolos chegaram de várias partes do mundo. Maria então fez-lhes uma preleção sobre a batalha que se travaria entre as forças do mal e do bem, ambas desejando o seu corpo, que seria entregue ao vencedor. (Isso mostra que ela não tinha a menor certeza da salvação, o que seria inadmissível a uma verdadeira discípula de Jesus Cristo). No caso de Maria ela foi protegida por Jesus e Gabriel e seu corpo foi levado ao Vale do Cedrom, onde permaneceu por três dias muito bem guardado contra os poderes malignos e contra os judeus incrédulos. Foi aí que chegou o apóstolo Paulo, querendo aprender mais com os apóstolos ali reunidos, ao que Pedro se opôs terminantemente. Então Cristo, Miguel e Gabriel levaram o corpo de Maria para o céu numa linda carruagem... (“The Mith of Mary”, ps. 57-59).
Se entendemos bem, Maria foi levada ao céu com vida, pois no céu não pode entrar coisa contaminada (cadáver); portanto, isso mostra que ela ressuscitou. Entretanto Paulo nos ensina que todos os crentes terão de aguardar a ressurreição, ao soar da trombeta (1 Coríntios 15:52). César Vidal faz este relato em seu livro já mencionado. Em seguida ele aponta as heresias contidas neste conto-do-vigá rio: 1) - Jesus não é Deus, mas apenas um anjo como Miguel e Gabriel. 2) - Paulo não é considerado apóstolo, mas um simples aprendiz. 3) - A salvação não é somente pela fé em Cristo, pois carece de uma série de regras, como abluções e orações. Depois vem a luta pelo cadáver, a fim de que seja decidido o seu destino final. A Bíblia afirma o contrário em Filipenses 1:21-23; Romanos 5:1, e outros.
De acordo com alguns Pais da Igreja e a Arqueologia, o túmulo de Maria foi localizado no Ribeiro do Cedrom, no Vale de Josafá, ao lado do Monte das Oliveiras. Seu corpo não subiu ao céu, mas foi sepultado e ali permaneceu. Seu túmulo teria sido preservado intacto até a chegada dos exércitos rebeldes de Teodósio I (379-395). Talvez por causa do sumiço do corpo e do aumento da mariolatria, a partir do século 12 a cristandade começou a cogitar da Assunção de Maria. A História afirma que os cruzados reconstruíram sua tumba em Jerusalém, em 1130. Mas foram os próprios cruzados que levaram os mitos de Maria para o Ocidente. As lendas pagãs foram se fundindo com os mitos do Cristianismo medieval e alguns séculos depois a receita estava pronta para ser entregue à credulidade cristandade católica. O povo sempre foi dado a crer em lendas e superstições e a Igreja encontra nos corações famintos de amor e de salvação o terreno ideal para implantar todo tipo de baboseira religiosa oriunda dos mitos e lendas do paganismo.
Os Católicos que estão lendo a Bíblia com amor e reverência provavelmente em breve irão ficar livres da escravidão católica romana e se voltarão para o puro evangelho do Senhor Jesus Cristo, o que seria a primeira conseqüência realmente positiva do Concílio Vaticano II. Infelizmente, porém, esses Católicos que agora lêem a Bíblia estão entrando pela porta larga do neopentecostalismo, onde os batuques de rock e as práticas de culto tomam o lugar da leitura e comentário da Palavra de Deus. A religiosidade tipo “self-service”, onde todos se servem à sua maneira e ao seu gosto, está substituindo a verdadeira espiritualidade. E assim poucos Carismáticos terão possibilidade de descobrir que a co-redenção de Maria não passa de um mito, e continuarão adorando a Deusa do Terceiro Milênio. Se eles tentassem pesquisar a origem de cada doutrina católica, iriam descobrir que das 40 doutrinas principais, nada menos de 37 são heréticas, todas elas embasadas na Tradição forjada para explicar tais doutrinas. O livro “Por Amor aos Católicos Romanos”, de Rick Jones, e “Resposta aos Amigos Católicos”, de Thomas F. Heinze (ambos editados pela Chick Publications, Califórnia, e por mim traduzidos), ensinam com amor tudo que precisamos saber sobre este assunto. Com a Bíblia (católica) de um lado e estes dois livros do outro, as doutrinas católicas poderão ser lidas e confrontadas, a fim de que se chegue à verdadeira doutrina bíblica. Infelizmente, porém, os Católicos são ensinados a crer que a Bíblia não é perfeita nem completa, mas precisa da Tradição e do Magistério para dar uma salvação perfeita através da Igreja Católica. Entretanto, quem lê a Bíblia descobre toda a verdade e fica liberto da mentira religiosa, que desgraça os Católicos e os leva para o lago de fogo eterno.
Além destes dois dogmas, houve mais uma proclamação feita em 1964, pelo Papa Paulo VI, de “Maria, Mãe da Igreja”.
Mary Schultze, 06/12/2009.
Capítulo 8 do meu livro "A Deusa do Terceiro Milênio"
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Exposição da VERDADE na forma de votação...
O Senado está querendo saber a opinião dos brasileiros sobre o PLC 122 (que castiga toda opinião contrária ao homossexualismo), perguntando se você é a favor ou contra esse projeto. Para votar, vá à
enquete deste link:
http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0
Os ativistas homossexuais estão votando em massa no “sim”. Ajude a reverter o placar, votando “não” à ditadura gay.
Ajude a mobilizar todos os seus amigos a votar "não".
Email que enviei ao SENADO através do serviço de "FALE CONOSCO"... além da votação que participei declarando meu "NÃO"...
Manifesto nossa total insatisfação em mesmo haver um tipo de enquete que considere este tipo de proposta, uma vez que se torna em desrespeito a própria Constituição Nacional, que garante direitos a todos os cidadãos. Mas se a Constituição não tiver mais este valor, então teremos que pensar com urgência em todos os segmentos da sociedade que sejam ou minoria ou algum tipo de identidade que difira do grupo majoritário que se beneficie da inclusão e da proteção da Constituição.
Ao votar contra este projeto, não há qualquer discriminação a este grupo como pessoas e seres humanos que são, mas contra a forma como até mesmo esta idéia está sendo utilizada que implicitamente segrega, mostra uma desorientação sobre a identidade humana e com uma conotação com alto grau de heterofobia.
E nesta palavra a todos os amigos aqui do ORKUT, sugiro que se permitam envolver com a VERDADE, com o que é JUSTO, e o que é PURO, sob o conceito que lhes atribui assim o próprio que assim é, o CRIADOR e possamos ajudar as pessoas a se aproximarem desta dignidade de ser e existir que somente nELE há e para isso anuncia o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA que é CRISTO, o SENHOR, cuja aceitação é a mais urgente necessidade humana, mas digna-se o SENHOR a respeitar até mesmo nossa rejeição a ELE, até o DIA DO SEU JUÍZO em SUA VINDA, conforme as ESCRITURAS que publicadas anunciam SUA VONTADE... Deus abençoe a todos... !
enquete deste link:
http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0
Os ativistas homossexuais estão votando em massa no “sim”. Ajude a reverter o placar, votando “não” à ditadura gay.
Ajude a mobilizar todos os seus amigos a votar "não".
Email que enviei ao SENADO através do serviço de "FALE CONOSCO"... além da votação que participei declarando meu "NÃO"...
Manifesto nossa total insatisfação em mesmo haver um tipo de enquete que considere este tipo de proposta, uma vez que se torna em desrespeito a própria Constituição Nacional, que garante direitos a todos os cidadãos. Mas se a Constituição não tiver mais este valor, então teremos que pensar com urgência em todos os segmentos da sociedade que sejam ou minoria ou algum tipo de identidade que difira do grupo majoritário que se beneficie da inclusão e da proteção da Constituição.
Ao votar contra este projeto, não há qualquer discriminação a este grupo como pessoas e seres humanos que são, mas contra a forma como até mesmo esta idéia está sendo utilizada que implicitamente segrega, mostra uma desorientação sobre a identidade humana e com uma conotação com alto grau de heterofobia.
E nesta palavra a todos os amigos aqui do ORKUT, sugiro que se permitam envolver com a VERDADE, com o que é JUSTO, e o que é PURO, sob o conceito que lhes atribui assim o próprio que assim é, o CRIADOR e possamos ajudar as pessoas a se aproximarem desta dignidade de ser e existir que somente nELE há e para isso anuncia o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA que é CRISTO, o SENHOR, cuja aceitação é a mais urgente necessidade humana, mas digna-se o SENHOR a respeitar até mesmo nossa rejeição a ELE, até o DIA DO SEU JUÍZO em SUA VINDA, conforme as ESCRITURAS que publicadas anunciam SUA VONTADE... Deus abençoe a todos... !
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
DIVERSIDADE OU ESPECIFICIDADE
Diversidade ou Especificidade?
Os termos e as definições quando examinados profundamente, são necessários para que entendamos e vivamos corretamente ou podem ser tratados maliciosamente e conduzir a equivocos. Precisamos aprender a pensar e a pesar, sendo este o significado de pensar.
Hoje o tema “diversidade” está em evidência no sentido de afirmar a prática homossexual como natural.
Observando o Natural no universo. Perceber as evidências nos argumentos do universo, na consciência quanto ao senso geral da vida, na Palavra do CRIADOR a respeito da existência e da vida em geral é um fator que nos qualifica a viver adequadamente.
O universo é complexo e específico, cada elemento tem sua função, identidade específica, que é evidência da ‘especificidade’.
Observe o sol, a lua, as estrelas, o planeta Terra, os elementos diante de nós, as estruturas químicas, atômicas, etc., tudo é específico, com sua identidade pura e única. A identidade específica é razão de existir e o cumprir sua especificidade, sua glória.
Esta é a Verdade dos elementos, e por isso são dignos de fé e sua continuidade é válida e significativa.
Fazer objeção a evidência, a especificidade a Verdade é necessário um forte argumento com razoável conteúdo para que receba aceitação na avaliação geral.
A questão do homossexualismo. Para sua promoção tem sido utilizado o termo ‘diversidade’ e utilizando a família como argumento, afirmando a família como um centro de ensino não preconceituoso.
Origem da família. Esta tem origem em Deus, a família foi criada, instituída por Deus e recebe o padrão do CRIADOR para que a continuidade seja digna. Na fonte da origem da família, no registro no livro de Gênesis, Deus afirma: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Genesis 1:27). Jesus Cristo, afirmando a autoridade do relato em Genesis, em um dos debates, este sobre a família, eleva o nível do entendimento a respeito da família e remete aquelas pessoas para a fonte em Genesis: “Não tendes lido que o CRIADOR; desde o princípio, os fez homem e mulher” (Mateus 19:4). Esta Palavra de Jesus nos ajuda a entender que o Criador os fez “homem e mulher”, “desde o princípio”. Aqui está o padrão de Deus para a vida humana, é desta forma “desde o princípio”, não temos antepassados símios e somos esclarecidos de que em momento algum, o CRIADOR fez qualquer outro tipo de pessoas, a não ser específicamente ELE os fez “homem e mulher” “desde o princípio”.
Assim a história do ser humano este é orientado a partir da Palavra de Deus, que desde nossa origem, somos “homem e mulher”, e assim a família é composta e educaco pela Palavra de Deus continua e pode atingir seus propósitos últimos na existência.
Qualquer outra forma que altere este padrão original da Verdade do ser, é incorrer em deliberada ação contra a natureza, contra o padrão e contra o CRIADOR.
Argumentar o movimento homossexual a partir da família anula o próprio movimento.
É na família o ambiente por excelência onde o crescimento se dá no mais alto nível que o ser humano possa alcançar, sob os princípios e diretrizes do CRIADOR, como exemplo podem ser vistos resumidamente em Êxodo 20 e Deuteronômio 6, as virtudes vão florescer.
Quanto ao preconceito é importante que se diga que quando em algum estudo, pesquisa ou até mesmo debate, se postula em favor da Verdade, não há preconceito algum em relação ao que não é verdadeiro, ou quanto ao caminho que esteja fora da verdade, apenas se passa a conhecer a Verdade e se passa a aceitá-la ou não. Mas em momento algum a aceitação da Verdade implica em preconceito para com a não verdade. De fato, se conhecendo a Verdade e mesmo assim, com insistência e até irredutibilidade manter-se o curso avesso à Verdade então aí teremos um preconceito, até mesmo uma aversão, um tipo de fanatismo, e neste ponto é possível algum tipo de fobia, para com a Verdade. Mas ressaltar é importante que ao utilizar do argumento da Verdade não se estará sendo preconceituoso ou fóbico seja sobre o que ou quem for que esteja em contradição com a Verdade.
Argumentar com a Verdade só há um objetivo, estar em favor da própria Verdade e não contra algo ou alguém.
É no âmbito familiar onde noções de igualdade, justiça, honestidade, identidade, fraternidade, sociabilidade, amor, respeito, enfim virtudes que estruturam uma vida significativa. Para tal empreendimento necessitamos o tempo todo do uso da Verdade para que se chegue aos fins últimos dignos de uma família e das pessoas que a compõem.
A família forma o indivíduo que de fato surge da comunhão e este almeja o significado, o sentido, a dignidade, a legitimidade, são ítens que apelam para a fé, pois são virtudes invisíveis e só podem ser buscados pela fé e a fé somente se sustenta e constroi o que é digno e justo se estiver construindo sobre a Verdade. Assim o indivíduo estabelece seu sistema de crença, ética, moral, sua vida. A Palavra do CRIADOR é o fundamento para direção de vida e ELE é o Autor que estabeleceu a identidade, a especificidade, a identidade absoluta do ser, homem como homem e mulher como mulher, e ambos nestas atribuições sob a condução da Verdade e construindo suas vidas nos princípios estabelecidos pelo CRIADOR, que em nada ferem o bom senso comum se vistos com a naturalidade que deveria ser analisados e manterão o curso da existência para com seus fins legítimos e saudáveis.
A família postula ser legítima e de fato é, pois teve sua origem na Palavra de Deus e sua condução sobe esta Palavra gera uma vida digna. Eentão se adequa sempre a Verdade, sob a pena de estar na falsidade. É possível que de forma hábil, sejam elaborados conceitos e sofismas para dar um ar razoável para novas práticas que não condigam com a Verdade préviamente estabelecida pelo CRIADOR e pelo bom senso humano, mas estes não terão a originalidade, nem a legitimidade, nem a Verdade e nem o significado e a honra e a dignidade de terem sido originados pelo CRIADOR.
Há casos em que o argumento natural já não exerce força para conduzir ou reconduzir os raciocínios e as vontades então o que se torna aceitável sejam novas definições geradas pelo grupo ou pela cultura, contrariando a Verdade a especificidade natural dos elementos. Esta nova regência é uma situação que leva a sociedade em relação a Verdade, a especificidade e as consequentes novas deformações pessoais e sociais a beira do caos e da anarquia.
Há uma referência em outra Palavra do Criador sobre um processo de perda das referências da Verdade e então como consequência perda também da especificidade de cada elemento. No registro do texto do livro de Romanos 1:18-32, quando Paulo faz um estudo da sociedade de seu tempo e demonstra o processo de perda dos valôres essenciais e fundamentais para o ser e para a vida como uma progressão para uma condição de degeneração do ser através de vários e sutis estágios, iniciando pelo desprezo para com o CRIADOR e com SUA PALAVRA, substituindo-O por qualquer referência, onde este novo “sagrado” para o ser elabora, pela própria vontade do ser, novos postulados e regras que se esquivam sutilmente da Verdade e da Palavra do CRIADOR, consequentemente a primeira perda é da identidade e especificidade, passando pelo sistema de crença, pela ética, pela moral, então pelas práticas. Paulo usa o termo “adikia” (escrito originalmente em grego), que pode ser traduzido por mudar a versão, ou perversão ou o ato de violar o direito, a lei, a justiça pela vontade do ser, voluntáriamente, mesmo sabendo da Verdade.
Não podemos aceitar qualquer argumento como válido ou igualmente estranho, até mais, é aceitar todos os argumentos como corretos. Esta idéia, anula a Verdade, pois a Verdade em si mesma é absoluta e uma apenas, entre duas possíveis respostas, uma só é a verdadeira para 2+2, se aceitarmos qualquer resposta como correta, talvez tenha alguma leve áura de simpatia, mas por esta aceitação, será anulada a Verdade, a legitimidade, a identidade, a especificidade.
É possível se confundir respeito com aceitação de tudo, e criar uma variante muito perigosa para o ser humano. Um sistema de crença ou algum grupo, como neste caso do movimento homossexual, que procura legitimar sua forma de ser, procurando argumentar utilizando um tipo de psicologia reversa, quando alega falta de respeito, perseguição, fobias da parte de outros, discriminação, enfim, esta fonte de argumentação atua de forma a despertar a compaixão ea simpatia sobre os excluídos sob perseguição, e este argumento embora legítimo em tais desvarios, mas utilizado de forma inadequada pode ser utilizado por alguns e sobre outros com simplicidade de raciocínio, como uma forma de procurar legitimar qualquer movimento, uma vez que estejam sendo desrespeitados, ou perseguidos, etc. O correndo uma sutil mas real e substancial emcobrimento da Verdade, dos significados e este esquecimento “aprendido” ou “domesticado” de forma até sábia, gera uma via de condução inadequada perante a Verdade até mesmo da mentalidade social e o ser caminha ainda mais dentro do labirinto da distorção e embrenhado nesta posição, tende a ver o universo como sendo certo a partir destas posições , reflexões e conclusões a partir de sua própria persepção e vontade.
Qualquer cidadão, tem seus direitos garantidos pela Constituição. Temos de fato que fazer distinção entre o valor do cidadão e suas práticas ainda que estas estejam no âmbito da responsabilidade do ser, mas o valor do ser transcende suas próprias práticas. Desta forma ainda que responsável por seus atos, ele deverá receber todo o direito de respeito e dignidade que um cidadão merece ter por ser pessoa. Mas isto não legitima por sí só as práticas que possam estar sendo levadas a efeito por este cidadão. Neste momento elas estarão sendo analisadas conjuntamente a luz da Verdade, do significado, da especificidade, da argumentação que naturalmente temos em nosso ser, e acima de tudo, os Princípios e Diretrizes que estão implícitas e ate explícitas na ordem natural de tudo que de fato, representam a Ordem do CRIADOR para com todos os elementos e se necessitarmos de amparo Legal, teremos em última instância a possibilidade de examinar a Palavra de Deus.
Quando a família, de origem sublime, por ter sido instituída pelo Criador como o lugar adequado para o ser humano ser fecundado, nascer e viver sua existência, sob o significado da Verdade que a Palavra do Criador nos deixa e mesmo naturalmente percebidos por todos como o lugar bendito que o ser pode ter para estar, vive momentos de pressão onde a perda de valôres fundamentais tem causado inúmeros danos a esta estrutura magna da sociedade.
O Criador dá início a estrutura da sociedade a partir do ser e este vivendo em família e esta constituída e definida pelo Criador de forma explícita, clara e existencial, o significado que ELE dá a família e o ser humano com sua especificidade “homem e mulher”, não como encontrar espaço no padrão original para outras formulações como os que vivem sob a condição de homossexuais, gays ou lésbicas ou qualquer outra forma de postura haja ou venha a haver e estas estiverem a parte do padrão do ser.
Evidente que pela liberdade que o próprio Criador nos outorga, é possível mesmo a revelia de Sua Palavra, o ser humano interferir na Constituição Magna da Vida, que é a Palavra de Deus e criar emendas a esta Constituição da Vida com outros argumentos que possam ser absolutamente contraditórios do que há na Verdade.
O Criador tendo em vista o bem do ser, por nos ter criado com esta liberdade para existir, mas necessitando de aprender a viver, convida o ser a aprender, que se permita pensar e aferir sua existência sob a educação recebida da Verdade, da Palavra do Criador e então se mantenha em conformidade, com sua própria identidade natural e evidente que está em seu ser e sob a condução pela própria Palavra da Verdade forme seu sistema de crença, então sua ética, moral e vida.
Quando nos adequamos naturalmente procurando ser o que de fato somos não necessitamos da força da lei para que nos garanta este existir, mas quando desejamos ser algo que não somos, então isso demandaria um esforço imenso de argumentações, de sofismas, de elaborações bem trabalhadas para que force o sistema legal a formular uma nova lei para que tais reinvindicações paralelas com a Verdade tenha seu reconhecimento por alguma sociedade. Ainda que alguma lei deste nível surja e se interponha a Verdade, ao Legítimo, a especificidade, a identidade, o que de fato não é, não o será pela força de alguma lei, mas passará a ser aceito como sendo a partir de então, criando uma anomalia para com a Verdade, para com o ser, e para com a sociedade que aceita esta forma de pensar a partir da força do desejo pessoal que tomou o viés da transgressão do significado conforme a Verdade.
Toda argumentação da Verdade é sempre em favor da Verdade em favor do ser humano para seu bem e em seu fim último de gratidão ao Criador por nos educar como pessoas para a vida e então como um louvor, vivemos esta educação naturalmente e livremente em amor para com Ele e para com o próximo na observação da Verdade, para que conhecendo a Verdade, esta nos indique sempre o caminho da dignidade, então em momento algum nós como sêres criados “à imagem e semelhança de Deus” (Genesis 1:26), percamos esta qualidade de ser e em nossa especificidade sigamos, homem como homem naturalmente homem, e mulher como mulher e naturalmente mulher e ambos pela força de sua própria naturalidade e especificidade sem necessidade de qualquer formalidade legal para alegar estas condições sigam na vida vivendo o que são, e na busca do saber e da continuidade e da pesquisa, se deparar com qualquer situação de “perversão” é natural a busca da orientação e reorientação em seu ser profundo a partir da ajuda da Palavra do CRIADOR, sendo Este sempre convidativo para com o ser para que receba esta assistência e seja conduzido na existência dentro do propósito para o qual existimos sendo o que somos que evidentemente trazemos em nós e temos em nós.
Se em algum momento a humanidade chegar ao dia, quando não restar mais força da argumentação do natural, a força da argumentação da Verdade, da palavra do próprio ser que em si mesmo traz a marca maior de sua especificidade, e enfim não mais se der ouvidos a Carta Magna da humanidade, que é a Palavra do próprio Criador, então estaremos vivendo dias de grande lamento, e anunciando a entrada na anarquia e no caos.
A Palavra do Criador, nos chama a voltar para ELE, pois sua Palavra tem em si mesma a simplicidade suficiente para que qualquer pessoa perceba a condição de seu estado e a possibilidade de voltar a configuração correta pela direção da Palavra do Criador. Mas também é verdade que o ser humano tem talvez em si mesmo o seu maior obstáculo. Uma ocasião Jesus afirmou: “A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (João 3:19).
Assim, é dentro do ser que vamos travar a maior batalha de todas, se nos deixamos levar pela Palavra do Criador ou nos mantemos no rumo que nossa própria mente criou e nos afirma como correto.
Mas, é igualmente verdade que a Palavra do Criador é um bem tão magnífico, que alcança a todos e dá democráticamente oportunidade a todos sem qualquer discriminação, mas afirma a necessidade de deixar os caminhos equivocados e se voltar para ELE, que é pronto a acolher, a perdoar, a limpar, a transformar o ser e a conduzir na dignidade para a qual ELE mesmo nos criou. É importante que haja um entendimento a partir desta mesma Palavra do Criador, que em momento algum ele terceirizou esta questão para qualquer religião em toda a história. É algo pessoal. É algo entre Ele e eu, Ele e voce, Ele e nós. E é resolvido neste âmbito. É no âmbito mais sagrado que há e não há nada que possa impedir que haja uma reflexão profunda e que surja uma resposta sobre esta questão.
De fato, a resposta é imediata. E cada um já saberá a resposta que estiver dando em relação a orientação que o Criador nos está oferecendo.
Pensemos sobre este caso e nos deixemos aprender mais e mais a respeito de nossa especificidade a luz da orientação que Ele que nos fez, tem suficiente know-how para nos ensinar.
Heber Zenun (Escritor – Pesquisador – Cientista do ser – Professor).
Skype: hbrznn – Email: hbrznn@gmail.com – Msn: heber_zenun@hotmail.com
Os termos e as definições quando examinados profundamente, são necessários para que entendamos e vivamos corretamente ou podem ser tratados maliciosamente e conduzir a equivocos. Precisamos aprender a pensar e a pesar, sendo este o significado de pensar.
Hoje o tema “diversidade” está em evidência no sentido de afirmar a prática homossexual como natural.
Observando o Natural no universo. Perceber as evidências nos argumentos do universo, na consciência quanto ao senso geral da vida, na Palavra do CRIADOR a respeito da existência e da vida em geral é um fator que nos qualifica a viver adequadamente.
O universo é complexo e específico, cada elemento tem sua função, identidade específica, que é evidência da ‘especificidade’.
Observe o sol, a lua, as estrelas, o planeta Terra, os elementos diante de nós, as estruturas químicas, atômicas, etc., tudo é específico, com sua identidade pura e única. A identidade específica é razão de existir e o cumprir sua especificidade, sua glória.
Esta é a Verdade dos elementos, e por isso são dignos de fé e sua continuidade é válida e significativa.
Fazer objeção a evidência, a especificidade a Verdade é necessário um forte argumento com razoável conteúdo para que receba aceitação na avaliação geral.
A questão do homossexualismo. Para sua promoção tem sido utilizado o termo ‘diversidade’ e utilizando a família como argumento, afirmando a família como um centro de ensino não preconceituoso.
Origem da família. Esta tem origem em Deus, a família foi criada, instituída por Deus e recebe o padrão do CRIADOR para que a continuidade seja digna. Na fonte da origem da família, no registro no livro de Gênesis, Deus afirma: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Genesis 1:27). Jesus Cristo, afirmando a autoridade do relato em Genesis, em um dos debates, este sobre a família, eleva o nível do entendimento a respeito da família e remete aquelas pessoas para a fonte em Genesis: “Não tendes lido que o CRIADOR; desde o princípio, os fez homem e mulher” (Mateus 19:4). Esta Palavra de Jesus nos ajuda a entender que o Criador os fez “homem e mulher”, “desde o princípio”. Aqui está o padrão de Deus para a vida humana, é desta forma “desde o princípio”, não temos antepassados símios e somos esclarecidos de que em momento algum, o CRIADOR fez qualquer outro tipo de pessoas, a não ser específicamente ELE os fez “homem e mulher” “desde o princípio”.
Assim a história do ser humano este é orientado a partir da Palavra de Deus, que desde nossa origem, somos “homem e mulher”, e assim a família é composta e educaco pela Palavra de Deus continua e pode atingir seus propósitos últimos na existência.
Qualquer outra forma que altere este padrão original da Verdade do ser, é incorrer em deliberada ação contra a natureza, contra o padrão e contra o CRIADOR.
Argumentar o movimento homossexual a partir da família anula o próprio movimento.
É na família o ambiente por excelência onde o crescimento se dá no mais alto nível que o ser humano possa alcançar, sob os princípios e diretrizes do CRIADOR, como exemplo podem ser vistos resumidamente em Êxodo 20 e Deuteronômio 6, as virtudes vão florescer.
Quanto ao preconceito é importante que se diga que quando em algum estudo, pesquisa ou até mesmo debate, se postula em favor da Verdade, não há preconceito algum em relação ao que não é verdadeiro, ou quanto ao caminho que esteja fora da verdade, apenas se passa a conhecer a Verdade e se passa a aceitá-la ou não. Mas em momento algum a aceitação da Verdade implica em preconceito para com a não verdade. De fato, se conhecendo a Verdade e mesmo assim, com insistência e até irredutibilidade manter-se o curso avesso à Verdade então aí teremos um preconceito, até mesmo uma aversão, um tipo de fanatismo, e neste ponto é possível algum tipo de fobia, para com a Verdade. Mas ressaltar é importante que ao utilizar do argumento da Verdade não se estará sendo preconceituoso ou fóbico seja sobre o que ou quem for que esteja em contradição com a Verdade.
Argumentar com a Verdade só há um objetivo, estar em favor da própria Verdade e não contra algo ou alguém.
É no âmbito familiar onde noções de igualdade, justiça, honestidade, identidade, fraternidade, sociabilidade, amor, respeito, enfim virtudes que estruturam uma vida significativa. Para tal empreendimento necessitamos o tempo todo do uso da Verdade para que se chegue aos fins últimos dignos de uma família e das pessoas que a compõem.
A família forma o indivíduo que de fato surge da comunhão e este almeja o significado, o sentido, a dignidade, a legitimidade, são ítens que apelam para a fé, pois são virtudes invisíveis e só podem ser buscados pela fé e a fé somente se sustenta e constroi o que é digno e justo se estiver construindo sobre a Verdade. Assim o indivíduo estabelece seu sistema de crença, ética, moral, sua vida. A Palavra do CRIADOR é o fundamento para direção de vida e ELE é o Autor que estabeleceu a identidade, a especificidade, a identidade absoluta do ser, homem como homem e mulher como mulher, e ambos nestas atribuições sob a condução da Verdade e construindo suas vidas nos princípios estabelecidos pelo CRIADOR, que em nada ferem o bom senso comum se vistos com a naturalidade que deveria ser analisados e manterão o curso da existência para com seus fins legítimos e saudáveis.
A família postula ser legítima e de fato é, pois teve sua origem na Palavra de Deus e sua condução sobe esta Palavra gera uma vida digna. Eentão se adequa sempre a Verdade, sob a pena de estar na falsidade. É possível que de forma hábil, sejam elaborados conceitos e sofismas para dar um ar razoável para novas práticas que não condigam com a Verdade préviamente estabelecida pelo CRIADOR e pelo bom senso humano, mas estes não terão a originalidade, nem a legitimidade, nem a Verdade e nem o significado e a honra e a dignidade de terem sido originados pelo CRIADOR.
Há casos em que o argumento natural já não exerce força para conduzir ou reconduzir os raciocínios e as vontades então o que se torna aceitável sejam novas definições geradas pelo grupo ou pela cultura, contrariando a Verdade a especificidade natural dos elementos. Esta nova regência é uma situação que leva a sociedade em relação a Verdade, a especificidade e as consequentes novas deformações pessoais e sociais a beira do caos e da anarquia.
Há uma referência em outra Palavra do Criador sobre um processo de perda das referências da Verdade e então como consequência perda também da especificidade de cada elemento. No registro do texto do livro de Romanos 1:18-32, quando Paulo faz um estudo da sociedade de seu tempo e demonstra o processo de perda dos valôres essenciais e fundamentais para o ser e para a vida como uma progressão para uma condição de degeneração do ser através de vários e sutis estágios, iniciando pelo desprezo para com o CRIADOR e com SUA PALAVRA, substituindo-O por qualquer referência, onde este novo “sagrado” para o ser elabora, pela própria vontade do ser, novos postulados e regras que se esquivam sutilmente da Verdade e da Palavra do CRIADOR, consequentemente a primeira perda é da identidade e especificidade, passando pelo sistema de crença, pela ética, pela moral, então pelas práticas. Paulo usa o termo “adikia” (escrito originalmente em grego), que pode ser traduzido por mudar a versão, ou perversão ou o ato de violar o direito, a lei, a justiça pela vontade do ser, voluntáriamente, mesmo sabendo da Verdade.
Não podemos aceitar qualquer argumento como válido ou igualmente estranho, até mais, é aceitar todos os argumentos como corretos. Esta idéia, anula a Verdade, pois a Verdade em si mesma é absoluta e uma apenas, entre duas possíveis respostas, uma só é a verdadeira para 2+2, se aceitarmos qualquer resposta como correta, talvez tenha alguma leve áura de simpatia, mas por esta aceitação, será anulada a Verdade, a legitimidade, a identidade, a especificidade.
É possível se confundir respeito com aceitação de tudo, e criar uma variante muito perigosa para o ser humano. Um sistema de crença ou algum grupo, como neste caso do movimento homossexual, que procura legitimar sua forma de ser, procurando argumentar utilizando um tipo de psicologia reversa, quando alega falta de respeito, perseguição, fobias da parte de outros, discriminação, enfim, esta fonte de argumentação atua de forma a despertar a compaixão ea simpatia sobre os excluídos sob perseguição, e este argumento embora legítimo em tais desvarios, mas utilizado de forma inadequada pode ser utilizado por alguns e sobre outros com simplicidade de raciocínio, como uma forma de procurar legitimar qualquer movimento, uma vez que estejam sendo desrespeitados, ou perseguidos, etc. O correndo uma sutil mas real e substancial emcobrimento da Verdade, dos significados e este esquecimento “aprendido” ou “domesticado” de forma até sábia, gera uma via de condução inadequada perante a Verdade até mesmo da mentalidade social e o ser caminha ainda mais dentro do labirinto da distorção e embrenhado nesta posição, tende a ver o universo como sendo certo a partir destas posições , reflexões e conclusões a partir de sua própria persepção e vontade.
Qualquer cidadão, tem seus direitos garantidos pela Constituição. Temos de fato que fazer distinção entre o valor do cidadão e suas práticas ainda que estas estejam no âmbito da responsabilidade do ser, mas o valor do ser transcende suas próprias práticas. Desta forma ainda que responsável por seus atos, ele deverá receber todo o direito de respeito e dignidade que um cidadão merece ter por ser pessoa. Mas isto não legitima por sí só as práticas que possam estar sendo levadas a efeito por este cidadão. Neste momento elas estarão sendo analisadas conjuntamente a luz da Verdade, do significado, da especificidade, da argumentação que naturalmente temos em nosso ser, e acima de tudo, os Princípios e Diretrizes que estão implícitas e ate explícitas na ordem natural de tudo que de fato, representam a Ordem do CRIADOR para com todos os elementos e se necessitarmos de amparo Legal, teremos em última instância a possibilidade de examinar a Palavra de Deus.
Quando a família, de origem sublime, por ter sido instituída pelo Criador como o lugar adequado para o ser humano ser fecundado, nascer e viver sua existência, sob o significado da Verdade que a Palavra do Criador nos deixa e mesmo naturalmente percebidos por todos como o lugar bendito que o ser pode ter para estar, vive momentos de pressão onde a perda de valôres fundamentais tem causado inúmeros danos a esta estrutura magna da sociedade.
O Criador dá início a estrutura da sociedade a partir do ser e este vivendo em família e esta constituída e definida pelo Criador de forma explícita, clara e existencial, o significado que ELE dá a família e o ser humano com sua especificidade “homem e mulher”, não como encontrar espaço no padrão original para outras formulações como os que vivem sob a condição de homossexuais, gays ou lésbicas ou qualquer outra forma de postura haja ou venha a haver e estas estiverem a parte do padrão do ser.
Evidente que pela liberdade que o próprio Criador nos outorga, é possível mesmo a revelia de Sua Palavra, o ser humano interferir na Constituição Magna da Vida, que é a Palavra de Deus e criar emendas a esta Constituição da Vida com outros argumentos que possam ser absolutamente contraditórios do que há na Verdade.
O Criador tendo em vista o bem do ser, por nos ter criado com esta liberdade para existir, mas necessitando de aprender a viver, convida o ser a aprender, que se permita pensar e aferir sua existência sob a educação recebida da Verdade, da Palavra do Criador e então se mantenha em conformidade, com sua própria identidade natural e evidente que está em seu ser e sob a condução pela própria Palavra da Verdade forme seu sistema de crença, então sua ética, moral e vida.
Quando nos adequamos naturalmente procurando ser o que de fato somos não necessitamos da força da lei para que nos garanta este existir, mas quando desejamos ser algo que não somos, então isso demandaria um esforço imenso de argumentações, de sofismas, de elaborações bem trabalhadas para que force o sistema legal a formular uma nova lei para que tais reinvindicações paralelas com a Verdade tenha seu reconhecimento por alguma sociedade. Ainda que alguma lei deste nível surja e se interponha a Verdade, ao Legítimo, a especificidade, a identidade, o que de fato não é, não o será pela força de alguma lei, mas passará a ser aceito como sendo a partir de então, criando uma anomalia para com a Verdade, para com o ser, e para com a sociedade que aceita esta forma de pensar a partir da força do desejo pessoal que tomou o viés da transgressão do significado conforme a Verdade.
Toda argumentação da Verdade é sempre em favor da Verdade em favor do ser humano para seu bem e em seu fim último de gratidão ao Criador por nos educar como pessoas para a vida e então como um louvor, vivemos esta educação naturalmente e livremente em amor para com Ele e para com o próximo na observação da Verdade, para que conhecendo a Verdade, esta nos indique sempre o caminho da dignidade, então em momento algum nós como sêres criados “à imagem e semelhança de Deus” (Genesis 1:26), percamos esta qualidade de ser e em nossa especificidade sigamos, homem como homem naturalmente homem, e mulher como mulher e naturalmente mulher e ambos pela força de sua própria naturalidade e especificidade sem necessidade de qualquer formalidade legal para alegar estas condições sigam na vida vivendo o que são, e na busca do saber e da continuidade e da pesquisa, se deparar com qualquer situação de “perversão” é natural a busca da orientação e reorientação em seu ser profundo a partir da ajuda da Palavra do CRIADOR, sendo Este sempre convidativo para com o ser para que receba esta assistência e seja conduzido na existência dentro do propósito para o qual existimos sendo o que somos que evidentemente trazemos em nós e temos em nós.
Se em algum momento a humanidade chegar ao dia, quando não restar mais força da argumentação do natural, a força da argumentação da Verdade, da palavra do próprio ser que em si mesmo traz a marca maior de sua especificidade, e enfim não mais se der ouvidos a Carta Magna da humanidade, que é a Palavra do próprio Criador, então estaremos vivendo dias de grande lamento, e anunciando a entrada na anarquia e no caos.
A Palavra do Criador, nos chama a voltar para ELE, pois sua Palavra tem em si mesma a simplicidade suficiente para que qualquer pessoa perceba a condição de seu estado e a possibilidade de voltar a configuração correta pela direção da Palavra do Criador. Mas também é verdade que o ser humano tem talvez em si mesmo o seu maior obstáculo. Uma ocasião Jesus afirmou: “A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (João 3:19).
Assim, é dentro do ser que vamos travar a maior batalha de todas, se nos deixamos levar pela Palavra do Criador ou nos mantemos no rumo que nossa própria mente criou e nos afirma como correto.
Mas, é igualmente verdade que a Palavra do Criador é um bem tão magnífico, que alcança a todos e dá democráticamente oportunidade a todos sem qualquer discriminação, mas afirma a necessidade de deixar os caminhos equivocados e se voltar para ELE, que é pronto a acolher, a perdoar, a limpar, a transformar o ser e a conduzir na dignidade para a qual ELE mesmo nos criou. É importante que haja um entendimento a partir desta mesma Palavra do Criador, que em momento algum ele terceirizou esta questão para qualquer religião em toda a história. É algo pessoal. É algo entre Ele e eu, Ele e voce, Ele e nós. E é resolvido neste âmbito. É no âmbito mais sagrado que há e não há nada que possa impedir que haja uma reflexão profunda e que surja uma resposta sobre esta questão.
De fato, a resposta é imediata. E cada um já saberá a resposta que estiver dando em relação a orientação que o Criador nos está oferecendo.
Pensemos sobre este caso e nos deixemos aprender mais e mais a respeito de nossa especificidade a luz da orientação que Ele que nos fez, tem suficiente know-how para nos ensinar.
Heber Zenun (Escritor – Pesquisador – Cientista do ser – Professor).
Skype: hbrznn – Email: hbrznn@gmail.com – Msn: heber_zenun@hotmail.com
sábado, 29 de agosto de 2009
"Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher" (Jesus Cristo)
Jewish Psychiatrist, Influenced by C.S. Lewis,
Says Gays Can Change
An Interview with Dr. Jeffrey Satinover
By David W. Virtue in London
www.virtueonline.org
4/30/2009
Jeffrey Burke Satinover, M.D. is a Diplomate, American Board of Psychiatry. He is also Diplomate, American Board of Neurology and Diplomate C.G. Jung Institute of Zurich. To cap off his distinguished career, he has earned a Ph.D. in Physics and is the author of "Homosexuality and the Politics of Truth". He teaches math and statistics at Kings College, a Christian institution in New York and has a private clinical practice. He also has a research position in Zurich, Switzerland.
I sat down with this distinguished psychiatrist, physicist and author at the Sex and the City Conference in London, a conference put on by Anglican Mainstream (www.anglican-mainstream.net) designed to show that reparative therapy for homosexuals and lesbians, if voluntarily entered into without coercion, does work. I saw it first hand and will attest to that fact.
Satinover is a gracious man, humble, erudite, non-partisan, a skeptic about faith, but acknowledges that his view of human nature grew directly from his reading the works of Anglican layman, scholar and author, Clive Staples Lewis.
"I have been a fan of CS Lewis for many years. I am Jewish but I could see his approach to spirituality to be very sophisticated psychologically and I have often thought to myself that it would be great to actually take his work and translate it into a clinical approach." Then he discovered that author and teacher Leanne Payne had already done a lot of that work. She is an Evangelical Anglican.
Then I asked, since he feels that Lewis understood human nature, why he is not a Christian. He smiled winsomely. "My worldview is confused and eclectic. Yes, I am Jewish, but my worldview is not coherent." A short distance from us sits Rabbi Arthur Goldberg, an orthodox Jew whose JONAH clinic in New Jersey treats homosexuals with same-sex attractions. He employs Evangelical, Mormon and Jehovah's Witness therapists at his clinic. He wisely nods his head as if to say he understands Satinover's dilemma.
"I am not attracted to creeds, but I am not the slightest bit repulsed by those who do. I am very comfortable in a setting with orthodox Jews, Catholics and Evangelical Christians. You and they are men and women of profound conviction and I feel completely at home with you."
When I asked what his central message is with regard to homosexuality, having written a book on the subject, he said that he believes homosexuality is potentially changeable, maybe not for everybody, but for people who are highly motivated.
VOL: How did you get involved in the issue of homosexuality?
Satinover: I had been reading Leanne Payne's "The Healing Presence". The book describes a sophisticated system of depth psychology from a religious context, where psychological insights are united with healing prayer. After striking up a correspondence with Leanne, she invited me to a conference where I met a large number of people who had left the lifestyle and changed their sexuality. There I met hundreds of people struggling with that issue, and many who had successfully emerged on the other side and were married with children. As I got to know them, I found them to be quite remarkable. The struggle to be healed had left an indelible imprint. I saw a humility, an empathy and a fearlessness about life. They knew exactly what it meant to stand up for what they believed in, since the struggle to become who they truly were had exacted such a cost in suffering.
"Since then I have met plenty of people who have moved away from same sex attractions. Not of all of it has been good. Some of it has been coercive. That is the bad side and some of the churches have gotten into this. They will never succeed. One has to be highly motivated and not overtaken by external pressure and shame. There must be a core conviction to lead your life differently." Shame and guilt are not good motivators, he says.
What got him looking into the subject of homosexuality, he says, was his search for truth, which resulted in his book, "Homosexuality and the Politics of Truth". What I saw changed my mind and my time and conventional repulsion for the subject.
In his book he wrote, "In sum, it is a simple and sobering fact that no society that has sanctioned unconstrained sexuality has long survived."
His book explodes three myths: First, as a matter of biology, homosexuality is an innate genetically determined aspect of the human body. Secondly, as a matter of psychology, homosexuality is irreversible. Thirdly, as a matter of sociology, homosexuality is normal. His book also explores the tactics of intimidation by gay activists.
Currently, Satinover said a recent article in a psychiatric publication informed us that 30% of all 20-year-old homosexual men would be HIV- positive or dead by the age of thirty. You would think that the objective, ethical medical approach would be: let's use anything that works to try to take these people out of their posture of risk. If it means getting them to wear condoms, fine. If it means getting them to give up anal intercourse, fine. If it means getting them to give up homosexuality, fine. That last intervention is the one intervention that is absolutely taboo.
In America, truth has become subject to terrible political pressure. The question isn't just homosexuality, but rather, freedom from all sexual constraint. This has been an issue for civilization for thousands of years.
"I think many people have a sense, especially in America, that too many barriers have come down. We now have so little of a moral compass that we're really completely at sea. We're awash in the tide of unconstrained instinctive behaviors which are all being labeled '"okay'" because nobody really has a sense, any more, as to what's right and what's wrong. In Joseph Campbell's words, 'Follow your bliss.' This has led us into a growing barbarism.
"Now we are now looking at a generation of young people who are exposed to a sometimes explicit, and sometimes implicit set of values that says that homosexuality is perfectly okay--it's just a complement to heterosexuality.
"I also believe that the debate over homosexuality has been profoundly affected by the current culture of complaint. Many, many areas of political life, social life and scientific life today are being profoundly influenced by the various competing claims and cross-claims to victim hood."
VOL: You have a private practice; can you tell us something of the dynamics of what goes on in your practice?
Satinover: I am a practicing psychiatrist and I have a Ph. D. in physics. With all my travels, my practice is small. I keep an interest in societal cultural changes taking place. I also go to VOL'S website to find out what is going on in your church and the Culture Wars.
VOL: I am honored that you do, Dr. Satinover. Tell me about the process whereby people come to you seeking help for same sex attractions.
Satinover: Typically, I get a call from a devastated family. They have heard from one of their kids that they are gay. Usually, what the parents want is a magic bullet, along the lines what can you do make sure that our son isn't gay or make sure he changes. I explain there is nothing they can do to make their child change. Be loving, the child knows and understands that. If the son is living with them, I invite them all in to talk with me. The goal is to understand what is happening and to keep their relationships intact. In some cases, the dynamic is that the parents have half dragged the kid, forcing and coercing him to see me. This, more often than not, mirrors a long- standing pattern of bad family dynamics. In these cases, I will be their child's ally. Occasionally, a child will see that the pathology resides in the parent. Sometimes, the father admits he is the problem.
VOL: Can this be overdone?
Satinover: Yes, it can be overdone. Remorse and feelings can be exaggerated along with feelings of responsibility. Saying you have been wrong can often relieve one of the responsibility of going forward into the future. The No. 1 task for a parent is not necessarily to come up with who is to blame.
VOL: Does one choose to be gay?
Satinover: To say that no one chooses to be gay is true. They find themselves with it. Homosexuality, however, is not genetically traceable. No one is compelling one to be gay. It is false to say that they have chosen this.
VOL: So is change really possible?
Satinover: Yes, change is possible. In almost any human condition people do have the choice to make the attempt to do something about it. If you have an addiction, you have a series of choices that led them to it. No one says I want to be a heroin addict, but once they find themselves in the situation, they need help. They can make a distinction in wanting to change and they may or may not succeed.
VOL: What about Christian conversion. Do you rule that out?
Satinover: I have a confused spiritual point of view myself. I have worked out my own way of understanding these things. Some people pray and it makes great sense.
VOL: So, you are not opposed to the idea that faith can make a difference?.
Satinover: Not at all. Look at all the great Western art inspired by people of faith. Western Art has been enormously worshipful of its creator. People who write off faith forget about Chagall's Windows and the great art that has flowed from the Christian Faith. Yet I am confused about faith. I am a skeptic. In fact I am skeptical of my own skepticism. I am not involved in any religious practice, but I am very aware of people of religious faith like yourself. I like hanging around people like you. (laughter)
I view addictive behaviors through a simple lens that I view almost all human behavioral patterns that cause stress through. If people are hostile to biblical language and what they think of sin, then for them it is an arbitrary authority dictum. The ancients used worship to point to behaviors that are pleasurable. There is always the power to become dominant.
VOL: What about the cure rate for homosexuals?
Satinover: I know no meaningful numbers. My population sample is totally biased. People who choose to work with me frequently abandon their same-sex attractions. I have seen a substantial number of people and experienced a high degree of success and I am happy about that. I have also seen some degree of failure.
VOL: What does success look like?
Satinover: It is a slow process. The greatest likelihood of success is having a relationship with me as their therapist and sticking with it. It may take a few years. There are a wide range of outcomes from no significant change to complete change.
VOL: Do you work with any organizations?
Satinover: I have worked with the Roman Catholic organization COURAGE, an apostolate of the church whose purpose is to minister to those with same-sex attractions and their loved ones. If a certain group of people are called to celibacy, it must be a calling. If it is not a calling, it is only an option. I get calls from people with large families who had started straight out and those who never got married or who have a mistaken fantasy that marriage will cure them. We will not deal with people at a superficial level with a brief amount of therapy. If homosexuality is not dealt with in a deep and thorough way, it sets the marriage up for disaster.
VOL: You wrote an article called the "Trojan Couch" in which you set out to show how the Mental Health Associations Misrepresent Science. Can you tell us about this?
Satinover: The "Trojan Couch" details explicitly the misrepresentation of science about the causes and roots of homosexuality. Some of my psychiatric and psychological colleagues have woven for themselves their own set of illusory robes of authority, and for the past 35 years have been proclaiming doctrines in the public square that depend upon the authority that derives from the public's belief that these robes exist. In particular, they have claimed to the Supreme Court decisions pertaining to same-sex marriage have taken it for granted. The diagnostic change that in 1973 removed homosexuality as a formal disorder from the American Psychiatric Association's Diagnostic and statistical Manual of Mental Disorders (DSM), a change that many now accept as simply indisputable in spite of the fact that it was based wholly on fiction. You can read the full article here: http://www.narth.com/docs/TheTrojanCouchSatinover.pdf
VOL: Do we need a spiritual or moral framework for our behaviors?
Satinover: Yes, we do. You can't get around those arguments unless you're actually willing to say that promiscuity is an inferior way of life. You need to be able to say that some certain standard is better. If we can't settle on a shared higher vision, then it's amazing what we must be prepared to accept. For example, there is actually a growing body of literature in sexological journals arguing that the psychological and emotional benefits of promiscuity more than outweigh the risks to life from AIDS. So that is the fundamental flaw of psychology--it is meaningless without the backdrop of a framework of values. There I believe homosexuality--like narcissism--is best viewed as a spiritual and moral illness. Now psychology as a discipline must step up to the table and accept responsibility for the extent to which it has been propagating an amoral ethos. Dostoevsky put it best in The Grand Inquisitor: "Without God, everything is permissible."
VOL: Thank you, Dr. Satinover.
http://www.narth.com/docs/satinover09.html
Says Gays Can Change
An Interview with Dr. Jeffrey Satinover
By David W. Virtue in London
www.virtueonline.org
4/30/2009
Jeffrey Burke Satinover, M.D. is a Diplomate, American Board of Psychiatry. He is also Diplomate, American Board of Neurology and Diplomate C.G. Jung Institute of Zurich. To cap off his distinguished career, he has earned a Ph.D. in Physics and is the author of "Homosexuality and the Politics of Truth". He teaches math and statistics at Kings College, a Christian institution in New York and has a private clinical practice. He also has a research position in Zurich, Switzerland.
I sat down with this distinguished psychiatrist, physicist and author at the Sex and the City Conference in London, a conference put on by Anglican Mainstream (www.anglican-mainstream.net) designed to show that reparative therapy for homosexuals and lesbians, if voluntarily entered into without coercion, does work. I saw it first hand and will attest to that fact.
Satinover is a gracious man, humble, erudite, non-partisan, a skeptic about faith, but acknowledges that his view of human nature grew directly from his reading the works of Anglican layman, scholar and author, Clive Staples Lewis.
"I have been a fan of CS Lewis for many years. I am Jewish but I could see his approach to spirituality to be very sophisticated psychologically and I have often thought to myself that it would be great to actually take his work and translate it into a clinical approach." Then he discovered that author and teacher Leanne Payne had already done a lot of that work. She is an Evangelical Anglican.
Then I asked, since he feels that Lewis understood human nature, why he is not a Christian. He smiled winsomely. "My worldview is confused and eclectic. Yes, I am Jewish, but my worldview is not coherent." A short distance from us sits Rabbi Arthur Goldberg, an orthodox Jew whose JONAH clinic in New Jersey treats homosexuals with same-sex attractions. He employs Evangelical, Mormon and Jehovah's Witness therapists at his clinic. He wisely nods his head as if to say he understands Satinover's dilemma.
"I am not attracted to creeds, but I am not the slightest bit repulsed by those who do. I am very comfortable in a setting with orthodox Jews, Catholics and Evangelical Christians. You and they are men and women of profound conviction and I feel completely at home with you."
When I asked what his central message is with regard to homosexuality, having written a book on the subject, he said that he believes homosexuality is potentially changeable, maybe not for everybody, but for people who are highly motivated.
VOL: How did you get involved in the issue of homosexuality?
Satinover: I had been reading Leanne Payne's "The Healing Presence". The book describes a sophisticated system of depth psychology from a religious context, where psychological insights are united with healing prayer. After striking up a correspondence with Leanne, she invited me to a conference where I met a large number of people who had left the lifestyle and changed their sexuality. There I met hundreds of people struggling with that issue, and many who had successfully emerged on the other side and were married with children. As I got to know them, I found them to be quite remarkable. The struggle to be healed had left an indelible imprint. I saw a humility, an empathy and a fearlessness about life. They knew exactly what it meant to stand up for what they believed in, since the struggle to become who they truly were had exacted such a cost in suffering.
"Since then I have met plenty of people who have moved away from same sex attractions. Not of all of it has been good. Some of it has been coercive. That is the bad side and some of the churches have gotten into this. They will never succeed. One has to be highly motivated and not overtaken by external pressure and shame. There must be a core conviction to lead your life differently." Shame and guilt are not good motivators, he says.
What got him looking into the subject of homosexuality, he says, was his search for truth, which resulted in his book, "Homosexuality and the Politics of Truth". What I saw changed my mind and my time and conventional repulsion for the subject.
In his book he wrote, "In sum, it is a simple and sobering fact that no society that has sanctioned unconstrained sexuality has long survived."
His book explodes three myths: First, as a matter of biology, homosexuality is an innate genetically determined aspect of the human body. Secondly, as a matter of psychology, homosexuality is irreversible. Thirdly, as a matter of sociology, homosexuality is normal. His book also explores the tactics of intimidation by gay activists.
Currently, Satinover said a recent article in a psychiatric publication informed us that 30% of all 20-year-old homosexual men would be HIV- positive or dead by the age of thirty. You would think that the objective, ethical medical approach would be: let's use anything that works to try to take these people out of their posture of risk. If it means getting them to wear condoms, fine. If it means getting them to give up anal intercourse, fine. If it means getting them to give up homosexuality, fine. That last intervention is the one intervention that is absolutely taboo.
In America, truth has become subject to terrible political pressure. The question isn't just homosexuality, but rather, freedom from all sexual constraint. This has been an issue for civilization for thousands of years.
"I think many people have a sense, especially in America, that too many barriers have come down. We now have so little of a moral compass that we're really completely at sea. We're awash in the tide of unconstrained instinctive behaviors which are all being labeled '"okay'" because nobody really has a sense, any more, as to what's right and what's wrong. In Joseph Campbell's words, 'Follow your bliss.' This has led us into a growing barbarism.
"Now we are now looking at a generation of young people who are exposed to a sometimes explicit, and sometimes implicit set of values that says that homosexuality is perfectly okay--it's just a complement to heterosexuality.
"I also believe that the debate over homosexuality has been profoundly affected by the current culture of complaint. Many, many areas of political life, social life and scientific life today are being profoundly influenced by the various competing claims and cross-claims to victim hood."
VOL: You have a private practice; can you tell us something of the dynamics of what goes on in your practice?
Satinover: I am a practicing psychiatrist and I have a Ph. D. in physics. With all my travels, my practice is small. I keep an interest in societal cultural changes taking place. I also go to VOL'S website to find out what is going on in your church and the Culture Wars.
VOL: I am honored that you do, Dr. Satinover. Tell me about the process whereby people come to you seeking help for same sex attractions.
Satinover: Typically, I get a call from a devastated family. They have heard from one of their kids that they are gay. Usually, what the parents want is a magic bullet, along the lines what can you do make sure that our son isn't gay or make sure he changes. I explain there is nothing they can do to make their child change. Be loving, the child knows and understands that. If the son is living with them, I invite them all in to talk with me. The goal is to understand what is happening and to keep their relationships intact. In some cases, the dynamic is that the parents have half dragged the kid, forcing and coercing him to see me. This, more often than not, mirrors a long- standing pattern of bad family dynamics. In these cases, I will be their child's ally. Occasionally, a child will see that the pathology resides in the parent. Sometimes, the father admits he is the problem.
VOL: Can this be overdone?
Satinover: Yes, it can be overdone. Remorse and feelings can be exaggerated along with feelings of responsibility. Saying you have been wrong can often relieve one of the responsibility of going forward into the future. The No. 1 task for a parent is not necessarily to come up with who is to blame.
VOL: Does one choose to be gay?
Satinover: To say that no one chooses to be gay is true. They find themselves with it. Homosexuality, however, is not genetically traceable. No one is compelling one to be gay. It is false to say that they have chosen this.
VOL: So is change really possible?
Satinover: Yes, change is possible. In almost any human condition people do have the choice to make the attempt to do something about it. If you have an addiction, you have a series of choices that led them to it. No one says I want to be a heroin addict, but once they find themselves in the situation, they need help. They can make a distinction in wanting to change and they may or may not succeed.
VOL: What about Christian conversion. Do you rule that out?
Satinover: I have a confused spiritual point of view myself. I have worked out my own way of understanding these things. Some people pray and it makes great sense.
VOL: So, you are not opposed to the idea that faith can make a difference?.
Satinover: Not at all. Look at all the great Western art inspired by people of faith. Western Art has been enormously worshipful of its creator. People who write off faith forget about Chagall's Windows and the great art that has flowed from the Christian Faith. Yet I am confused about faith. I am a skeptic. In fact I am skeptical of my own skepticism. I am not involved in any religious practice, but I am very aware of people of religious faith like yourself. I like hanging around people like you. (laughter)
I view addictive behaviors through a simple lens that I view almost all human behavioral patterns that cause stress through. If people are hostile to biblical language and what they think of sin, then for them it is an arbitrary authority dictum. The ancients used worship to point to behaviors that are pleasurable. There is always the power to become dominant.
VOL: What about the cure rate for homosexuals?
Satinover: I know no meaningful numbers. My population sample is totally biased. People who choose to work with me frequently abandon their same-sex attractions. I have seen a substantial number of people and experienced a high degree of success and I am happy about that. I have also seen some degree of failure.
VOL: What does success look like?
Satinover: It is a slow process. The greatest likelihood of success is having a relationship with me as their therapist and sticking with it. It may take a few years. There are a wide range of outcomes from no significant change to complete change.
VOL: Do you work with any organizations?
Satinover: I have worked with the Roman Catholic organization COURAGE, an apostolate of the church whose purpose is to minister to those with same-sex attractions and their loved ones. If a certain group of people are called to celibacy, it must be a calling. If it is not a calling, it is only an option. I get calls from people with large families who had started straight out and those who never got married or who have a mistaken fantasy that marriage will cure them. We will not deal with people at a superficial level with a brief amount of therapy. If homosexuality is not dealt with in a deep and thorough way, it sets the marriage up for disaster.
VOL: You wrote an article called the "Trojan Couch" in which you set out to show how the Mental Health Associations Misrepresent Science. Can you tell us about this?
Satinover: The "Trojan Couch" details explicitly the misrepresentation of science about the causes and roots of homosexuality. Some of my psychiatric and psychological colleagues have woven for themselves their own set of illusory robes of authority, and for the past 35 years have been proclaiming doctrines in the public square that depend upon the authority that derives from the public's belief that these robes exist. In particular, they have claimed to the Supreme Court decisions pertaining to same-sex marriage have taken it for granted. The diagnostic change that in 1973 removed homosexuality as a formal disorder from the American Psychiatric Association's Diagnostic and statistical Manual of Mental Disorders (DSM), a change that many now accept as simply indisputable in spite of the fact that it was based wholly on fiction. You can read the full article here: http://www.narth.com/docs/TheTrojanCouchSatinover.pdf
VOL: Do we need a spiritual or moral framework for our behaviors?
Satinover: Yes, we do. You can't get around those arguments unless you're actually willing to say that promiscuity is an inferior way of life. You need to be able to say that some certain standard is better. If we can't settle on a shared higher vision, then it's amazing what we must be prepared to accept. For example, there is actually a growing body of literature in sexological journals arguing that the psychological and emotional benefits of promiscuity more than outweigh the risks to life from AIDS. So that is the fundamental flaw of psychology--it is meaningless without the backdrop of a framework of values. There I believe homosexuality--like narcissism--is best viewed as a spiritual and moral illness. Now psychology as a discipline must step up to the table and accept responsibility for the extent to which it has been propagating an amoral ethos. Dostoevsky put it best in The Grand Inquisitor: "Without God, everything is permissible."
VOL: Thank you, Dr. Satinover.
http://www.narth.com/docs/satinover09.html
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Pensando...
Dr. Norman Geisler traz um interessante argumento a respeito da posição teísta, como ele coloca em dez passos a seguir:
1. Algumas coisas inegávelmente existem.
2. A minha existência é possível.
3. Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por outra.
4. Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causais da existência.
5. Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe.
6. Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e absolutamente perfeita.
7. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado "Deus".
8. Logo, Deus existe.
9. Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas Escrituras cristãs.
10. Logo, o Deus descrito na Bíblia existe.
Algumas pessoas tem anunciado algo como o Big Bang, uma existência sem causa, uma origem do nada, de tal maneira que não poderia haver um outro Big Bang e esta idéia é primáriamente atraente ainda mais porque esta idéia deste Big Bang assume o tradicional papel de Deus e recebe uma auréola e parece eliminar as perguntas normais que costuma-se fazer de todo evento físico. Estamos a beira do misticismo científico. Neste ponto é importante salientar que então falar em um ser eternamente auto-subsistente não é mais tão improvável do que um evento com auto-subsistencia emergindo de causa alguma.
É possível considerar ainda que admitir um universo assim quase personalizado, pede uma realidade mais que apenas física ou natural, mas algo com um caráter e completamente diferente daquilo ou de quem todo o universo físico deriva. Assim, a coisa em si mesma não tem competência para criar algo e se a coisa em si mesmo não tem como criar outra coisa a idéia permite e até exige que admitamos que uma realidade não física seja a causa primeira de tudo. Uma causa inteligente passa a ter uma inteligente sustentação e é plausível que a chamemos de DEUS.
1. Algumas coisas inegávelmente existem.
2. A minha existência é possível.
3. Qualquer coisa que tenha a possibilidade de não existir é corretamente levada a existir por outra.
4. Não pode haver um retrocesso infinito das correntes causais da existência.
5. Logo, uma primeira causa não causada da minha corrente existência existe.
6. Esta causa não causada tem de ser infinita, imutável, todo-poderosa, onisciente e absolutamente perfeita.
7. Este ser infinitamente perfeito é apropriadamente chamado "Deus".
8. Logo, Deus existe.
9. Este Deus que existe é idêntico ao Deus descrito nas Escrituras cristãs.
10. Logo, o Deus descrito na Bíblia existe.
Algumas pessoas tem anunciado algo como o Big Bang, uma existência sem causa, uma origem do nada, de tal maneira que não poderia haver um outro Big Bang e esta idéia é primáriamente atraente ainda mais porque esta idéia deste Big Bang assume o tradicional papel de Deus e recebe uma auréola e parece eliminar as perguntas normais que costuma-se fazer de todo evento físico. Estamos a beira do misticismo científico. Neste ponto é importante salientar que então falar em um ser eternamente auto-subsistente não é mais tão improvável do que um evento com auto-subsistencia emergindo de causa alguma.
É possível considerar ainda que admitir um universo assim quase personalizado, pede uma realidade mais que apenas física ou natural, mas algo com um caráter e completamente diferente daquilo ou de quem todo o universo físico deriva. Assim, a coisa em si mesma não tem competência para criar algo e se a coisa em si mesmo não tem como criar outra coisa a idéia permite e até exige que admitamos que uma realidade não física seja a causa primeira de tudo. Uma causa inteligente passa a ter uma inteligente sustentação e é plausível que a chamemos de DEUS.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
sábado, 27 de junho de 2009
Em conversas com meu filho André sobre o alvoroço do que se tem denominado "lei anti-crentes"...
Assim começa o André em seu email:
"Você já viu essas coisas pai? De fato são reais?
Mandaram para mim aqui por e-mail!"
E lhe enviei algumas considerações:
Olá amado filho.. !!!
É verdade uma luta que sempre aparece até mesmo na forma de projetos de lei. De fato há uma tentativa e não é de hoje para que passem leis que inibam os evangélicos em suas práticas. Vamos ver no que vai dar... o fato é que muitas destas leis não devem passar porque seria um contra censo da própria lei, uma vez que uma lei anti-discriminação aos gays ou seja lá quem for estaria também protegendo os evangélicos igualmente. E não poderia haver dois pesos e duas medidas. Tais propostas revelam claramente o preconceito de quem a elaborou, mesmo que tendo a aparência de defesa dos gays ou seja lá quem for. Neste sentido, nossa Constituição já garante o direito de liberdade a todos os cidadãos. E a proteção de todo cidadão independente de sua cor preferida, ou do time que torça, ou até mesmo de sua vida sexual. Estas situações não podem ser transformadas em leis particulares e a Constituição deve ser respeitada. Mas é possível de fato passar outras leis que atingiriam os evangélicos nos dias de hoje de alguma forma. O caso dos impostos sobre as ofertas e dízimos por exemplo. A igreja do SENHOR perdeu sua máxima configuração que sempre foi a separação total com o Estado. Mas de uns tempos para cá, todas as igrejas, para ser igreja tendo perdido a visão bíblica foram seduzidas a manter com o Estado um caso amor velado, no sentido de que aproveitam-se de ser pessoa jurídica e tem todos os benefícios de uma pessoa jurídica e agora há quem julgue que se houve este tipo de união legal, então devem participar como todas as empresas o fazem. De fato o tipo de igreja bíblico, que se vê como padrão no Novo Testamento, não possuía vínculo algum com o Estado e assim foi por quase 2000 anos e nunca acabou, mas agora parece que a maioria dos evangélicos caíram em um tipo de sedução, um tipo de arapuca do Estado, que mesmo sem fazer nada iludiu os evangélicos com a idéia de que para ser igreja precisam ter sua inscrição no Estado, com CGC etc... o que cria um apêndice na igreja local. Evidente que não na igreja de fato. Pois o que isso pode acabar forçando é a própria igreja a retomar seu curso natural de ser igreja e ser igreja na forma bíblica, como sempre tempos ensinado e pregado nestes anos todos o que você, filho amado lutou muito conosco nestas mesmas fileiras. Isso não temo nem um pouco, é até oramos para que possamos a cada dia sermos de fato igreja do SENHOR no sentido absoluto conforme as Escrituras. Que segundo sabemos, a igreja pertence ao SENHOR e não a pastores ou denominações etc., e assim ELE mesmo a conduzira até o DIA DE SUA BENDITA VOLTA. É claro que muitas igrejas no caso de algum tipo de "perseguição" (Que alguns cristãos talvez possam assim chamar), muitas destas igrejas do tipo que o século XX e XXI produziu, com estas alianças com o Estado, poderão ou terminar falindo, ou serem fechadas, ou mesmo se adequarem e serem de fato igrejas-estado, regidas ainda mais pelas leis do Estado, tendo uma participação na sociedade cada vez mais comprometida com os propósitos do Estado do que com única e exclusivamente ao SENHOR que de fato é o SENHOR da igreja. Enfim, é um momento que como tantos outros, tem levantado uma poeira que está sobre este algo estranho que a igreja acabou se envolvendo e agora está sendo cobrada por isso e não está gostando, e muitos vão chamar isso de perseguição, mas não é, é apenas o Estado cobrando legitimamente o que é de direito dele para qualquer órgão que a este Estado se alia. A igreja era portanto um tipo de permissão de boa vontade pelo Estado para viver assim sem o compromisso com o próprio Estado. E isto também é aproveitar carona no poder estatal da chamado igreja católica romana, que sempre assim fez, uma vez que sempre de fato foi o próprio Estado, e depois quando se desvinculou do Estado, mesmo assim mantém um tipo de poder muito grande e uma influência muito forte nas nações. E os Estados a suportam, isto é, permitem, pois fazem uma conta de pesar os prós e os contras e percebem que quanto a igreja católica isso é até aceitável. Mas agora com esta inundação de crentes e com esta mesma reivindicação, a igreja católica vai ficar de lado e deixar que o Estado se incumba legalmente de ir para cima das igrejas, que vão ser pegas de "calças curtas", uma vez que entraram no arraial do Estado e da igreja católica, onde sabem muito bem jogar e assim os evangélicos poderão padecer por algo que inventaram e sustentaram. E assim a igreja católica poderá finalmente aproveitar uma imensa falha dos evangélicos que perderam sua maior força de identidade, de ser conforme o NOVO TESTAMENTO e assumir esta configuração transfigurada de igreja, sendo metade igreja, metade empresa. Enfim, filho, é algo que vai dar algum pano para a roupa inteira, e nós bem sabemos o que nos toca, e o que o SENHOR requer de nós e vamos em frente. ELE É FIEL, e vamos mantendo o curso...
E vamos nos falando que este é um tema mesmo interessante...
"Você já viu essas coisas pai? De fato são reais?
Mandaram para mim aqui por e-mail!"
E lhe enviei algumas considerações:
Olá amado filho.. !!!
É verdade uma luta que sempre aparece até mesmo na forma de projetos de lei. De fato há uma tentativa e não é de hoje para que passem leis que inibam os evangélicos em suas práticas. Vamos ver no que vai dar... o fato é que muitas destas leis não devem passar porque seria um contra censo da própria lei, uma vez que uma lei anti-discriminação aos gays ou seja lá quem for estaria também protegendo os evangélicos igualmente. E não poderia haver dois pesos e duas medidas. Tais propostas revelam claramente o preconceito de quem a elaborou, mesmo que tendo a aparência de defesa dos gays ou seja lá quem for. Neste sentido, nossa Constituição já garante o direito de liberdade a todos os cidadãos. E a proteção de todo cidadão independente de sua cor preferida, ou do time que torça, ou até mesmo de sua vida sexual. Estas situações não podem ser transformadas em leis particulares e a Constituição deve ser respeitada. Mas é possível de fato passar outras leis que atingiriam os evangélicos nos dias de hoje de alguma forma. O caso dos impostos sobre as ofertas e dízimos por exemplo. A igreja do SENHOR perdeu sua máxima configuração que sempre foi a separação total com o Estado. Mas de uns tempos para cá, todas as igrejas, para ser igreja tendo perdido a visão bíblica foram seduzidas a manter com o Estado um caso amor velado, no sentido de que aproveitam-se de ser pessoa jurídica e tem todos os benefícios de uma pessoa jurídica e agora há quem julgue que se houve este tipo de união legal, então devem participar como todas as empresas o fazem. De fato o tipo de igreja bíblico, que se vê como padrão no Novo Testamento, não possuía vínculo algum com o Estado e assim foi por quase 2000 anos e nunca acabou, mas agora parece que a maioria dos evangélicos caíram em um tipo de sedução, um tipo de arapuca do Estado, que mesmo sem fazer nada iludiu os evangélicos com a idéia de que para ser igreja precisam ter sua inscrição no Estado, com CGC etc... o que cria um apêndice na igreja local. Evidente que não na igreja de fato. Pois o que isso pode acabar forçando é a própria igreja a retomar seu curso natural de ser igreja e ser igreja na forma bíblica, como sempre tempos ensinado e pregado nestes anos todos o que você, filho amado lutou muito conosco nestas mesmas fileiras. Isso não temo nem um pouco, é até oramos para que possamos a cada dia sermos de fato igreja do SENHOR no sentido absoluto conforme as Escrituras. Que segundo sabemos, a igreja pertence ao SENHOR e não a pastores ou denominações etc., e assim ELE mesmo a conduzira até o DIA DE SUA BENDITA VOLTA. É claro que muitas igrejas no caso de algum tipo de "perseguição" (Que alguns cristãos talvez possam assim chamar), muitas destas igrejas do tipo que o século XX e XXI produziu, com estas alianças com o Estado, poderão ou terminar falindo, ou serem fechadas, ou mesmo se adequarem e serem de fato igrejas-estado, regidas ainda mais pelas leis do Estado, tendo uma participação na sociedade cada vez mais comprometida com os propósitos do Estado do que com única e exclusivamente ao SENHOR que de fato é o SENHOR da igreja. Enfim, é um momento que como tantos outros, tem levantado uma poeira que está sobre este algo estranho que a igreja acabou se envolvendo e agora está sendo cobrada por isso e não está gostando, e muitos vão chamar isso de perseguição, mas não é, é apenas o Estado cobrando legitimamente o que é de direito dele para qualquer órgão que a este Estado se alia. A igreja era portanto um tipo de permissão de boa vontade pelo Estado para viver assim sem o compromisso com o próprio Estado. E isto também é aproveitar carona no poder estatal da chamado igreja católica romana, que sempre assim fez, uma vez que sempre de fato foi o próprio Estado, e depois quando se desvinculou do Estado, mesmo assim mantém um tipo de poder muito grande e uma influência muito forte nas nações. E os Estados a suportam, isto é, permitem, pois fazem uma conta de pesar os prós e os contras e percebem que quanto a igreja católica isso é até aceitável. Mas agora com esta inundação de crentes e com esta mesma reivindicação, a igreja católica vai ficar de lado e deixar que o Estado se incumba legalmente de ir para cima das igrejas, que vão ser pegas de "calças curtas", uma vez que entraram no arraial do Estado e da igreja católica, onde sabem muito bem jogar e assim os evangélicos poderão padecer por algo que inventaram e sustentaram. E assim a igreja católica poderá finalmente aproveitar uma imensa falha dos evangélicos que perderam sua maior força de identidade, de ser conforme o NOVO TESTAMENTO e assumir esta configuração transfigurada de igreja, sendo metade igreja, metade empresa. Enfim, filho, é algo que vai dar algum pano para a roupa inteira, e nós bem sabemos o que nos toca, e o que o SENHOR requer de nós e vamos em frente. ELE É FIEL, e vamos mantendo o curso...
E vamos nos falando que este é um tema mesmo interessante...
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Pensar é saber pesar... saber avaliar...
Necessitamos ter uma alta capacidade crítica para saber avaliar, pesar, discernir. Saber que existem significados e que é possível saber os significados e o que fazer com os significados. Cada pessoa deve ter uma formação antecipada de alta performance em relação a medir tudo. Saber conhecer, interpretar, transcender e perceber o significado e então lançar-se na aventura da vida com este equipamento pessoal afinado para enfrentar todo tipo de obstáculos. Um exemplo de exposição que temos hoje em dia em uma idade mídia, onde todos de alguma forma estão conectados e por isso se expondo a um processo inescrupuloso e invasivo onde vemos as mentes sendo bombardeadas por mais um ítem no mínimo preocupante. Senão observe bem a letra desta música que foi tema de uma das novelas da REDE GLOBO - CELEBRIDADE em 2004 - como novela é moda e uma infeliz opção da dramaturgia televisiva em horário "nobre" das 20hrs em um dos maiores canais de nossa tv no Brasil, onde o povo tem sua opção para se dedicar nas noites, para "relaxar".
Fica também aqui o comentário de um blog que pode lançar alguma luz a mais sobre mensagens estranhas ao bom senso que surgem em nossos dias:
Data: terça-feira 12/07/2005 02:02:51
Gostaria de ressaltar mais uma vez o que ja escrevi em outra mensagem:
A intençao principal da rede Globo de televisao (não demonstrada claramente) é influenciar as pessoas com seus programas(particularmente, as novelas).
A novela "Celebridade" ja terminou mas faço uma observação importante.
Todo aquele que estuda as mensagens subliminares sabe que, em sua grande maioria, as inserções são endereçadas ao campo visual.Porém, muitos casos de subliminares auditivos/sonoros têm sido encontrados e pesquisados nestas dus ultimas décadas.
A musica/tema do casal Laura (Claudia Abreu) e Marcos (Marcio Garcia) em "Celebridade" feita por Mick Jagger chama-se "Sympathy for the devil" que na tradução original fica: "Solidario com o diabo"*
Certamente que, dentro desta orquestração que "rola" no horario nobre da rede Globo, composta por um cenario super produzido, um enredo cativante e uma dose generosa, porém bem dosada de iluminação, não poderia faltar o segundo plano, a musica "Solidario com o diabo"-fundo.
Esse fundo pode ser considerado como subliminar, pois é captado apenas pelo subconsciente, uma que -absorto-, o telespectador não capta conscientemente os sons, falas e musica de fundo.Logo o ponto focal do espectador, concentra-se nas astutas ciladas do casal vilão da novela.
A musica e sua inspiração
A musica "Sympathy for the devil", de Mick Jagger foi inspirada na obra russa "The Master and The Margarita", de Mikhail Bulgarov.No livro, Lucifer se apresenta como participante de momentos historicos e decisivos da humanidade.Detalhe, o livro foi banido desde a década de 30, quando foi lançado."Sympathy", originalmente estava no album Beggar's Banquet, teve sua criação totalmente filmada e registrada pelo cineasta francês Jean Luc Godard para o filme "One Plus One" que, mais tarde foi "rebatizada" de "Sympathy for the devil".
Jagger canta "Sympathy" na primeira pessoa do singular, encarnando o proprio diabo e, a exemplo do livro original, reinvidica a participação e autoria de fatos historicos.
Quando analisamos o sentido/significado desta musica podemos perceber que, na constução de sua letra esta implicita um mensagem sordida e de acusações sérias e contundentes do tipo "cada tira (policial) é um criminoso".Alias é bem o "jogo" ao qual Lucifer, quer dizer, Jagger se refere na letra...
Mick jagger desabafou certa vez que, toda vez que canta esta musica "algo estranho acontece", diz ele.Deve, por certo, ter se lembrado de um show realizado em 1969, quando um grupo chamado de "Hell's angels" mataram um jovem a facadas e golpes de porrete.Você é capaz de descobrir qual é a musica que cantavam?
Qual o objetivo de a emissora tv Globo ter colocado essa musica em uma novela que é assistida por milhões de brasileiros?
Tire você mesmo as conclusões.
Obs: * Quase sem exceção, a palavra "sympathy" tem sido traduzida por "simpatia", porém a palavra faz parte dos "falsos amigos", maneira pela qual o dicionario Oxford classifica pares de palavras, cuja ortografia em inglês se assemelha ao suposto significado em português por ex.: atual (exato) e atual (current).Desta forma "sympathy" significa "solidario" ou "pactuado" e não simpatico que, em inglês fica "nice".
http://forum.braslink.com/forum/read.cfm?forum=639&id=222868&thread=40572
Analisem a letra desta música e depois pensem sobre o que está tomando o lugar mais sagrado do ser:
Sympathy For The Devil (tradução)
Rolling Stones
Composição: Jagger/ Richards
Simpatia pelo Demônio
Por favor, deixe-me apresentar
Sou um homem rico e de bom gosto
Estive por aí por muitos anos
Roubei a alma e destino de muitos homens.
Estava lá quando Jesus Cristo
Teve seu momento de indecisão e dor.
Certifiquei me de que Pilatos
Lavasse suas mãos e selasse seu destino.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome.
Mas o que está te intrigando
É a natureza de meu jogo.
Estava por perto em São Petersburgo
Quando vi que estava na hora de uma mudança.
Matei o Czar e seu ministros
Anastazia gritou em vão.
Montei em um tanque
Mantive a posição de General
Quando a guerra relâmpago enfureceu
E os corpos fediam.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome.
Mas o que está te intrigando
É a natureza de meu jogo.
Assisti com alegria
Enquanto seus Reis e Rainhas
Lutaram por dez décadas
Pelos Deuses que criaram.
Gritei alto
"Quem matou os Kennedys?"
Quando, no final das contas,
Fui eu e você.
Por favor, deixe-me apresentar
Sou um homem rico e de bom gosto.
Deixei armadilhas para os trovadores
Que acabaram mortos antes de alcançar Bombay.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está o confundindo
É a natureza de meu jogo.
Assim como todo policial é um criminoso
E todos os pecadores são santos
E cabeças são caudas.
Simplesmente me chame de Lúcifer
Porque preciso de algum nome.
Então se encontrar-me
Seja cortêz,
Seja simpático e tenha bom gosto
Use de toda etiqueta que conhece
Ou então tomarei sua alma.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está o confundindo
É a natureza de meu jogo.
Fonte para pesquisa:
http://letras.terra.com.br/the-rolling-stones/90794/
Fica também aqui o comentário de um blog que pode lançar alguma luz a mais sobre mensagens estranhas ao bom senso que surgem em nossos dias:
Data: terça-feira 12/07/2005 02:02:51
Gostaria de ressaltar mais uma vez o que ja escrevi em outra mensagem:
A intençao principal da rede Globo de televisao (não demonstrada claramente) é influenciar as pessoas com seus programas(particularmente, as novelas).
A novela "Celebridade" ja terminou mas faço uma observação importante.
Todo aquele que estuda as mensagens subliminares sabe que, em sua grande maioria, as inserções são endereçadas ao campo visual.Porém, muitos casos de subliminares auditivos/sonoros têm sido encontrados e pesquisados nestas dus ultimas décadas.
A musica/tema do casal Laura (Claudia Abreu) e Marcos (Marcio Garcia) em "Celebridade" feita por Mick Jagger chama-se "Sympathy for the devil" que na tradução original fica: "Solidario com o diabo"*
Certamente que, dentro desta orquestração que "rola" no horario nobre da rede Globo, composta por um cenario super produzido, um enredo cativante e uma dose generosa, porém bem dosada de iluminação, não poderia faltar o segundo plano, a musica "Solidario com o diabo"-fundo.
Esse fundo pode ser considerado como subliminar, pois é captado apenas pelo subconsciente, uma que -absorto-, o telespectador não capta conscientemente os sons, falas e musica de fundo.Logo o ponto focal do espectador, concentra-se nas astutas ciladas do casal vilão da novela.
A musica e sua inspiração
A musica "Sympathy for the devil", de Mick Jagger foi inspirada na obra russa "The Master and The Margarita", de Mikhail Bulgarov.No livro, Lucifer se apresenta como participante de momentos historicos e decisivos da humanidade.Detalhe, o livro foi banido desde a década de 30, quando foi lançado."Sympathy", originalmente estava no album Beggar's Banquet, teve sua criação totalmente filmada e registrada pelo cineasta francês Jean Luc Godard para o filme "One Plus One" que, mais tarde foi "rebatizada" de "Sympathy for the devil".
Jagger canta "Sympathy" na primeira pessoa do singular, encarnando o proprio diabo e, a exemplo do livro original, reinvidica a participação e autoria de fatos historicos.
Quando analisamos o sentido/significado desta musica podemos perceber que, na constução de sua letra esta implicita um mensagem sordida e de acusações sérias e contundentes do tipo "cada tira (policial) é um criminoso".Alias é bem o "jogo" ao qual Lucifer, quer dizer, Jagger se refere na letra...
Mick jagger desabafou certa vez que, toda vez que canta esta musica "algo estranho acontece", diz ele.Deve, por certo, ter se lembrado de um show realizado em 1969, quando um grupo chamado de "Hell's angels" mataram um jovem a facadas e golpes de porrete.Você é capaz de descobrir qual é a musica que cantavam?
Qual o objetivo de a emissora tv Globo ter colocado essa musica em uma novela que é assistida por milhões de brasileiros?
Tire você mesmo as conclusões.
Obs: * Quase sem exceção, a palavra "sympathy" tem sido traduzida por "simpatia", porém a palavra faz parte dos "falsos amigos", maneira pela qual o dicionario Oxford classifica pares de palavras, cuja ortografia em inglês se assemelha ao suposto significado em português por ex.: atual (exato) e atual (current).Desta forma "sympathy" significa "solidario" ou "pactuado" e não simpatico que, em inglês fica "nice".
http://forum.braslink.com/forum/read.cfm?forum=639&id=222868&thread=40572
Analisem a letra desta música e depois pensem sobre o que está tomando o lugar mais sagrado do ser:
Sympathy For The Devil (tradução)
Rolling Stones
Composição: Jagger/ Richards
Simpatia pelo Demônio
Por favor, deixe-me apresentar
Sou um homem rico e de bom gosto
Estive por aí por muitos anos
Roubei a alma e destino de muitos homens.
Estava lá quando Jesus Cristo
Teve seu momento de indecisão e dor.
Certifiquei me de que Pilatos
Lavasse suas mãos e selasse seu destino.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome.
Mas o que está te intrigando
É a natureza de meu jogo.
Estava por perto em São Petersburgo
Quando vi que estava na hora de uma mudança.
Matei o Czar e seu ministros
Anastazia gritou em vão.
Montei em um tanque
Mantive a posição de General
Quando a guerra relâmpago enfureceu
E os corpos fediam.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome.
Mas o que está te intrigando
É a natureza de meu jogo.
Assisti com alegria
Enquanto seus Reis e Rainhas
Lutaram por dez décadas
Pelos Deuses que criaram.
Gritei alto
"Quem matou os Kennedys?"
Quando, no final das contas,
Fui eu e você.
Por favor, deixe-me apresentar
Sou um homem rico e de bom gosto.
Deixei armadilhas para os trovadores
Que acabaram mortos antes de alcançar Bombay.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está o confundindo
É a natureza de meu jogo.
Assim como todo policial é um criminoso
E todos os pecadores são santos
E cabeças são caudas.
Simplesmente me chame de Lúcifer
Porque preciso de algum nome.
Então se encontrar-me
Seja cortêz,
Seja simpático e tenha bom gosto
Use de toda etiqueta que conhece
Ou então tomarei sua alma.
Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está o confundindo
É a natureza de meu jogo.
Fonte para pesquisa:
http://letras.terra.com.br/the-rolling-stones/90794/
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
PREPARAÇÃO TEOLÓGICA - ESTUDO PARTICULAR
~ CURSO BÁSICO TEOLÓGICO ~
MÓDULO UM:
INTRODUÇÃO BÍBLICA e ANTIGO TESTAMENTO - A origem do Universo: Visão Bíblica x Teoria da Evolução; Geografia e Arqueologia Bíblica: Antigo Oriente Próximo, Crescente Fértil, a Palestina de Abraão a Malaquias; Principais Impérios Mundiais dos tempos bíblicos: Impérios Egípcio, Assírio, Babilônico, Persa, Grego e Romano; Formação da Nação de Israel e Conquista de Canaã; Divisão do Reino de Israel; Os Juizes, Reis e Profetas de Israel; Cronologia Bíblica. O Cânon do Antigo e Novo Testamentos; A Papirologia; O período interbíblico; Livros Apócrifos do Antigo e Novo Testamentos.
MÓDULO DOIS:
NOVO TESTAMENTO - Estudo da origem, da forma e do conteúdo dos Evangelhos. Estudo da vida e do ministério de Jesus Cristo dentro do seu contexto histórico, social, cultural e religioso, servindo de padrão para fé e prática cristã. Estudo dos Atos do Senhor Jesus Cristo, operando mediante o Espírito Santo através dos apóstolos, com o propósito da expansão do reino de Deus. Estudo do começo e expansão da Igreja Cristã (de Jerusalém até os "confins da terra"). Cartas Paulinas e Gerais - Um breve estudo da vida de Paulo, seu ministério e do contexto histórico, social, cultural e religioso da época em que foi escrita cada carta. Estudo indutivo, exegético e explicativo de algumas cartas.
ARQUEOLOGIA BÍBLICA - "Arque" (Origem, princípio); "Logia" (Estudo, razão), investigação dos casos de Qunram e das recentes pesquisas sobre o Exodo, conforme vídeos no meu ORKUT. Investigações em geral dos sítios arqueológicos a respeito do mundo bíblico.
MÓDULO TRÊS:
HERMENÊUTICA - Considerações gerais relacionadas com o estudo da bíblia e apresentação e aplicação de diversos métodos no estudo bíblico. Estudo dos princípios básicos e das regras de interpretação bíblica, considerando seu contexto histórico, literário e gramatical. Análise de textos controvertidos.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA A - A existência de Deus, os atributos de Deus, a providência divina, a criação, a Trindade, os Anjos, Satanás e os demônios, a criação do homem, a essência da natureza humana, o pecado e as alianças entre Deus e o homem.
HOMILÉTICA - Estudo da arte anunciar o Evangelho, "KERIGMA", anúncio da Palavra de Deus como Palavra de Deus. Autoridade do AUTOR por ser AUTOR e o leitor como humilde aprendiz de DEUS, anunciar a Palavra de Deus, como profetas de Deus para o tempo do profeta.
MÓDULO OUATRO:
TEOLOGIA SISTEMÁTICA B - A pessoa de Cristo, a Expiação, Ressurreição e Ascensão, os Oficios de Cristo, a Obra do Espírito Santo, a graça comum, Eleição e reprovação, Regeneração, Conversão, Justificação, Adoção, Santificação, a Morte e o Estado Intermediário, a Glorificação.
LIDERANÇA CRISTÃ - Estudo dos princípios bíblicos da liderança sábia, coerente e eficaz. Administração sob a ótica da Palavra de Deus. Motivação-motivare-emoção = EU.
DISCIPULADO CRISTÃO - O discipulado no ministério cristão. Discipulado individual e em pequenos grupos, como começar, sendo servo, vivendo como servo, funcionando como servo.
MÓDULO CINCO:
TEOLOGIA SISTEMÁTICA C - A Igreja: Significado, natureza, características e propósitos. A Pureza e unidade da Igreja; O poder de Cristo e a Igreja seu corpo; Batismo e Ceia do Senhor; Adoração; A volta de Cristo; Escatologia; Juízo Final e Castigo Eterno; Novo Céu e Nova Terra.
TEOLOGIAS COMPARADAS - Estudo do fenômeno chamado "fé". Teologias, Estudo das grandes religiões mundiais, como: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo e suas ramificações.
MÓDULO SEIS:
LAR CRISTÃO - Estudo da visão cristã sobre o casamento, família e educação dos filhos. Dilemas e desafios da família moderna. Educação sexual e a família. O preparo para o casamento e o papel da igreja na formação e
manutenção da família. Solteiros, viúvos e órfãos, separados, disturbios da identidade humana, THEOTERAPIA.
ÉTICA CRISTÃ - Sistema de crença, eu profundo, moral, ética. Apresentação dos diversos sistemas éticos existentes. Definição de ética cristã e estudo de
questões fundamentais relacionados com ela. Estudo e debates de questões específicas, como: aborto, eutanásia, pena de morte, política, guerra, revolução sexual, casamento, família, divórcio, questões bioéticas, ecológicas, etc.
ACONSELHAMENTO PASTORAL - Estudo dos fundamentos do aconselhamento pastoral e sua prática, integrando alguns princípios terapêuticos básicos conforme a Palavra de Deus, Psiquê-Pneuma-Soma, Estudo do SER, o "eu" profundo, e a terapia de Deus, THEOTERAPIA.
Faça sua inscrição por internet: (VOCE É BEM VINDO SE QUISER ADICIONAR).
MSN: heber_zenun@hotmail.com
ORKUT: heber zenun
Skype: hbrznn
Email: hzenun@gmail.com
Estudos com atenção particular a cada aluno, e atendimento a todas as questões em particular visando o crescimento sob a condução e luz da Inerrante, Perfeita, Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, preservada especialmente por Deus para nosso bem e condução na Verdade - Salmo 119 - João 14:6
Investimento: Este ministério se mantém por ofertas voluntárias dos estudantes.
(Encontros também particulares para debates e estudos P2P - Em Florianópolis SC - Com agendamento).
Deus abençoe a todos que desejam com sinceridade servir ao SENHOR.
Heber, um servo.
(Esta grade de estudos tem por base mas não segue no seu todo a que é utilizada em nossa Faculdade Teológica - IBE SC - Nível Básico - Onde sou professor)
Se voce tiver oportunidade estude em nível universitário no IBE - Estudos todos os dias. Ou pode fazer o curso básico no IBE. Mas se não houver disponibilidade para estar fazendo estes cursos na escola, pode estudar desta forma pessoal via internet, onde sou o professor em particular.
Site do IBE:
http://www.institutobatista-sc.com.br/basicoteologico.php
MÓDULO UM:
INTRODUÇÃO BÍBLICA e ANTIGO TESTAMENTO - A origem do Universo: Visão Bíblica x Teoria da Evolução; Geografia e Arqueologia Bíblica: Antigo Oriente Próximo, Crescente Fértil, a Palestina de Abraão a Malaquias; Principais Impérios Mundiais dos tempos bíblicos: Impérios Egípcio, Assírio, Babilônico, Persa, Grego e Romano; Formação da Nação de Israel e Conquista de Canaã; Divisão do Reino de Israel; Os Juizes, Reis e Profetas de Israel; Cronologia Bíblica. O Cânon do Antigo e Novo Testamentos; A Papirologia; O período interbíblico; Livros Apócrifos do Antigo e Novo Testamentos.
MÓDULO DOIS:
NOVO TESTAMENTO - Estudo da origem, da forma e do conteúdo dos Evangelhos. Estudo da vida e do ministério de Jesus Cristo dentro do seu contexto histórico, social, cultural e religioso, servindo de padrão para fé e prática cristã. Estudo dos Atos do Senhor Jesus Cristo, operando mediante o Espírito Santo através dos apóstolos, com o propósito da expansão do reino de Deus. Estudo do começo e expansão da Igreja Cristã (de Jerusalém até os "confins da terra"). Cartas Paulinas e Gerais - Um breve estudo da vida de Paulo, seu ministério e do contexto histórico, social, cultural e religioso da época em que foi escrita cada carta. Estudo indutivo, exegético e explicativo de algumas cartas.
ARQUEOLOGIA BÍBLICA - "Arque" (Origem, princípio); "Logia" (Estudo, razão), investigação dos casos de Qunram e das recentes pesquisas sobre o Exodo, conforme vídeos no meu ORKUT. Investigações em geral dos sítios arqueológicos a respeito do mundo bíblico.
MÓDULO TRÊS:
HERMENÊUTICA - Considerações gerais relacionadas com o estudo da bíblia e apresentação e aplicação de diversos métodos no estudo bíblico. Estudo dos princípios básicos e das regras de interpretação bíblica, considerando seu contexto histórico, literário e gramatical. Análise de textos controvertidos.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA A - A existência de Deus, os atributos de Deus, a providência divina, a criação, a Trindade, os Anjos, Satanás e os demônios, a criação do homem, a essência da natureza humana, o pecado e as alianças entre Deus e o homem.
HOMILÉTICA - Estudo da arte anunciar o Evangelho, "KERIGMA", anúncio da Palavra de Deus como Palavra de Deus. Autoridade do AUTOR por ser AUTOR e o leitor como humilde aprendiz de DEUS, anunciar a Palavra de Deus, como profetas de Deus para o tempo do profeta.
MÓDULO OUATRO:
TEOLOGIA SISTEMÁTICA B - A pessoa de Cristo, a Expiação, Ressurreição e Ascensão, os Oficios de Cristo, a Obra do Espírito Santo, a graça comum, Eleição e reprovação, Regeneração, Conversão, Justificação, Adoção, Santificação, a Morte e o Estado Intermediário, a Glorificação.
LIDERANÇA CRISTÃ - Estudo dos princípios bíblicos da liderança sábia, coerente e eficaz. Administração sob a ótica da Palavra de Deus. Motivação-motivare-emoção = EU.
DISCIPULADO CRISTÃO - O discipulado no ministério cristão. Discipulado individual e em pequenos grupos, como começar, sendo servo, vivendo como servo, funcionando como servo.
MÓDULO CINCO:
TEOLOGIA SISTEMÁTICA C - A Igreja: Significado, natureza, características e propósitos. A Pureza e unidade da Igreja; O poder de Cristo e a Igreja seu corpo; Batismo e Ceia do Senhor; Adoração; A volta de Cristo; Escatologia; Juízo Final e Castigo Eterno; Novo Céu e Nova Terra.
TEOLOGIAS COMPARADAS - Estudo do fenômeno chamado "fé". Teologias, Estudo das grandes religiões mundiais, como: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Judaísmo, Cristianismo e suas ramificações.
MÓDULO SEIS:
LAR CRISTÃO - Estudo da visão cristã sobre o casamento, família e educação dos filhos. Dilemas e desafios da família moderna. Educação sexual e a família. O preparo para o casamento e o papel da igreja na formação e
manutenção da família. Solteiros, viúvos e órfãos, separados, disturbios da identidade humana, THEOTERAPIA.
ÉTICA CRISTÃ - Sistema de crença, eu profundo, moral, ética. Apresentação dos diversos sistemas éticos existentes. Definição de ética cristã e estudo de
questões fundamentais relacionados com ela. Estudo e debates de questões específicas, como: aborto, eutanásia, pena de morte, política, guerra, revolução sexual, casamento, família, divórcio, questões bioéticas, ecológicas, etc.
ACONSELHAMENTO PASTORAL - Estudo dos fundamentos do aconselhamento pastoral e sua prática, integrando alguns princípios terapêuticos básicos conforme a Palavra de Deus, Psiquê-Pneuma-Soma, Estudo do SER, o "eu" profundo, e a terapia de Deus, THEOTERAPIA.
Faça sua inscrição por internet: (VOCE É BEM VINDO SE QUISER ADICIONAR).
MSN: heber_zenun@hotmail.com
ORKUT: heber zenun
Skype: hbrznn
Email: hzenun@gmail.com
Estudos com atenção particular a cada aluno, e atendimento a todas as questões em particular visando o crescimento sob a condução e luz da Inerrante, Perfeita, Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, preservada especialmente por Deus para nosso bem e condução na Verdade - Salmo 119 - João 14:6
Investimento: Este ministério se mantém por ofertas voluntárias dos estudantes.
(Encontros também particulares para debates e estudos P2P - Em Florianópolis SC - Com agendamento).
Deus abençoe a todos que desejam com sinceridade servir ao SENHOR.
Heber, um servo.
(Esta grade de estudos tem por base mas não segue no seu todo a que é utilizada em nossa Faculdade Teológica - IBE SC - Nível Básico - Onde sou professor)
Se voce tiver oportunidade estude em nível universitário no IBE - Estudos todos os dias. Ou pode fazer o curso básico no IBE. Mas se não houver disponibilidade para estar fazendo estes cursos na escola, pode estudar desta forma pessoal via internet, onde sou o professor em particular.
Site do IBE:
http://www.institutobatista-sc.com.br/basicoteologico.php
domingo, 1 de fevereiro de 2009
E PLÁSTICO BOLHA PARA RELAXAR... EHEHEHEH
Sabe aquele plástico, cheio de bolhas de ar, que é ótimo de ficar estourando?
Pois é... agora existe uma versão online!
É uma ótima maneira de se acalmar!
Melhor do que Maracujina ou Floral!
Mais rápido que Lexotan!
E mais barato que psiquiatra!
É o Plástico Bolha! Agora em versão eletrônica e reciclável! Resolvendo um problema ambiental ! ! !Indique para quem você ache que precise.
Ponha o som bem alto, clique abaixo e então clique em cima das bolhas
(se usar o modo maníaco, não precisa nem clicar, hehehee...)
Divirtam-se!
--------------------------------------------------------------------------------
Plástico-Bolha virtual - VISITE O ENDEREÇO: http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/papelbolha.swf
Pois é... agora existe uma versão online!
É uma ótima maneira de se acalmar!
Melhor do que Maracujina ou Floral!
Mais rápido que Lexotan!
E mais barato que psiquiatra!
É o Plástico Bolha! Agora em versão eletrônica e reciclável! Resolvendo um problema ambiental ! ! !Indique para quem você ache que precise.
Ponha o som bem alto, clique abaixo e então clique em cima das bolhas
(se usar o modo maníaco, não precisa nem clicar, hehehee...)
Divirtam-se!
--------------------------------------------------------------------------------
Plástico-Bolha virtual - VISITE O ENDEREÇO: http://www.gustavoguimaraes.com.br/arquivo/images/papelbolha.swf
ATAQUE CARDÍACO... Conselhos para ter um...
DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça'
em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do
exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois
muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1.Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades
pessoais e familiares são secundárias.
2.Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também
aos domingos.
3.Se não puder permanecer no escritório à noite, leve
trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4.Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe
solicitarem.
5.Procure fazer parte de todas as comissões, comitês,
diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências,
seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6.Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma
refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e
aproveite o horário das refeições para fechar negócios
ou fazer reuniões importantes.
7.Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando,
jogando bola ou tênis. Afinal,ISSO É BESTEIRA. Tempo é
dinheiro.
8.Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se
que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)
9.Centralize todo o trabalho em você, controle e examine
tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem;
é tudo com você mesmo.Afinal, você é insubstituível!
10.Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego está
faltando, surge aquela dor de estômago, a cabeça não anda
bem. Simples, tome logo estimulantes, energéticos e
anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo, novinho em folha.
11.Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome
calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são
baratos.
12.E por último, o mais importante: não se permita ter
momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e
reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos
sensíveis. Repita sempre para si: Eu não perco tempo com
bobagens.
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques
cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor
no braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores
abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito,
durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram
um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram.
Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na
boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco''
e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!
Se cada pessoa enviar esta mensagem, pode ter a certeza de que estará dando suporte para salvar vidas!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista
Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça'
em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do
exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois
muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1.Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades
pessoais e familiares são secundárias.
2.Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também
aos domingos.
3.Se não puder permanecer no escritório à noite, leve
trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4.Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe
solicitarem.
5.Procure fazer parte de todas as comissões, comitês,
diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências,
seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6.Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma
refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e
aproveite o horário das refeições para fechar negócios
ou fazer reuniões importantes.
7.Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando,
jogando bola ou tênis. Afinal,ISSO É BESTEIRA. Tempo é
dinheiro.
8.Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se
que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)
9.Centralize todo o trabalho em você, controle e examine
tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem;
é tudo com você mesmo.Afinal, você é insubstituível!
10.Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego está
faltando, surge aquela dor de estômago, a cabeça não anda
bem. Simples, tome logo estimulantes, energéticos e
anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo, novinho em folha.
11.Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome
calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são
baratos.
12.E por último, o mais importante: não se permita ter
momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e
reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos
sensíveis. Repita sempre para si: Eu não perco tempo com
bobagens.
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques
cardíacos.
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor
no braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores
abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito,
durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram
um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram.
Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na
boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco''
e que tomou 2 Aspirinas.
Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!
Se cada pessoa enviar esta mensagem, pode ter a certeza de que estará dando suporte para salvar vidas!
Assinar:
Postagens (Atom)